4 cursos de educação financeira para melhorar a sua relação com o dinheiro

Resumo do texto

  • 46% dos brasileiros afirmam que não conseguem controlar o orçamento pessoal;
  • O conhecimento sobre educação financeira é essencial para melhorar sua relação com o dinheiro;
  • Conheça quatro cursos de educação financeira gratuitos para organizar seus gastos pessoais.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil, 46% dos brasileiros não conseguem controlar o orçamento pessoal e sentem falta de mais conhecimentos sobre as próprias finanças.

Se você também acredita que a falta desse aprendizado dificulta a vida, saiba que um curso de educação financeira pode te ajudar. Listamos quatro opções totalmente online e gratuitas, confira!

Por que aprender sobre finanças pessoais?

Ter conhecimento sobre finanças pessoais é muito importante para planejar as contas, poupar dinheiro e não criar dívidas. Chegar ao fim do mês com dinheiro no bolso é sinal de sucesso!

Se você faz parte do grupo de pessoas que conhece pouco sobre o assunto, saiba que um curso de educação financeira ensina a controlar os gastos, criar planejamentos, economizar e investir o dinheiro poupado.

Quatro cursos para organizar as finanças pessoais

  • Curso Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central

Este curso foi criado pelo Banco Central em parceria com o Ministério da Fazenda e apresenta conceitos básicos sobre gestão de finanças. Utiliza vídeos animados que contam a história da família do personagem Tarcísio, que busca usar o dinheiro de maneira correta, melhorando as despesas.

O curso dura 20 horas e aborda os seguintes conteúdos:

  • nossa Relação com o Dinheiro;
  • orçamento Pessoal e Familiar;
  • crédito e Endividamento;
  • consumo Planejado e Consciente;
  • poupança e Investimento;
  • prevenção e Proteção;
  • consumindo Serviços Financeiros.

As aulas ficam disponíveis por 20 dias após a inscrição. Clique aqui e conheça.

  • Como organizar o Orçamento Familiar (FGV)

O curso foi criado pelo professor Fábio Gallo Garcia, da Fundação Getúlio Vargas. Oferece todo o conhecimento necessário para o aluno planejar a vida financeira e organizar o orçamento.

Com 12 horas de duração, ajuda a identificar o perfil financeiro e tira dúvidas sobre como organizar as finanças.

Faça sua inscrição e acesse a qualquer momento.

  • Curso de finanças pessoais Senai-SP

Neste curso de educação financeira você irá aprender como o equilíbrio nas contas ajuda na qualidade de vida e tranquilidade. 

Com linguagem fácil de entender, aborda temas como perfil financeiro, importância da educação financeira, planejamento e finanças pessoais, gestão de dívidas, direitos da pessoa endividada e investimentos.

A inscrição é feita através do site e fica disponível por 21 dias a partir da data de acesso.

  • Hub de Educação Financeira da B3 Educação

O conteúdo foi desenvolvido pela Bolsa de Valores e conta com diversas informações sobre o universo financeiro e investimentos. 

No site é possível ter acesso gratuito a cursos, vídeos, e-Books, infográficos, artigos e podcasts que englobam conteúdos como renda fixa, finanças e ações.

5 dicas para você organizar seus gastos pessoais

  • Monitore os gastos

É fundamental anotar todos os gastos, desde as contas fixas de casa até gastos menores, como aquela ida ao mercado para comprar dois ou três itens. 

Nessa missão precisa saber quanto ganha e gasta por mês, quanto vai para o pagamento de dívidas, quais são as despesas fixas e as que mudam de valor. Você pode usar a nossa planilha de planejamento financeiro e registrar todos os gastos e a renda, deixando sua rotina de controle mais ágil e prática.

  • Implemente a regra 50/30/20

Esta regra é bem simples e prática. Nela você precisa dividir seus gastos da seguinte maneira: 50% para gastos que não podem faltar, como despesas da casa, alimentação, transporte, farmácia, educação e plano de saúde; 30% para escolhas, como lazer e presentes; e 20% para o futuro, que é a quantia que irá economizar todo mês.

A prática cria equilíbrio entre os ganhos e gastos para você conseguir pagar as contas, despesas básicas e poupar para o futuro.

  • Crie um calendário com todas as contas fixas mensais

Tenha um calendário e anote todas as contas que precisam ser pagas no mês. Despesas como aluguel, energia, internet, serviços de streaming, compras no supermercado e vencimento do cartão de crédito.

Tudo deve entrar nesse calendário, assim, você consegue planejar melhor os próximos meses caso aconteça alguma despesa inesperada.

  • Faça uma lista com todas as suas dívidas

É preciso pagar as dívidas para conseguir organizar os gastos pessoais, então, papel e caneta – ou celular/computador – e comece a anotar tudo o que você deve.

Não esqueça de marcar os juros de cada uma delas, além do valor a ser pago mensalmente.

  • Crie sua reserva de emergência

A reserva emergencial é um dinheiro que precisa ser guardado para que tenha segurança em caso de alguma reviravolta na vida financeira.

Dica extra: acompanhe os vídeos de educação financeira no canal do PagBank

Para sair do vermelho e chegar ao fim do mês com dinheiro sobrando é preciso atenção e aprendizado constante sobre novos hábitos e organização financeira.

Aprenda de uma vez por todas a poupar com ajuda dos conteúdos do PagBank PagSeguro no YouTube! Acesse a nossa playlist.

Veja os principais erros cometidos na organização das finanças

Algumas atitudes podem comprometer a organização financeira pessoal. Veja abaixo as mais comuns e saiba como evitar esses deslizes.

  • optar por compras parceladas: as pequenas parcelas podem acumular e virar um grande gasto, por isso, utilize o cartão de crédito para parcelar só se for uma compra extremamente necessária. Sempre que puder, pague à vista;
  • falta de pesquisa sobre o assunto: não dá para organizar as finanças sem entender do assunto, não é? Tire um tempinho do dia para ler notícias sobre economia, ver vídeos e, se possível, fazer algum curso de educação financeira dos que listamos aqui;
  • fazer compras por impulso: adquirir itens que não precisa no momento é perigoso para o bolso, por isso, pense antes de comprar;
  • não fazer revisão de gastos: sempre que possível, revise tudo o que gasta e veja o que pode ser eliminado. Sempre tem algum custo que pode diminuir.

Super app PagBank: o seu parceiro para a organização financeira

O PagBank é um banco completo e grátis na palma da sua mão. Ao abrir a conta você encontra opções de aplicação financeira que ajudam a economizar e contribuem para aumentar sua reserva, como os nossos CDBs, que rendem mais que o dobro da poupança, têm garantia adicional do FGC e são ideais para quem está começando a investir.

Gostou? Seja nosso cliente e cuide melhor do seu dinheiro com o super app!

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags