5 estratégias de marketing para melhorar os resultados do seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda a importância de investir em estratégias de marketing;
  • Saiba como definir o seu público-alvo;
  • Veja como fazer a diferença na identidade da sua marca.

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Ter uma empresa própria já é uma grande conquista, mas como mantê-la no mercado?

O marketing é a alma de qualquer negócio, a partir dele você poderá reconhecer e satisfazer as necessidades dos clientes e entregar valor naquilo que vende.

Confira algumas estratégias de marketing para ter sucesso no seu negócio.

estratégias de marketing para negócios

Razões para investir em estratégias de marketing para pequenos negócios

Ter sucesso no negócio logo no início pode ser um grande desafio, mas existem algumas maneiras de tornar este caminho menos complicado.

Com estratégias de marketing definidas você terá maior conhecimento sobre a sua própria empresa, mercado e clientela, o que deve trazer melhores resultados nas vendas.

Para isso, é preciso ir além de oferecer serviços ou produtos que tem a ver com construção de ideias e valores que serão passados para o seu público.

Confira a seguir como colocar em prática algumas ideias de marketing para pequenas empresas:

Definição do público-alvo: uma importante estratégia de marketing

O público-alvo é um grupo de pessoas com características parecidas e que compartilham os mesmos gostos e interesses. Isso significa que os seus hábitos de consumo também são similares.

Até mesmo os pequenos negócios devem buscar definir o seu público-alvo como uma estratégia de marketing, assim é possível encontrar clientes ideais que se interessem nos seus produtos.

Qual a importância do público-alvo?

Você já deve ter ouvido falar naquele ditado: quem tenta agradar a todos acaba não agradando ninguém.

Com um público-alvo definido fica mais fácil direcionar o seu conteúdo para agradar quem realmente tem a ver com o seu negócio.

Com essa estratégia de marketing é possível direcionar o posicionamento da sua marca e tratar o seu público de forma personalizada, construindo um relacionamento de confiança.

O que considerar ao definir meu público?

É preciso fazer o exercício de identificar o público-alvo geral do seu negócio e o público-alvo para cada produto que você irá vender. Uma pesquisa sobre o mercado deve ser o primeiro passo para você começar a entender melhor este processo.

Em ambas as situações você deve avaliar informações pessoais de clientes. Feito isso, é preciso coletar todos estes dados, até encontrar características em comum em alguns grupos de pessoas, veja o que deve ser considerado:

  • idade;
  • sexo;
  • profissão;
  • local onde mora;
  • renda;
  • escolaridade;
  • hábitos de consumo.

O que são personas?

A persona funciona como um cliente ideal, é uma pessoa fictícia baseada nas principais características coletadas do seu público-alvo. 

Porém, criar uma persona vai além de todas essas informações, pois ela também deve ter motivações, metas e sonhos.

Esta estratégia de marketing irá ajudar na definição do seu conteúdo e a resolver a dor do cliente de forma mais eficaz.

Crie metas de marketing

As Metas SMART definem como alcançar os objetivos, com elas você cria estratégias de marketing coerentes com a realidade do seu negócio e alcança resultados com mais rapidez.

As metas podem ajudar em todas as áreas da sua empresa. Ao ter seus objetivos claros e bem definidos, você terá maior motivação para alcançá-los e isso irá proporcionar um maior conhecimento sobre o seu negócio.

Inove na identidade da sua marca

As estratégias de marketing também estão diretamente ligadas à identidade da marca, então nada melhor do que fazer a diferença apresentando algo novo no mercado.

É através desta identidade que você irá comunicar o que o seu negócio faz e representa.

Por isso, antes da parte visual, é importante descobrir os valores e propósitos da sua marca. Veja a seguir alguns passos que irão ajudar a construir uma marca com personalidade:

  • defina um diferencial do seu negócio;
  • inspire-se no seu público-alvo;
  • crie um nome original e que facilite as buscas online;
  • tenha uma cartela de cores padrão;
  • faça um logotipo que chame atenção.

Saiba como divulgar seu negócio

Pequenos negócios precisam ser divulgados constantemente para conseguirem alcançar um público maior. Hoje a  presença na internet é essencial.

As redes sociais funcionam como uma vitrine da sua loja e podem alcançar pessoas de várias regiões, além de ser um meio de comunicação com o seu público. 

Portanto, não basta apenas divulgar o seu negócio, é preciso trazer um conteúdo relevante para quem acompanha o seu trabalho.

Confira outras estratégias de marketing para ter mais sucesso no negócio com divulgação:

  • realize eventos na sua loja física ou eventos na internet;
  • invista em anúncios online e na mídia local;
  • compartilhe depoimentos dos seus clientes.

Conheça seus concorrentes

Uma maneira de buscar referências é analisar seus concorrentes, assim fica mais fácil de entender como as empresas do seu segmento funcionam. 

Esta estratégia de marketing é muito comum, mas deve ser feita com um propósito claro. Comece analisando comércios locais, que irão dividir clientes diretamente com você, assim esta análise ficará ainda mais enquadrada ao seu negócio.

Não esqueça de que esta prática deve ser feita sempre, saiba o que explorar:

  • redes sociais: conteúdo, linguagem e identidade visual;
  • clientes: idade, sexo e preferências;
  • erros e acertos: o que te inspira e o que você faria diferente para inovar.

Facilite a rotina do seu negócio com o PagVendas

Criar estratégias de marketing pode ser ainda mais fácil com o PagVendas! Ele é um aplicativo tudo em um que ajuda a cuidar da gestão do seu negócio e vai te ajudar a de agilizar tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
  • simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Além das maquininhas, o PagVendas também está disponível no Google Play e via Internet.

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