Wealth Management: entenda o que é e veja as tendências do mercado para 2024

Construir um grande patrimônio é uma tarefa difícil, mas manter esse dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você é um desafio ainda maior. E nesse propósito que surge o Wealth Management, que na tradução literal significa “gestão de patrimônio”

Esse termo é a definição para um conjunto de práticas para gerenciar e cuidar de grandes riquezas de famílias e pessoas. Com o Wealth Management é possível ter uma visão geral do quanto o dinheiro está rendendo, em quais investimentos ele está sendo aplicado, além do acompanhamento de especialistas que vão direcionar as melhores opções de ativos para sua carteira de investimentos.

Acompanhe nosso conteúdo e entenda o que é Wealth Management, para quem essa assessoria especializada é destinada e as tendências desse mercado para 2024!

Wealth Management: o que significa esse conceito?

Wealth Management é um serviço de consultoria financeira que visa gerenciar as finanças de forma estratégica para aumentar o patrimônio e alcançar objetivos financeiros a longo prazo. Ele pode ser feito por um profissional autorizado ou por uma empresa especializada no setor financeiro.

Os principais objetivos do Wealth Management são:

  • Gestão personalizada de portfólio;
  • Planejamento Imobiliário
  • Consultoria de investimentos;
  • Gestão de riscos;
  • Planejamento financeiro a longo prazo;
  • Prestação de serviços Contábeis.

Para quem esse serviço é destinado?

Como o próprio nome diz, o Wealth Management é voltado para a gestão de grandes riquezas. Geralmente pessoas físicas, famílias, herdeiros ou grandes empreendedores com patrimônio acima de R$5 milhões procuram o serviço para conseguir realizar a gestão do dinheiro.

Mas outros perfis também podem buscar uma assessoria de Wealth Management, como pessoas que não tem tempo de cuidar do patrimônio, quem teve uma ascensão financeira muito rápida ou quem está pensando em se aposentar ou já se aposentou.

3 Tendências para o mercado de Wealth Management em 2024

O PagBank esteve presente na primeira edição do evento “Wealth Trends”, organizado pelo Gorila, empresa de tecnologia de consolidação de investimentos. Os cinco painéis do evento abordaram diversos temas interessantes para o mercado de Wealth Management no Brasil. Confira os principais insights:

1. Acompanhamento Próximo e Relacionamento Personalizado com o Cliente

No primeiro painel do dia voltado para Growth, foi destacada a importância de estabelecer um vínculo próximo com os clientes. Esse tipo de conexão é crucial para garantir um trabalho mais consolidado no cuidado das finanças, além de proporcionar uma orientação na seleção dos ativos da carteira de investimentos do cliente.

O uso da tecnologia na gestão das carteiras também é fundamental, pois com ela é possível gerenciar um número elevado de clientes e mesmo assim manter um certo nível de proximidade.

2. Open Finance e Transações Inteligentes

Um dos temas mais abordados no evento foi o Open Finance, uma tendência que deve estar na pauta de todos os profissionais envolvidos com Wealth Management. O Open Finance visa conceder ao cliente o poder de descentralizar suas informações, promovendo uma evolução na qualidade dos dados disponíveis.

Com a estabilização desse processo será possível realizar transações inteligentes, onde, por exemplo, se o saldo de um banco ficar negativo, automaticamente uma determinada quantia será transferida para a conta sair do vermelho.

Essa mudança dará ao cliente total autonomia sobre o compartilhamento dos seus dados, dessa forma os consultores poderão antecipar cenários de forma tática para garantir o melhor retorno ao portfólio.

3. IA e Wealth Management

O mundo como um todo está sendo impactado pela Inteligência Artificial, e não é diferente com o Wealth Management. A IA vai promover mudanças significativas a longo prazo melhorando a experiência e ajudando o investidor a tomar decisões mais embasadas e com muito mais agilidade.

A tecnologia pode ajudar também quem cuida dessas grandes fortunas, pois o gestor irá conseguir automatizar processos de marketing e backoffice. Dessa forma, ele simplifica trabalhos mais simples e tem mais tempo para focar na interação com o cliente.

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