Fiz um Pix errado, e agora? Entenda seus direitos e próximos passos

Resumo do texto

 

Você está em casa, confere o celular e percebe que acabou de enviar dinheiro para a pessoa errada. O valor já saiu da sua conta e bate o desespero: “fiz um Pix errado, e agora?”. Esse tipo de erro é muito mais comum do que parece e, apesar do susto inicial, existem caminhos para resolver o problema.

O Pix já faz parte da nossa rotina. Tanto que o número de transferências por Pix já ultrapassou R$ 60 trilhões desde sua criação, em 2020. O uso por empresas também cresceu bastante: em 2024 o volume de transações foi cinco vezes maior do que o registrado em todo o ano de 2021. Os dados destacam a forte adesão à modalidade, mas também reforçam a importância de ter atenção ao usar a ferramenta.

Por isso, hoje você vai entender o que fazer em situações como essa e como recuperar pix errado. Vamos falar sobre os seus direitos, como tentar recuperar o valor, o que fazer em caso de golpe e como se proteger para evitar esse tipo de problema. Continue a leitura!

Fiz um Pix errado, e agora?

Erros acontecem: um número trocado, um dígito a mais no valor ou uma chave digitada com pressa podem acabar direcionando o dinheiro para a conta errada. Quando isso ocorre, a primeira atitude deve ser agir com rapidez.

O Pix é uma transação instantânea, o que significa que o valor entra na conta do recebedor em poucos segundos. Por isso, quanto mais rápido você tentar resolver, maiores são as chances de recuperar o dinheiro.

Neste ponto, é comum surgir a dúvida: como cancelar um Pix errado? Embora não seja possível desfazer a transferência diretamente, existem alternativas para tentar reverter a situação, e é sobre elas que falaremos a seguir.

Primeiro, tente uma solução amigável

O primeiro passo é entrar em contato com a pessoa que recebeu o Pix por engano. Muitas vezes, a chave usada para a transferência é o e-mail ou número de telefone do destinatário, facilitando o contato direto. Explique com calma e transparência o que aconteceu.

Caso o valor tenha sido enviado para alguém que você conhece, a resolução tende a ser ainda mais simples. É claro que o bom senso e a honestidade de quem recebeu o valor também fazem diferença.

Mas, mesmo se a pessoa for desconhecida, vale tentar. Use os dados disponíveis da transação (nome completo, agência, banco) para localizar o recebedor. Mantenha o registro da conversa e, se possível, peça para a devolução ser feita diretamente pelo botãoDevolver” no aplicativo do banco.

Entre em contato com o banco

Se a primeira tentativa de contato não funcionar, o próximo passo é procurar seu banco ou instituição financeira. Informe o erro, forneça todos os dados da transação e solicite ajuda para tentar recuperar o valor.

O banco pode agir como intermediário e entrar em contato com a instituição de quem recebeu o Pix, pedindo a devolução. Esse processo depende da colaboração entre os bancos envolvidos, e embora não seja garantido, funciona em muitos casos.

É importante lembrar que, por padrão, o Pix é uma transação instantânea e irreversível. Por isso, o banco não pode simplesmente cancelar o Pix. Mas ele pode, sim, atuar para facilitar a comunicação e oferecer orientações específicas, conforme o seu caso.

Registre um boletim de ocorrência

Se mesmo com todos os esforços anteriores a situação não for resolvida, é hora de registrar um boletim de ocorrência (B.O.). Esse é o primeiro passo para buscar a devolução do valor por meio da Justiça.

Com o B.O. em mãos, você pode buscar orientação jurídica para abrir um processo. Em casos assim, o juiz analisa os dados da transação e, se for comprovado o erro, pode obrigar a pessoa que recebeu o valor indevidamente a devolvê-lo.

O processo pode demorar um pouco e envolver custos com advogado, dependendo da complexidade. Mas é um direito seu como consumidor buscar essa reparação.

Como recuperar um Pix errado: a pessoa pode ficar com o dinheiro?

Mesmo que o Pix seja um sistema que não prevê o cancelamento automático em caso de erro, quem recebe um valor por engano não pode simplesmente ficar com o dinheiro. Isso é considerado crime de apropriação indébita, conforme o artigo 169 do Código Penal.

Segundo a lei, apropriar-se de coisa alheia que chegou por erro, acidente ou força da natureza pode levar a uma pena de um mês a um ano de prisão ou multa. A pessoa que recebe o Pix por engano tem até 15 dias para devolver o valor, antes de ser responsabilizada legalmente.

Ou seja, não devolver um Pix errado é crime, e o recebedor precisa estornar o valor o quanto antes. Caso se recuse, você pode usar isso como argumento no B.O. e em uma eventual ação judicial.

Recebi um Pix errado, o que posso fazer?

Se você foi quem recebeu um Pix que não reconhece, a orientação é simples: caso a sua instituição ofereça a opção, utilize o botão “Devolver” do aplicativo bancário para fazer a devolução total ou parcial de forma prática e segura.

Se a quantia recebida for maior do que o esperado – por exemplo, se a pessoa errou o valor e digitou um zero a mais – você devolve apenas a parte que veio a mais e mantém o que realmente era seu por direito. Nesse caso, vale conversar com quem enviou para garantir um acordo justo.

No app do PagBank, o processo é bem simples de ser feito, veja o passo a passo:

Para aparelhos com sistema iOS: 

  • Faça login no app do PagBank e, abaixo do saldo, toque em “Extrato da conta”;
  • Localize a transferência Pix recebida e toque no ícone da seta, na lateral direita. Toque em “Devolver”;
  • Selecione o tipo da devolução: valor total ou valor parcial. Em caso de valor parcial, informe a quantia a ser devolvida;
  • Confira as informações apresentadas na tela e toque no botão “Confirmar devolução”.

Via Android:

  • Faça login no app PagBank e, abaixo do saldo, toque em “Extrato da conta”;
  • Localize a transferência Pix recebida e toque sobre ela para que o botão “Devolver” apareça;
  • Selecione o tipo da devolução: valor total ou valor parcial. Em caso de valor parcial, informe a quantia a ser devolvida;
  • Confira as informações apresentadas na tela e toque no botão “Confirmar devolução”.

Devolver o valor corretamente e dentro do prazo protege você de possíveis processos judiciais, além de ser a atitude ética a se tomar.

O que fazer em caso de golpe?

Agora, se você foi vítima de um golpe, o procedimento é diferente. Nesse caso, é possível usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central. Essa ferramenta pode ser usada em até 80 dias após a transação.

Para usar o MED, você deve:

  • Entrar em contato com seu banco e relatar a fraude;
  • Registrar um boletim de ocorrência;
  • Apresentar provas do golpe (prints, comprovantes, conversas etc.).

Se a fraude for confirmada, o valor pode ser devolvido em até 96 horas após a análise feita pelos bancos. Caso não haja saldo na conta do golpista, o banco continuará monitorando a conta por até 90 dias.

É importante destacar um ponto que pode passar despercebido: se você receber um Pix inesperado, nunca devolva o valor para uma chave diferente da que fez a transferência original.

Isso porque existe um tipo de golpe conhecido como “golpe do Pix errado”. Funciona assim: o fraudador envia um valor propositalmente para a sua conta e, em seguida, entra em contato fingindo ter cometido um erro. Ele então pede que você devolva o dinheiro para outra chave Pix, alegando que a original está com problema ou pertence a outra pessoa.

Se você fizer a devolução para essa nova chave, corre o risco de cair em um golpe duplo. O golpista pode acionar o banco, alegar fraude e solicitar o bloqueio da quantia original através do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Assim, você devolve o valor duas vezes: uma por conta própria e outra pelo processo formal do MED.

Por isso, a orientação correta é: use sempre o botão “Devolver” no próprio aplicativo bancário, na transação original – para que o dinheiro seja devolvido diretamente à conta de origem, com registro e segurança.

Entenda melhor: como funciona o mecanismo de devolução Pix. 

Aprenda mais sobre segurança digital com o PagBank

Fazer um Pix errado causa preocupação, mas não precisa ser motivo de desespero. Como mostramos ao longo deste conteúdo, existem formas de tentar recuperar o valor e resolver a situação. O mais importante é agir assim que o erro for identificado e ter responsabilidade para seguir os passos certos.

Também é recomendado prevenir situações desse tipo. O PagBank quer estar com você não só para resolver problemas, mas também para ajudar a evitá-los. E isso começa com informação. Conhecer os seus direitos, entender como funcionam os mecanismos de devolução e saber identificar possíveis fraudes faz toda a diferença.

No blog do PagBank, você encontra uma área exclusiva sobre segurança digital, com orientações práticas para proteger seus dados, reconhecer tentativas de golpe e usar o Pix com mais tranquilidade

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