A Selic subiu: saiba mais sobre a alta da taxa e as vantagens

Resumo do texto

  • A Selic teve um novo aumento, e isso gera impactos no seu bolso;
  • Descubra por que essa mudança é vantajosa;
  • Saiba como aproveitar a alta para investir.

 

A taxa Selic subiu de novo! Pela quinta vez em 2021, ela sofreu reajustes, saltando de 5,25% para 6,25%. E esse aumento é muito vantajoso para investimentos de renda fixa pós-fixados que remuneram o CDI ou a Selic.

Isso acontece porque a Selic influencia várias outras taxas da nossa economia, como o CDI, então, quando ela passa por mudanças, outros índices também têm alteração.

Quer saber como usar essa informação a favor do seu bolso? Veja a seguir como a Selic pode melhorar o rendimento dos seus investimentos e aproveite o momento para fazer seu dinheiro render mais.

mais sobre a alta da selic

Quais os efeitos da Selic alta no seu bolso?

A Selic é a taxa básica da nossa economia, ela serve como referência para o cálculo da maioria dos juros. 

O seu aumento significa que os empréstimos, financiamentos e compras parceladas com juros pesam mais no bolso da população.

Por outro lado, investimentos em renda fixa que usam a própria Selic ou o CDI como índice de rendimento passam a ter uma rentabilidade mais alta.

Por que o valor da taxa está aumentando?

A principal razão pela qual a Selic tem passado por tantas mudanças no ano de 2021 é tentar conter a inflação.

Com juros mais altos, a tendência é que as pessoas comprem menos e, com isso, uma solução para despertar o interesse é diminuir os preços.

Desta forma, subir a Selic é uma estratégia utilizada pelo Banco Central para tentar frear o aumento de preços.

Como aproveitar a alta da Selic?

Investindo em produtos que usam a taxa para definir a rentabilidade, afinal, quando a Selic sobe, o retorno dessas aplicações também aumenta. 

Então, quem tem dinheiro em CDB que rende em percentual do CDI ou títulos do Tesouro Direto que remuneram com base na Selic, como é o caso do Tesouro Selic, passa a ganhar ainda mais.

Quer entender melhor? 

  • o Tesouro Selic é uma espécie de empréstimo. O investidor compra o título e o Governo Federal usa o dinheiro para bancar projetos de melhoria no país;
  • o investimento é atrelado a uma taxa de juros, que é a Selic;
  • se a Selic subir, os juros desse “empréstimo” que você fez ao governo também sobem e, consequentemente, você ganha mais.

E aqui vale o recado: a tendência é que a taxa Selic tenha novos aumentos até o fim deste ano, por isso, não deixe de investir para aproveitar os benefícios dessas mudanças.

Quer saber como ela é calculada, quem faz esse cálculo e quando esses ajustes são feitos, leia esse texto e saiba tudo sobre a Selic.

Conte com o PagBank para usar a alta da Selic a seu favor

Se você busca por investimentos com segurança ou quer dar mais rentabilidade à sua carteira, esse é o momento!

Aplique no Tesouro Direto pelo super app PagBank e aproveite o aumento na Selic para fazer seu dinheiro render mais com o Tesouro Selic, um investimento que acompanha o desempenho da taxa.

Esses produtos são considerados os mais seguros do país, pois são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional. Além de renderem mais que a poupança, têm liquidez diária.

Porém, fique atento: caso seu título seja prefixado ou IPCA, há a possibilidade de ocorrer variações negativas sobre o valor investido, caso o resgate seja solicitado antes do vencimento do título.

Saiba mais sobre a nova opção disponível no super app: Tesouro Direto

Além disso, nossos CDBs têm a garantia do FGC e são contratados diretamente pelo super app PagBank.

Baixe grátis o super app PagBank e comece a investir hoje mesmo!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”