Código de acesso e-CAC: saiba como criar e acessar o sistema da Receita Federal

Resumo do texto

  • Descubra o que é o código de acesso e-CAC e qual sua função;
  • Confira o passo a passo para gerar o código de acesso e-CAC;
  • Veja como usar o certificado digital para acessar o portal.

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O e-CAC é a sigla para Centro de Atendimento ao Contribuinte, que é responsável por permitir aos usuários acessar os serviços da Receita Federal.

Para ter acesso ao portal, o usuário pode fazer o login através do cadastro no gov.br ou com o código de acesso e-CAC. Neste artigo você vai aprender como fazer isso, boa leitura!

Veja como gerar o seu Código de acesso e-cac

O que é o Código de Acesso e-CAC?

É um código gerado a partir da apresentação dos números das duas últimas declarações do Imposto de Renda. Ele é obrigatório para acessar o Portal e-CAC e realizar a declaração do IR.

Como gerar o código de acesso para o e-CAC?

Para gerar o código de acesso da Receita Federal pela primeira vez, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página para criar o código;
  2. Coloque os dados necessários (CPF e data de nascimento) e vá em “Avançar”;
  3. Coloque os dois últimos números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda;
  4. Crie uma senha;
  5. Vá em “Gerar código”.

Esse código vale por 2 anos e, então, deve ser gerado outro, fazendo o mesmo processo. Caso, antes desse tempo, seja necessário, é possível gerar um novo número.

Afinal, como acessar e-CAC com certificado digital?

Para quem tem certificado digital e quer usar no acesso ao e-CAC, precisa fazer isso através do cadastro no gov.br. Veja abaixo como conectar:

  1. Acesse o Gov.Br;
  2. No menu lateral, procure por “Privacidade”;
  3. Na opção “Selos de Confiabilidade”, vá em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  4. Clique em “Autorizar” na “Autorização de uso de dados pessoais”;
  5. Clique em “Cadastro validado por certificado digital”;
  6. Vá em “Ler Certificado Digital”;
  7. Coloque o PIN e depois aperte “OK”

Agora, toda vez que acessar o e-CAC, é preciso usar a opção de fazer login com o Gov.Br para ter a segurança do uso do certificado digital.

Quais os serviços disponíveis no portal?

O Portal e-CAC é o sistema que conecta o cidadão com a Receita Federal, por isso é tão importante ter esse acesso.

Dentre os diversos serviços disponíveis no portal, tem alguns destaques como: 

  • Cadastros no geral;
  • Consultas de certidões e situação fiscal;
  • Emissão de declarações e demonstrativos;
  • Restituições e compensações;
  • Demandas que envolvem o Simples Nacional;
  • Senhas e procurações;
  • Controle de cobranças e fiscalização;
  • Dívida Ativa da União;
  • Documentos voltados para legislação e processos;
  • Realização de pagamentos e parcelamentos;
  • Análise de regimes e registros especiais.

Aprenda a gerar o código de acesso da Receita Federal!

O Portal e-CAC é o sistema que conecta o cidadão com os serviços da Receita Federal. Para acessar o ambiente online:

  • é preciso gerar um código de acesso exclusivo usando os dois últimos números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda;
  • o cadastro único do gov.br pode ser a forma de acesso;
  • o certificado digital pode ser usado, para isso, é preciso se conectar com o gov.br seguindo o passo a passo apresentado;
  • no e-CAC, o contribuinte tem acesso a todos os serviços da Receita Federal.

Restituição do Imposto de Renda: receba na sua conta PagBank via Pix

É possível receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, direto na sua conta PagBank. Para isso é preciso ter a chave CPF cadastrada, que deve ser o mesmo CPF do titular da declaração.

Se você já tem seu CPF cadastrado como chave aqui no PagBank, é só seguir o passo a passo abaixo, se ainda não tiver, basta acessar nosso conteúdo e ver como criar.

Atenção: A chave precisa ser o CPF, as chaves tipo celular, e-mail ou chave aleatória não estão disponíveis para isso.

  1. Veja se a Restituição está disponível em “Opção pela Tributação” (o quadro fica fixo no final da tela inicial);
  2. Antes de enviar, confira em “Imposto a Restituir” se a restituição está disponível. Essa opção está no final da tela do IR;
  3. Se estiver disponível, escolha a opção de maior valor em “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado”;
  4. Agora, clique em “Entregar Declaração”;
  5. Em “Tipo de conta”, escolha a opção “4 – PIX”;
  6. Clique em “Ok” no final da tela. O sistema irá associar o seu CPF como a chave Pix.

Quando serão pagas as Restituições do IR 20222?

A restituição do Imposto de Renda em 2022 será dividida em 5 datas e terá o início do pagamento no mês de maio:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.

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