Brave New World por alles-schlumpf / Dani, em CC

No e-commerce, o carrinho de compras é um ponto chave para o sucesso. Pode ser o lugar onde o cliente fecha o negócio ou desiste dele. Em termos de programação (ou desenvolvimento, como preferir), o carrinho é um conjunto de scripts que permitem ao seu usuário comprar. O seu bom funcionamento ajuda a ter sucesso na primeira fase crítica: a escolha. A segunda será o pagamento – mas quem já implantou o PagSeguro com sucesso não deve ter grandes problemas a respeito.

Há muitas opções para criar o seu carrinho de compras. Ele deve ser definido a partir do seu produto. A primeira coisa a fazer é analisar as suas necessidades – e as do seu cliente. Nunca esqueça: ele é a razão de ser do seu negócio. No nosso sistema pronto, você tem duas opções: o carrinho com apenas um produto (ou doação) e o carrinho do PagSeguro com mais itens. Além disso, você pode fazer toda a programação usando a sua ferramenta de e-commerce e, ao final do processo, enviar os dados dos produtos e do pagamento para o PagSeguro terminar a transação. A última escolha, claro, é muito mais profissional e permite mais controle das vendas e dos relatórios.

Em geral, quando se desenvolve um site, o custo é o fator principal. Entretanto, tentar cortar este custo em geral não leva seu negócio ao sucesso. Há várias histórias na internet brasileira de sistemas remendados, que não funcionam, de perda de vendas e até fim da operação por conta de um sistema que não atende as necessidades. Além de decidir as funções necessárias para você e para conquistar o seu cliente, lembre do futuro. Funções que hoje não são necessárias em pouco tempo, com o crescimento, se tornam essenciais. E mudanças com a loja no ar são verdadeiros pesadelos. O conselho? Planejamento bem-feito.

Algumas funções que podem ser usadas num carrinho de compras

  • Aviso de novos pedidos – você é notificado a cada novo pedido
  • Descontos – promoções e descontos, através de códigos, para aumentar as vendas
  • Cálculo de frete – uma ferramenta de cálculo de frete é fundamental para vendas online
  • Newsletter – integrar o carrinho às newsletters pode ser muito interessante para suas vendas

Como criar e manter seus registros?

Se você escolheu desenvolver o seu sistema de e-commerce – seja do zero, como recomenda nosso especialista Michael Granados, ou com uma plataforma – a grande questão é como integrar o carrinho ao sistema de pagamento. Ou seja: como você vai registrar os dados da compra do cliente antes de entregar as informações ao sistema de pagamento?

Para Michael, o ideal (para você, vendedor) é que seu sistema registre esta compra ou numa sessão ou num cookie (seja qual for a linguagem de desenvolvimento). Neste registro é fundamental você ter as seguintes informações: e-mail do comprador, código do produto, descrição, valor, quantidade.

Para os desenvolvedores PHP, DG Mike fez uma apresentação no PHPMG, Da argila ao forte: como desenvolver uma loja virtual. Deixamos aqui para vocês usarem como referência também.

Imagem: Brave New World de alles-schlumpf, em CC