Como a crise entre Ucrânia e Rússia pode interferir no mercado financeiro do Brasil? Confira

Resumo do texto

  • Saiba como os conflitos do Leste Europeu podem impactar o mercado financeiro brasileiro;
  • Entenda o que pensam os especialistas sobre as possíveis mudanças nos investimentos;
  • Confira dicas dos nossos especialistas para realizar investimentos com sabedoria.

Acompanhe o Morning Call PagBank PagSeguro!

 

Com as tensões políticas que vem acontecendo no Leste Europeu, a principal dúvida do mercado é: até quando o Brasil continuará “protegido” em um ambiente de incertezas externas em pleno ano eleitoral, âncora fiscal flexibilizada e perspectiva de PIB perto do zero? Quais impactos podem “respingar” no nosso país?

Por isso, o Morning Call PagBank PagSeguro reuniu especialistas e analistas experientes do mercado para falar sobre investimentos, mercado financeiro, panoramas econômicos e mudanças que refletem no desempenho do mercado e suas aplicações financeiras.

Confira nosso podcast e entenda como as mudanças políticas e sociais podem afetar o seu dinheiro!

Entenda como a Guerra entre Ucrânia e Russia afeta seus investimentos

Como as alterações do dólar podem impactar os investimentos?

A expectativa para o dólar, mesmo com oscilações de alta, é que deve seguir em níveis baixos, para o padrão recente e expectativa projetada pelo mercado financeiro para o ano de 2022.

No mercado financeiro o dólar é uma das armas de defesa mais utilizadas em períodos de incertezas. Nas carteiras de investimentos ele deve dividir o desempenho de curto prazo com o ouro e a renda fixa.

Quais são as expectativas econômicas para o Brasil com a crise no Leste Europeu?

Nossos especialistas em finanças, Rodrigo da Silva Paz e Sandra Aparecida Peres Komeso, consideram que a inflação elevada deve pedir mais da política monetária, ou seja, deve impactar no controle da quantidade de moeda em circulação, na inflação e na taxa de juros do país, que provavelmente se manterá em elevação. Mas as expectativas são otimistas, já que os especialistas acreditam que a bolsa brasileira tem condições de se manter como opção dos investidores por conta da diversidade atrativa.

Nas ações devemos ficar atentos às mudanças que ocorrerão, gerando oportunidades para investidores que suportam correr riscos. Por isso, saber o seu perfil de investidor é importantíssimo para investir com inteligência.

É importante também ficar de olho na alta do Petróleo acima de US$ 100, favorecendo ativos desse setor e nos movimentos entre as potências mundiais como os Estados Unidos, China e Rússia, inclusive na atuação da China para invadir Taiwan, que podem levar a mais transformações na economia mundial.

Os próximos dias serão termômetros importantes para os mercados globais, mas o ideal é seguir um passo de cada vez, sempre com cautela. Já que o ano se inicia com bastante incertezas e abre oportunidades interessantes para explorar horizontes mais amplos.

Conheça o seu Perfil de Investidor antes de realizar aplicações

Com as oscilações econômicas se torna cada vez mais importante conhecer o seu perfil de investidor, assim você saberá quais são os investimentos que mais combinam com seus objetivos e o seu momento atual, assim, você investe em Renda Fixa e Variável com sabedoria.