Quer ter um carnaval tranquilo? Conheça os golpes mais comuns e dicas para curtir a folia com segurança!

Resumo do texto

  • Entenda porque a quantidade de golpes aumenta no carnaval;
  • Conheça os golpes mais comuns na praça;
  • Veja algumas dicas para ter um carnaval seguro!

Dicas de segurança PagBank: mais tranquilidade na sua vida!

 

Está com planos de curtir a folia em fevereiro? Não deixe que a sua festa se torne um pesadelo e aproveite o Carnaval com segurança. Para isso, conheça e aprenda a se proteger de alguns dos golpes que aparecem no período.

Os cuidados durante o carnaval não devem tirar férias! Afinal de contas, o clima de festa e a reunião de muitas pessoas em um mesmo lugar, acaba se tornando um grande atrativo para pessoas mal intencionadas.

Não importa se você vai viajar, aproveitar os blocos de rua ou ficar de pernas pro ar curtindo o feriado. As dicas valem para todos ficarem longe de golpes neste período!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Carnaval seguro: por que é importante estar atento a golpes nessa época?

Imagine o cenário: muita gente no mesmo lugar, diversão, música alta, você precisa urgentemente de uma água gelada. Aí, coloca a mão no bolso para pegar dinheiro ou cartão e percebe que eles não estão lá! Tem a sensação de que já viu algo parecido? A gente acredita que sim!

Porém, os cuidados no carnaval vão além de colocar os itens pessoais em uma bolsa ou pochete. Além dos furtos e roubos, golpes de Pix, cartão de crédito e de maquininha também precisam estar no radar.

No Carnaval de 2023, foram registrados 3.486 registros de roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo, o menor número do período dos últimos 5 anos. Entretanto, os smartphones são muito visados por possibilitarem transações financeiras e se o aparelho for furtado desbloqueado pode gerar ainda mais prejuízos.

Quais os golpes mais comuns no Carnaval?

A maior parte dos golpes que causam dor de cabeça nos usuários usam estratégias de engenharia social. Ou seja, estratégias que iludem e enganam a vítima sem, necessariamente, usar violência física ou psicológica.

Por exemplo, quando alguém pega seu cartão para passar na maquininha e troca ele por outro sem que você veja, é engenharia social. Afinal de contas, ele usou uma estratégia para enganar a vítima, sem violência ou ameaça.

Por isso, conhecer como os golpes são aplicados é a melhor forma de se proteger, já que, muitas vezes, eles usam técnicas de ilusão e enganação.

Conheça os principais golpes encontrados e veja como se proteger para ter um carnaval tranquilo.

Golpe da troca de cartões

No meio da multidão, você pode nem reparar, mas quando realiza uma compra, o vendedor pega seu cartão, coloca na maquininha e na hora de devolver, troca por outro muito parecido. E, mesmo que ele não tenha a senha para compras, ainda pode usar os dados para comprar online ou pagar por aproximação, caso esteja liberado.

Na hora de fazer compras no meio da multidão, fique atento ao cartão que recebe. Uma forma de se proteger é colocando adesivos que diferenciem e identifiquem facilmente.

Golpe do Pix

O Pix acabou se tornando um grande foco dos golpistas. A facilidade no processo fez com que ele se tornasse alvo fácil. Por isso, para se proteger no carnaval, é preciso redobrar a atenção. 

Os golpes do Pix variam bastante e podem acontecer por meio de acesso a sites e arquivos falsos que acabam roubando dados bancários. Além de anúncios falsos em redes sociais e clonagem de WhatsApp.

Não compre ingresso de festas ou grandes eventos de carnaval com desconhecidos na internet. A alta procura pode acabar levando os golpistas a aproveitarem o momento para acumular vítimas.

Golpe da maquininha

A maquininha de cartão também está sendo usada para aplicar golpes. No hora do pagamento, o valor cobrado é diferente do que o esperado. Isso pode ser feito com a simulação de um problema no visor ou, até mesmo, com o golpista escondendo a informação com as mãos.

Na confusão de uma festa de carnaval, é normal nos desligarmos desses detalhes. Por isso, a dica é sempre conferir quanto está sendo cobrado e, caso não consiga confirmar o valor, não finalize o processo. Além disso, fique de olho na hora de digitar a senha do cartão. Se tiver alguém observando, afaste.

Golpes no pagamento por aproximação

Só encostar o cartão ou celular na hora de pagar é muito mais simples. Mas, justamente por ser tão fácil, também precisa de cuidado redobrado para ter um carnaval seguro. Na hora de aproximar o cartão da maquininha, tenha certeza do valor que está sendo cobrado.

Para não cair em golpes do pagamento por aproximação, é indicado limitar o valor permitido pelo aplicativo do banco. Assim, se alguém tentar passar uma quantia a mais,  a maquininha pedirá a senha e você pode se proteger.

Outro cuidado importante é manter o cartão bem guardado para evitar furtos e roubos. Evite deixar solto em um bolso, prefira sempre guardar na carteira para dificultar ações.

7 dicas para ter mais segurança durante a folia

Já falamos um pouco dos golpes e como se proteger de cada um deles especificamente. Mas, como a gente quer que você tenha um Carnaval sem dores de cabeça, listamos algumas dicas para te deixar longe dos golpes!

Não empreste seus cartões

O seu cartão deve ser usado apenas por você, então emprestar o próprio cartão de crédito não é uma opção! Afinal de contas, quem vai pagar os gastos e é responsável por tudo que acontece com ele, é o titular. Portanto, não empreste para outras pessoas.

Cuidado com distrações

Curtir a festa é bom, mas na hora de realizar pagamentos ou pegar dinheiro na bolsa, não se distraia. O mesmo vale para o momento de passar uma compra na maquininha. Os golpistas esperam os momentos de distração no meio da multidão para “se dar bem”. Fique atento!

Fique de olho no visor da maquininha e no nome do cartão

Confira o valor antes de inserir a senha e sempre verifique se o cartão devolvido é mesmo o seu. Na pressa, acabamos nos desligando de detalhes e é, justamente, quando viramos vítimas.

Cuidado com sua senha

Cuidado ao digitar a sua senha. Procure proteger seus dados e nunca digite sua senha de forma visível para quaisquer pessoas ao redor.

Ative as notificações de novas compras

Acesse o aplicativo do seu banco e ative as notificações para que você saiba sempre quando uma nova compra for realizada. A princípio, isso pode parecer desnecessário, mas esses avisos te ajudarão a ficar de olho nos valores passados e, até mesmo, a reconhecer casos de clonagem.

Cuidado com esbarrões

Aqueles encontrões típicos de uma multidão podem ser inofensivos, mas também podem ser uma forma de puxar o celular ou cartão do seu bolso. Se sentir que alguém esbarrou em você várias vezes, ou que chegou mais perto do que o necessário, verifique seus pertences e fique atento.

Atente-se a seus pertences

Para curtir o Carnaval ainda mais tranquilo, prefira usar pochetes ou doleiras, assim, os itens pessoais ficam protegidos e com difícil acesso.

Fui vítima, quais medidas devo tomar?

Caso você tenha caído em um desses golpes mencionados, o ideal é acionar a polícia e a sua instituição bancária.

No caso do Pagbank, você pode acionar nossos canal exclusivo: entre em contato com nossa equipe pelo telefone 3004-4770 para fazer uma denúncia ou informar uma suspeita de fraude.

Uma outra dica, é registrar o seu celular no Aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ele permite comunicar a ocorrências de crimes e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

Saiba mais sobre o Aplicativo Celular Seguro!

Agora, você está pronto para cair na folia e curtir seu carnaval mais seguro. Mas, não é só no momento da festa que essas medidas precisam estar na sua cabeça.

Dicas de segurança PagBank: mais tranquilidade na sua vida!