Saiba como criar a conta gov.br e acesse diferentes serviços com um único cadastro

Resumo do texto

  • Confira o passo a passo para criar a conta gov.br;
  • Saiba como a conta gov.br pode facilitar a sua vida;
  • Entenda como funcionam os níveis de segurança da conta.

 

O avanço da tecnologia permite resolver burocracias através de um aplicativo no celular ou pelo computador. De forma simples, rápida e eficiente.

E os órgãos governamentais não ficam de fora. A conta gov.br, por exemplo, permite que o cidadão tenha acesso a serviços como INSS e FGTS usando apenas um cadastro, que reúne diversas informações pessoais. 

Saiba como criar a conta gov.br e ganhe tempo na sua vida.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

como criar a conta no gov.br

O que é e como criar a conta gov.br? Passo a passo para o cadastro!

A conta gov.br é uma forma de confirmar sua identidade ao acessar sistemas do governo. Assim, quando quiser acessar o INSS ou o sistema de Imposto de Renda, eles sabem quem você é.

Quando você vai a um banco abrir uma conta, é preciso preencher uma série de formulários para comprovar sua identidade, certo? O processo ainda envolve xerox do documento e apresentação de certificados. A conta gov.br faz todo esse trabalho por você.

Passo a passo para criar a conta gov.br

Vamos ao que importa. Confira o passo a passo para criar uma conta no gov.br para ser usada em sites e aplicativos governamentais:

  1. Acesse o site e vá em “criar conta” ou baixe o aplicativo oficial no celular;
  2. Digite o CPF e clique em “continuar”;
  3. Leia os termos apresentados, aceite e clique em “continuar”;
  4. É necessário apresentar algumas informações para verificar que é você mesmo. Uma delas é a conta bancária. Mas se não quiser usar esse dado, vá em “Tentar de outra forma”;
  5. O sistema vai pedir alguns dados como nascimento e nome da mãe para confirmar a veracidade do cadastro;
  6. Depois de confirmar as informações, será enviado um código por e-mail ou SMS;
  7. E então, você poderá criar a senha para a conta;
  8. Pronto! Sua conta gov.br está criada.

Saiba o que fazer com a conta gov.br

Como adiantado, essa conta permite que você acesse serviços municipais, estaduais e federais com um único cadastro. Veja onde usar essa facilidade:

Acessar Serviços Públicos no geral

Quando tentar entrar no aplicativo ou site do INSS, você poderá escolher o login através da conta gov.br. 

Ao usar esse acesso, o governo consegue identificar as atividades em serviço público e, futuramente, pode auxiliar, até mesmo, no caso de prova de vida do INSS.

Navegar na Receita Federal

Imagina entrar no sistema do Imposto de Renda e ter a declaração pré-preenchida? Seria super fácil, certo? Com a conta gov.br isso pode acontecer. 

Encontrar, emitir e assinar documentos

O que poucas pessoas sabem é que a conta permite que o brasileiro assine documentos digitalmente. Afinal de contas, ela comprova que aquela pessoa é ela mesmo. 

Para usar esse serviço, é necessário ter uma conta gov.br validada. Isso quer dizer que o sistema verificou a identidade da pessoa de diferentes formas para garantir que não houve fraude.

Entenda os níveis de segurança da conta gov.br. Entenda como eles funcionam!

Falando em conta verificada, na hora de criar o cadastro é preciso saber que existem diferentes níveis de segurança da conta. Esses níveis são essenciais para garantir que a conta é sua e, também, para evitar que ela seja hackeada.

Os níveis de segurança são: Bronze, Prata e Ouro. Quanto maior o nível, mais coisas podem ser feitas com a conta gov.br. E é possível pular de um nível para outro adicionando informações de verificação.

Como mudar o nível de segurança da conta gov.br

Na hora de fazer o cadastro, se a pessoa escolher pular a etapa da conta bancária, vai precisar fazer um login simples e a conta será Bronze.

Para subir o nível de segurança para Prata, adicione:

  • reconhecimento facial usando o aplicativo gov.br no celular baseada na CNH;
  • confirmação de dados através da conta bancária (aquela mesma sugestão que aparece no início do cadastro);
  • validação do acesso ao SIGEPE para servidores públicos federais.

Para chegar ao nível Ouro, faça o seguinte:

  • no aplicativo, clique em “Aumentar Nível” e siga as instruções dadas;
  • adicione reconhecimento facial no aplicativo para conferência com a Justiça Eleitoral;
  • faça validação com certificado digital.

É importante saber que os serviços permitidos na conta Prata e Ouro são os mesmos. A diferença é que o grau de segurança da conta gov.br chega ao nível máximo com o nível Ouro, enquanto com o nível Prata fica apenas em “Alto”

Perdeu a senha? Veja como recuperar a conta gov.br!

Esquecer a senha criada em um site é uma coisa que todo mundo já passou. E assim como a maioria dos cadastros, na conta gov.br também dá para recuperar. E para isso, existem 4 possibilidades. Vamos a elas:

  1. Reconhecimento Facial: se tiver o aplicativo instalado no celular, pode usar a câmera para recuperar o acesso. Entretanto, para isso, é necessário já ter se cadastrado antes, ok?
  2. Bancos credenciados: neste caso, será feito um login no ambiente do banco cadastrado e, após a confirmação da identidade, você poderá criar uma senha. Neste caso, também é necessário ter se cadastrado antes.
  3. E-mail: a forma mais simples é receber um código no e-mail cadastrado, entrar no aplicativo e criar uma senha nova.
  4. Celular: caso prefira, selecione “Não tenho acesso a este e-mail” e você será redirecionado para a recuperação usando o celular. Coloque o código recebido e crie a senha nova.

Criar a conta gov.br traz uma série de facilidades para o dia a dia. Com ela, é possível acessar diferentes serviços como SUS, Enem, INSS e Carteira de Trabalho Digital. Por isso, se ainda não tem, chegou a hora de criar a sua!