Como cuidar do seu dinheiro: 10 filmes com lições financeiras

Resumo do texto

  • Confira 10 filmes e séries que ensinam a lidar com dinheiro;
  • Saiba como como cuidar das suas finanças de forma rápida e prática;
  • Aprenda lições valiosas para melhorar sua visão sobre finanças e investimentos.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

Diversos conteúdos ensinam a como cuidar do seu dinheiro, vídeos no YouTube, podcasts, cursos e, claro, o blog do PagBank PagSeguro, com materiais específicos sobre finanças pessoais, investimentos e organização financeira.

Mas você sabia que muitos filmes e séries trazem importantes lições sobre como podemos lidar melhor com nosso dinheiro?

Separamos 10 opções para você unir o útil ao agradável: assistir um bom filme e ainda melhorar sua visão sobre as finanças. Vamos maratonar?

Confira 10 filmes e séries que ensinam como cuidar do seu dinheiro

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Este filme foi baseado em uma série de livros que narra a história de Becky, uma mulher viciada em compras.

O comportamento de consumo da Becky afeta tanto sua vida pessoal quanto a profissional e no filme conseguimos acompanhar as loucuras da protagonista em busca de um controle financeiro.

O que podemos aprender com o filme? A personagem principal se esforça para lidar melhor com os impulsos de compra adotando novos hábitos, trabalhando o autocontrole financeiro e aprendendo como cuidar do seu dinheiro.

As compras por impulso, a falta de planejamento nos gastos e as despesas supérfluas são as grandes vilãs da educação financeira, e neste filme podemos ver os problemas que esse tipo de comportamento causam à personagem principal, que não tem noção dos seus gastos.

Uma boa forma de controlar seus ganhos e despesas é com uma planilha de gastos pessoais. E nós temos uma planilha gratuita para download. Clique aqui e baixe a planilha.

O Homem que Mudou o Jogo

Em “O homem que mudou o jogo” acompanhamos a história de um gerente de um time de beisebol que tem um orçamento bem limitado para montar e cuidar da sua equipe.

O que podemos aprender com o filme? Não é preciso ser milionário ou ganhar um salário altíssimo para guardar dinheiro e realizar seus sonhos. “O homem que Mudou o Jogo” é uma inspiração para aprender como cuidar do seu dinheiro, mesmo quando ele é apertado e mostra que a dedicação e o comprometimento são o segredo para mudar qualquer situação financeira.

Até que a Sorte nos Separe

Esta comédia brasileira dividida em três filmes conta a história de Tino, um homem casado e pai de três filhos. No primeiro filme, ele ganha uma bolada na loteria e em apenas 10 anos, a família gasta todo o dinheiro do prêmio vivendo uma vida de luxos e ostentações. No segundo filme, Tino ganha uma herança milionária de um falecido tio e novamente gasta tudo. Na última parte, Tino é chamado para gerenciar as finanças da empresa do sogro de sua filha e consegue falir a empresa.

O que podemos aprender com o filme? Se você não tem um bom planejamento financeiro e gasta mais do que tem, você pode contrair dívidas e deixar sua vida financeira de cabeça para baixo. O filme mostra que não importa se você ganhou na loteria, recebeu uma herança ou tem um excelente salário, é preciso ter organização e controle de gastos.

O Lobo de Wall Street

Esse filme de 2014, protagonizado por Leonardo DiCaprio, é baseado na autobiografia de Jordan Belfort, um corretor da Bolsa de Valores dos Estados Unidos.

O filme mostra o método usado pelo protagonista para fazer a sua fortuna e cuidar do seu dinheiro. Jordan não importa se os clientes estão ganhando dinheiro ou perdendo, o que importa é a fortuna que ele está fazendo. Dessa forma, os clientes fazem investimentos ruins com a promessa de ganhos altíssimos, perdem dinheiro, e Jordan se torna uma das pessoas mais ricas de Wall Street.

Apesar do desfecho dessa história real não ser o ideal, é possível entender como um método financeiro mudou, na prática, a carreira de Jordan.

O que podemos aprender com o filme? Não acredite em promessas de dinheiro fácil com investimentos. Pesquise, estude e entenda sobre investimentos e mercado financeiro e escolha instituições sérias para aplicar seu dinheiro, assim você garante que suas finanças estarão protegidas.

Freakonomics: O Estranho Mundo da Economia

Baseado no livro de mesmo nome, esse documentário mostra situações do cotidiano em que a teoria econômica é aplicada, apontando como comportamentos sociais, cultura e relações estão ligados com a economia.

O filme fala sobre teorias da economia que são mais complexas e aplica esses conceitos em fatos simples do dia a dia.

O que podemos aprender com o filme? De forma rápida e simples de entender, aprendemos como as decisões sobre dinheiro são importantes e afetam a nossa vida.

Quem Quer Ser um Milionário?

Vencedor de oito Oscars, esse longa conta a história de Jamal, um jovem com sérias dificuldades financeiras que tenta encontrar alguma forma de melhorar de vida.

No filme, o personagem principal é chamado para participar de um programa de TV de perguntas e respostas que premia os participantes de acordo com as respostas certas.

Ele passa por momentos de tensão a cada nova pergunta e consegue responder a todos com base nas suas experiências de vida.

O que podemos aprender com o filme? O filme ensina que todas as vivências e experiências trazem conhecimento para conseguir alcançar o seu objetivo financeiro.

Explicando…Dinheiro

Esta série da Netflix conta com cinco episódios de 22 minutos cada. O objetivo é mostrar como aprimorar suas finanças pessoais.

Com uma linguagem didática, ao longo dos cinco episódios é possível entender um pouco mais sobre a relação das pessoas com o dinheiro e os problemas que a falta de cuidado com as contas pode causar, como ansiedade, compras por impulso e dívidas.

O que podemos aprender com a série? Aprendemos que gastos com cartão podem estar prejudicando as finanças pessoais, que empréstimos sem planejamento financeiro podem se transformar em uma “bola de neve” e porque a maioria das pessoas não está preparada para aposentadoria.

O Gambito da Rainha

Ao longo dos sete episódios, acompanhamos a história de Beth Harmon, uma órfã que aprende a jogar xadrez no orfanato e se torna supercampeã.

O que podemos aprender com a série? Apesar de não ser focada em finanças, o Gambito da Rainha traz muitas inspirações sobre como cuidar do seu dinheiro, ensinando a avaliar diferentes cenários, fazer planejamento, analisar o que não deu certo e, principalmente, revisar o plano constantemente.

Tio Patinhas

Um clássico infantil, o Tio Patinhas é considerado o pato mais rico do mundo. E ele não nasceu rico, pelo contrário, sua família estava falida.

Para mudar essa situação, ele trabalhou muito como engraxate e não parou por aí, continuou buscando conhecimento e experiência viajando pelo mundo e trabalhando em todo tipo de emprego, o que aumentou seu patrimônio.

O que podemos aprender com a história? O Tio Patinhas nos traz várias lições importantes de educação financeira, como a valorização do seu esforço de trabalho e como o conhecimento pode ser usado para aumentar o que possui.

Friends

Essa série mostra episódios do cotidiano de seis amigos vivendo em Nova Iorque e traz importantes lições de como cuidar do seu dinheiro.

A personagem Rachel tem diversos cartões de crédito com limites altos, mas não tem renda suficiente para pagar as faturas.

Decidida a mudar a situação, ela corta todos os cartões e vai em busca de um emprego para conseguir quitar as dívidas.

Quando os personagens Mônica e Chandler vão se casar, ela tenta convencer o noivo a gastar todas as suas economias para bancar a festa, mas ele se recusa. Apesar da noiva ficar brava no primeiro momento, ela entende que não é o ideal gastar todas as economias em uma festa.

Um outro tipo de gasto sem planejamento que a série retrata é comprar passagens de avião de última hora. Na quarta temporada, o personagem Chandler compra uma passagem direto no balcão do aeroporto, gastando mais de dois mil dólares.

O que podemos aprender com a série? O melhor caminho para uma cerimônia sem aperto financeiro é fazer uma reserva exclusiva para o casamento, como já explicamos neste post. Também aprendemos que fazer uma viagem requer um bom planejamento financeiro para não bagunçar as contas e que planejar os gastos é essencial para não se perder nas faturas do cartão de crédito.

Dê rendimento às suas economias com o super app PagBank

Cuidar do seu dinheiro não deve ser um filme de terror! Com o super app PagBank você encontra um banco completo e grátis na palma da sua mão, que vai mudar o roteiro da sua vida financeira.

Abrindo sua conta PagBank você guarda suas economias em uma conta que rende mais que a poupança, e pode, inclusive, aplicar esse valor para ter ainda mais rentabilidade.

Por onde começar a investir?

Se você quer investir, vale a pena conhecer os CDBs PagBank. Dentro do super app você tem acesso a aplicações a partir de R$ 1.

Nele você encontra a possibilidade de resgate diário (não é preciso deixar o dinheiro parado durante um longo período antes de ter acesso) e uma rentabilidade que é maior que o dobro oferecido na poupança.

Todos os CDBs contam com garantia do FGC, que dá ainda mais proteção para quem quer fazer a reserva financeira crescer.

Clique aqui e descubra mais sobre os CDBs PagBank

Quer ter a oportunidade de diversificar seus investimentos? Tem novidade no super app para você!

Com os Fundos de Investimento disponíveis no super app você tem a oportunidade de fazer aplicações a partir de R$ 500 em diferentes modalidades. Veja nossas opções de Fundos:

  1. Renda Fixa;
  2. Multimercado;
  3. Cambial;
  4. Ouro;
  5. Ações;
  6. Criptomoedas.

Todas as opções são gerenciadas por equipes especializadas, com esforços na escolha estratégica dos investimentos.

Fundos são alternativas para diversificação, uma prática recomendada pelos maiores especialistas do mercado financeiro.

Clique aqui e saiba tudo sobre os Fundos de Investimento disponíveis no super app.

Conheça o Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma opção que pode ser interessante para quem quer começar no mundo dos investimentos ou até mesmo diversificar a carteira. 

Essa modalidade está disponível no super app, com valores a partir de R$30, além de taxa zero e vários outros benefícios.

Invista no Tesouro Direto pelo super app PagBank!

Facilidade, opções que cabem no seu bolso e zero burocracia

Conquistar a liberdade financeira requer pensamento de longo prazo e um banco completo e grátis, que cabe na palma da mão para ser seu parceiro no controle de gastos.

No super app PagBank seu dinheiro rende mais que na poupança e você encontra várias opções para investir no seu futuro e objetivos pessoais, veja como:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. Confira as opções de CDB, Tesouro Direto ou Fundos de Investimento;
  4. Faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! Você investiu seu dinheiro e pode acompanhar tudo sobre a aplicação pelo celular.

Baixe grátis o super app PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags