Quer saber como economizar no Mercado? Aprenda a planejar suas compras

Resumo do texto

  • Saiba como fazer um planejamento para economizar no mercado;
  • Confira dicas para gastar menos e não deixar faltar nada;
  • Descubra se é melhor comprar semanalmente ou mensalmente.

 

Você já percebeu que quase tudo ficou mais caro de um tempo pra cá? Esse fenômeno é consequência da alta na inflação. Com ela, até os produtos essenciais subiram de preço!  

Antes era possível levar para casa cerca de 10 itens básicos com R$ 100, hoje você compra menos produtos com o mesmo valor. Por isso, muitas pessoas querem saber: tem como economizar no mercado?

A boa notícia é que diminuir os gastos com alimentação é possível, se você se organizar. Veja nesse post algumas medidas que podem ser tomadas para a geladeira ficar cheia e o bolso não ficar vazio.

Outros artigos que podem ser do seu interesse: 

Como Economizar no Mercado

Planejamento: a chave para saber como economizar no mercado!

Planejar é o segredo para poupar, não só no mercado, mas em qualquer situação. Essa atitude é ideal para aqueles que querem economizar tempo e dinheiro. Conheça vantagens que vão além do bolso: 

  • Fim do desperdício: fazendo as compras a partir de uma lista, você evita jogar comida fora, seja porque a data de validade expirou ou porque estragou;
  • Sem exageros: com a listinha em mãos, você evita comprar itens a mais e não gasta com produtos supérfluos;
  • Menos idas ao mercado: ir às compras sem saber o que precisa é garantia que será necessário voltar ao supermercado mais vezes. Então, antes de sair de casa, anote tudo que vai comprar e dê uma conferida na despensa e na geladeira;
  • Alimentação mais balanceada: com comida no armário é mais rápido organizar todas as refeições da semana e deixar o delivery de lado. Saúde para você e para seu bolso;
  • Abra o leque para novas marcas: dar uma chance para rótulos diferentes pode ser uma estratégia para poupar, especialmente em itens de higiene e limpeza. Talvez aquele produto mais em conta surpreenda e ofereça qualidade igual ou superior a da marca tradicional.

Dicas de organização para economizar nas idas ao mercado

Saber tudo o que precisa é uma tarefa fácil se houver planejamento. Além disso, quando sua rotina de compras é organizada, a economia sempre vem. 

Confira essas dicas e saiba o que fazer para se preparar antes da próxima ida ao supermercado.

1. Entenda quais são os hábitos alimentares da família

Sua família faz todas as refeições juntos? Saber como funciona a rotina da família em relação à alimentação é muito importante para montar uma boa lista de compras e entender como economizar no mercado. 

2. Organize um cardápio semanal ou mensal

Planejar as refeições da semana ou do mês de forma antecipada ajuda a levar a lista completinha de ingredientes ao supermercado e saber exatamente quais produtos serão necessários no período.

3. Descubra quanto dura cada produto na sua casa

Alimentos não perecíveis como arroz, feijão, massas e enlatados tendem a durar mais. Os produtos de limpeza e higiene pessoal também.  

Então, analise quanto tempo dura, e compre somente quando estiver acabando. Nada de estocar, mesmo se o preço estiver bom.

4. Estipule a quantidade ideal de frutas, legumes e verduras para evitar desperdícios

Verifique como é o consumo desses alimentos em sua residência e compre a quantidade exata. Além de evitar o desperdício, você garante alimentos mais frescos na mesa.

5. Saiba quanto tempo você tem para fazer suas compras

Calcule quanto tempo você tem para ir ao mercado conforme a sua rotina. Dá para escolher cada produto com tranquilidade e levar um tempo a mais ou o objetivo é fazer as compras rapidinho? Saber isso é importante para criar a lista e não deixar faltar nada.

Lista de compras mensal ou semanal: conheça os prós e os contras de cada uma delas!

Cada família possui seus hábitos, mas entender qual tipo de compra funciona melhor para você evita erros que podem comprometer o orçamento doméstico.

Veja a seguir os prós e os contras das compras mensais e semanais e entenda como economizar no mercado com as duas opções. 

Mantenha a organização dentro e fora do mercado!

A organização financeira vai muito além de entender como economizar no mercado. É necessário controlar todas as suas contas para não passar sufoco com nenhum tipo de gasto, seja nas compras com alimentação ou nas contas de casa. 

Por esse motivo, ter uma planilha de gastos é uma ótima opção para você colocar suas finanças em dia e garantir um bom planejamento econômico.

Para te ajudar, o PagBank tem um presente para você: uma planilha gratuita para fazer o controle das suas finanças e chegar ao fim do mês sem dores de cabeça relacionadas ao dinheiro.

Baixe já a sua planilha gratuita e organize seus gastos!