Pesquisa de mercado: saiba o que é e aprenda a fazer uma

Resumo do texto

  • Saiba o que é pesquisa de mercado;
  • Veja o passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado;
  • Entenda os diferentes tipos de pesquisa.

PagVendas: reúna informações dos clientes!

 

Quando o assunto é empreendedorismo, não dá para tomar decisões com base em opiniões pessoais ou “achismo”. Imagina se uma empresa investe rios de dinheiro em um produto e ele não é bem aceito?

Esse risco pode ser minimizado com a realização de uma pesquisa de mercado. E antes de pensar que isso não é pra você, saiba que entender o mercado em que atua pode ajudar a faturar mais e conquistar um público fiel.

Nesse artigo, aprenda a importância da pesquisa de mercado para o empreendedor e como fazer uma!

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Pesquisa de mercado

O que é pesquisa de mercado?

É um estudo feito a partir da coleta de dados. Essas informações podem vir dos clientes, colaboradores internos ou, até mesmo, do mercado como um todo.

Os dados são analisados de acordo com um determinado objetivo e ajudam a definir quais os próximos passos e atitudes a serem tomadas.

Por que sua empresa deve fazer?

Fazer uma pesquisa de mercado permite que o empreendedor saiba se o caminho que ele planejou é a melhor opção naquele momento. Por exemplo, ele pode descobrir em uma pesquisa de hábitos de consumo que o público dele usa delivery às segundas.

Dessa forma, ele pode trocar a promoção que fazia na terça para segunda, aumentando o número de pedidos e melhorando o faturamento.

Veja o passo a passo para fazer a sua Pesquisa de Mercado!

Confira o passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado!

1. Defina o objetivo

Que pergunta você pretende responder com a pesquisa? Essa resposta é o objetivo. 

Por exemplo, “quero vender para jovens, será que eles vão comprar meu produto?”. Então, é necessário fazer uma pesquisa de hábitos de consumo para saber se o que você produz está na rotina dos mais novos.

2. Defina o público-alvo e amostragem

O público-alvo é aquele que deve responder as perguntas e a amostragem é a quantidade de pessoas que vão ser perguntadas ao longo do tempo.

No caso acima, o público-alvo são os jovens. Já a amostragem pode ser definida de acordo com a exatidão que pretende ter dos resultados.

3. Elaboração do roteiro

Defina quais são as perguntas que serão feitas. Elas devem ser simples, diretas e imparciais.

Uma boa dica é testar as perguntas em um público menor, talvez internamente.

4. Realização da pesquisa

É hora de “ir pra rua”. Defina como as perguntas serão feitas para o público. Pode ser com uma pessoa na porta da loja ou através de formulário online ou redes sociais.

5. Análise de resultados

Pegue as questões, reúna as informações e é hora de começar o trabalho! Isso mesmo, agora é que começa a transformação de dados em inteligência.

Por exemplo, se você teve 80% de resposta de que os jovens consomem um produto similar ao seu, sabe que pode investir nesse caminho. Procure extrair o máximo possível dos dados.

Confira as vantagens que ela traz para o seu negócio!

Se está se perguntando porque deveria investir em uma pesquisa de mercado na sua marca, aí vão 5 motivos.

Conhecer melhor o público

Entendendo quem é o cliente e como ele se comporta, fica mais fácil oferecer o que ele busca.

Dimensionar o mercado e entender concorrentes

Com as pesquisas de mercado, é possível identificar “buracos” que ninguém está preenchendo e conquistar mais compradores.

Mais dados para a tomada de decisão

Nada de definir estratégias com base em achismos. A pesquisa de mercado vai te dar dados para saber qual caminho seguir.

Testar viabilidade de novos produtos e serviços

Antes de investir dinheiro em um novo produto ou serviço, é preciso saber se ele será bem aceito e consumido. A pesquisa de mercado te ajuda a não gastar dinheiro sem saber o retorno.

Identificar oportunidades e desenvolver melhorias constantes

Com pesquisas de mercado, é possível identificar pontos que o negócio precisa desenvolver. Isso vale para o ambiente interno e externo.

Tipos de pesquisa de mercado

Como citado, as pesquisas de mercado podem ser feitas com diferentes públicos:

  • clientes regulares;
  • colaboradores internos;
  • público-alvo;
  • clientes em potencial.

E cada tipo de pesquisa falará com pessoas específicas. Veja os principais tipos, quando e como elas funcionam.

Hábitos de consumo

Esse tipo de pesquisa é focado nos hábitos de compra dos consumidores. 

Por exemplo: uma loja de produtos de cabelo pode descobrir que o público sempre compra shampoo e condicionador juntos.

Neste caso, vai ajudar a marca a criar kits promocionais ou, até mesmo, mudar os produtos de lugar na prateleira, atraindo mais compradores.

Quando fazer? Use a pesquisa de hábitos de consumo quando estiver planejando incluir novos itens no catálogo, preparando um lançamento ou promoção.

Força de marca

Como o próprio nome sugere, neste tipo de pesquisa o foco é a marca e não a compra. Neste caso, o resultado da pesquisa pode mostrar o posicionamento da empresa perante os concorrentes.

Por exemplo: os clientes podem apontar determinada loja como cara, quando comparado com outras. Muitas vezes, o preço pode ser o mesmo, mas a percepção que o cliente tem é outra.

Quando fazer? Não precisa ter um momento especial para saber o que os consumidores pensam da marca e como eles a veem, mas é bom saber que o resultado pode levar a um rebranding, ou seja, uma mudança de posicionamento da marca.

Satisfação dos clientes

Essa é bem auto-explicativa, certo? A pesquisa de satisfação do cliente é focada diretamente na relação entre a marca e o consumidor.

Por exemplo: se foi identificado que poucos compradores retornam para uma segunda compra, é hora de fazer uma pesquisa de satisfação. Talvez o problema seja o produto, mas também pode ser o atendimento.

Quando fazer? Use a pesquisa de satisfação constantemente no negócio para mapear eventuais problemas ou pontos a serem melhorados.

Satisfação dos colaboradores

Esse tipo de pesquisa vai olhar para dentro. Ela é destinada para aqueles que trabalham na empresa e vai identificar se seguem motivados ou se estão insatisfeitos com o trabalho.

Por exemplo: em um formulário anônimo respondido por todos, é possível identificar que a região oferece poucas opções de comida. Assim, dá pra investir em uma cozinha para os funcionários.

Quando fazer? Não há um momento exato para avaliar o nível de felicidade dos colaboradores, mas caso esteja percebendo uma alta rotatividade ou problemas de atendimento, pode ser uma boa ideia!

Quais são as melhores ferramentas para facilitar sua pesquisa?

Atualmente, há ferramentas gratuitas e pagas que podem auxiliar durante todo o processo de realização da pesquisa. Veja algumas delas:

  • Google Trends: ótimo para entender como as pessoas estão fazendo pesquisa no Google;
  • Buzzmo: ferramenta para analisar o conteúdo do concorrente e saber quando ele posta;
  • Typeform: crie formulários para enviar aos consumidores;
  • SurveyMonkey: também para criar formulários, mas com templates prontos;
  • Opinion Box: empresa brasileira que te deixa criar uma pesquisa completa na ferramenta.

E para quem é cliente PagSeguro, o PagVendas te dá as informações que você precisa para começar a conhecer o seu público.

O cadastro, que pode ser feito direto na maquininha, fica sincronizado na conta. Na hora de fazer uma pesquisa de satisfação com o consumidor ou quando quiser saber mais sobre os hábitos de compra, pode usar esses dados para enviar mensagens.

O PagVendas é um sistema completo de gerenciamento de negócios que agiliza processos para te deixar livre para investir o tempo naquilo que realmente é necessário.

PagVendas: reúna informações dos clientes!