Saiba como utilizar a proposta de parceria para o seu negócio crescer ainda mais

Resumo do texto

  • Entenda o que é a proposta de parceria;
  • Saiba o passo a passo para desenvolver uma proposta de parceria;
  • Confira algumas dicas para escolher um bom parceiro para os negócios.

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Para superar todos os obstáculos do empreendedorismo, muitas vezes, é preciso recorrer a outras empresas ou pessoas para ajudar. Por isso, é tão importante saber como fazer uma proposta de parceria. 

Seja para etapa de entrega, divulgação ou exposição do produto, as parcerias podem ser aquele empurrãozinho que falta para que o seu empreendimento chegue a um novo patamar.

Veja como escolher um bom parceiro e como apresentar uma proposta formal para que seu negócio tenha parcerias de sucesso!

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Você sabe o que é uma proposta de parceria?

Uma proposta de parceria é um convite formal para que duas empresas juntem forças em busca de mais vantagens para os dois lados.

Por exemplo, uma pequena confeitaria pode fazer uma proposta de parceria para um restaurante expor seus doces perto do caixa. O pequeno empreendimento ganha um novo ponto de venda e o restaurante tem mais um item para oferecer à clientela e ganhar uma porcentagem.

Vantagem de fazer parcerias com outras empresas

A partir de parcerias com outras empresas é possível incluir serviços que o seu negócio ainda não consegue realizar, expandir o alcance e baratear o processo de produção.

Unindo forças, os dois negócios podem ter mais lucro, alcance e sucesso!

É hora de preparar uma proposta de parceria! Veja como!

Para que a proposta de parceria tenha valor, ela precisa ser formalizada. Ou seja, é preciso criar um documento que apresente todas as informações importantes sobre essa união.

Saiba o que busca com a parceria

É importante entender o que a sua companhia está buscando. O objetivo da parceria pode ser aumentar o alcance, minimizar custos de produção ou ter um novo ponto de vendas.

Exemplo: uma produtora de cerveja pode propor uma parceria com uma fábrica para acelerar o processo de engarrafamento do líquido em troca de participação nas vendas.

Tenha uma lista com o nome das empresas que pretende fazer parceria

É hora de listar quais empresas podem dar conta do que você precisa. Nesta etapa, pesquise tudo que puder sobre um possível parceiro. Verifique também se alguma das marcas faz parceria com algum concorrente!

Mostre o que a sua empresa pode oferecer e como os dois lados vão ganhar

Em uma parceria, os dois lados tem que sair ganhando. Por isso, mostre que sua empresa também tem o que oferecer! 

Apresente uma proposta por escrito

É preciso deixar tudo por escrito e formalizado. Neste documento, apresente os negócios envolvidos, o que cada uma vai oferecer e como cada um vai receber sua parte.

Veja como é um modelo de proposta de parceria

Não sabe como começar uma proposta de parceria formal? Então veja o modelo abaixo e preencha com as informações necessárias!

MODELO DE PROPOSTA DE PARCERIA 

DADOS

Deslize para mais informações
Nome da empresa:
Site:
Redes sociais:
E-mail:
Telefones para contato:
Endereço:
Nome do Responsável:
CNPJ:

PROPOSTA

Deslize para mais informações
Apresentação: fale da sua empresa, o que você vende, se é um negócio físico ou online, há quantos anos ele existe, quantos funcionários você tem, seu faturamento mensal e etc.
Proposta: explique porque você quer fazer essa parceria, qual seu objetivo e porque escolheu essa empresa para entrar em contato.
Ações: como será feita a parceria: definir o que cada empresa vai fazer, em quanto tempo será feito, onde vai acontecer (loja física ou virtual, site, redes sociais e etc).
Vantagens: quais as vantagens sua empresa e a empresa parceira terão: pode ser aumento nas vendas, diminuição dos custos ou divulgação dos produtos.
Período: quanto tempo vai durar a parceria (semanas, meses ou anos).
Exemplos de parcerias feitas: se já tiver feito outras parcerias diga com qual empresa foi, quanto tempo durou e como ajudou os dois lados a atingir os objetivos.
Preço: quanto em dinheiro cada parte vai investir na parceria.

Entenda alguns tópicos que não podem faltar no documento, como:

  • Apresentação da empresa: aproveite para falar os seus pontos positivos;
  • Proposta: mostre porque as empresas devem se unir;
  • Ações: pontue o que cada uma vai fazer, onde vai acontecer e como;
  • Vantagens: quais os benefícios que cada parte vai ter;
  • Período: apresente por quanto tempo essa parceria vai durar.

Saiba como escolher o melhor parceiro para o seu negócio

Escolher o parceiro ideal para o seu empreendimento vai além do ganho financeiro. Por isso, algumas práticas podem ajudar na hora de escolher a parceria perfeita:

  • Verifique a reputação do novo local;
  • Estude concorrentes indiretos e pense se eles não podem se tornar parceiros. Se não pode vencê-los, una-se a eles, certo?
  • Explore a sua rede de contatos e procure conhecer novas empresas.

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Se escolher um parceiro e fazer uma proposta de negócio tem diversas fases, a decisão na etapa de pagamentos é super simples!

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