Como fazer o saque do FGTS? Confira o passo a passo

 

Resumo do texto

Abra uma conta grátis no PagBank!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito fundamental dos trabalhadores brasileiros. Criado para proporcionar uma reserva financeira em situações como demissões sem justa causa, aposentadoria ou aquisição de imóvel, ele não está disponível para saque a qualquer momento. Por isso, é importante saber como fazer o saque do FGTS.

Frequentemente, as pessoas enfrentam dificuldades para utilizar esse recurso de forma prática. No entanto, com a digitalização dos serviços, realizar o saque do FGTS tornou-se mais simples. Neste guia, explicaremos como acessar esse benefício, em quais circunstâncias é possível retirar os valores e como transferi-los para a conta do PagBank.

Retomando, o que é o FGTS?

O FGTS foi criado para proteger o trabalhador em situações específicas, como demissão sem justa causa ou compra da casa própria. Ele é formado por depósitos mensais realizados pelo empregador em nome do funcionário, correspondendo a 8% do salário bruto do colaborador.

Os valores acumulados pertencem ao trabalhador e podem ser sacados em situações previstas em lei, as quais detalharemos a seguir. Dependendo do motivo e da modalidade, o saque pode ser total ou parcial.

Para se aprofundar no que é e como funciona o FGTS, confira nosso conteúdo exclusivo!

Quando é possível fazer o saque do benefício?

O saque do FGTS é permitido em diversas situações estabelecidas pela legislação. Abaixo, destacamos os principais casos em que o trabalhador pode acessar os valores:

Se você se encontra em uma dessas condições, o próximo passo é entender como realizar o saque do FGTS.

Como fazer o saque do FGTS na conta?

Você pode transferir o valor do FGTS para sua conta de maneira prática e rápida. Assim, consegue ter mais liberdade para movimentar o dinheiro como preferir. Seja no saque-rescisão ou no saque-aniversário, basta seguir as etapas abaixo para realizar a operação:

  1. Acesse o aplicativo FGTS e clique em “Conta bancária para saque do FGTS”;
  2. Caso não tenha uma conta cadastrada, adicione as informações;
  3. Agora, vá em “Solicite seu saque 100% digital”;
  4. Selecione por qual motivo você vai retirar o valor;
  5. Siga os próximos passos apresentados no aplicativo;
  6. Após a confirmação, o valor será transferido para a conta informada em até 5 dias úteis.

Quem é cliente PagBank, por exemplo, pode usar o dinheiro do FGTS para deixar rendendo na conta ou até mesmo usar uma das opções de investimento disponíveis. Clique aqui e saiba mais!

Dicas para usar o dinheiro do FGTS

O Fundo de Garantia foi criado, inicialmente, para dar suporte em momentos difíceis, como demissão sem justa causa, por exemplo. Porém, transferir o saldo do FGTS pode ser uma escolha estratégica para quem precisa de dinheiro em mãos. 

Para te ajudar, trouxemos algumas dicas de como usar o dinheiro do saque do FGTS.

Quitar dívidas com juros altos


Ninguém gosta de ter dívidas, certo? Então, essa é uma das situações em que o saque do FGTS pode ser uma grande ajuda. Se for o seu caso, escolha pagar primeiro aquelas que possuem taxa de juros mais altas.

Emergências 

Um cano estourou e, de repente, você precisa reformar todo o banheiro da casa. Se você não tiver uma reserva de emergência para esses momentos, o dinheiro do saque do FGTS surge como uma possibilidade. Assim, você não precisa fazer empréstimos com altas taxas de juros ou usar todo o limite do cartão de crédito.

Novos projetos

Outra possibilidade para usar o seu saque FGTS é a realização de novos projetos. Seja começar um negócio, planejar uma festa de casamento, pequenas reformas ou uma viagem em família, esse dinheiro pode ser útil e ainda evitar o uso de outras linhas de crédito com juros mais altos.

Você pode antecipar o saque-aniversário do FGTS. Saiba mais!

O saque-aniversário permite retirar anualmente parte do saldo do FGTS. No entanto, antecipando o saque-aniversário, você pode receber imediatamente o valor que levaria anos para retirar. No PagBank, é possível adiantar até 10 anos!

Essa antecipação é ideal para quem busca recursos imediatos com taxas competitivas e sem burocracia. O processo é realizado pelo aplicativo, com total transparência. E tem mais: o pagamento das parcelas é feito a partir de retiradas automáticas do saldo FGTS. 

Saiba mais sobre a antecipação do Saque-Aniversário com o PagBank!