Saiba como investir em Commodities e conheça as vantagens

Resumo do texto

  • Saiba como investir em commodities;
  • Conheça 4 formas de fazer investimentos em commodities;
  • Entenda as vantagens e desvantagens de investir em commodities.

 

Com o mercado em alta, investir em commodities têm sido uma boa opção para diversificar a carteira e ter bons ganhos. Mas você sabe o que são commodities e como investir nesse mercado? 

Commodities são bens que não passaram por nenhum grande processo de mudança e se encontram em estado bruto. Podemos dizer que uma commodity é quase uma matéria prima. Entenda como funciona com esse exemplo:

O café (matéria prima) é colhido e logo depois é entregue para a fábrica, que faz todo um procedimento para que o produto final chegue até a prateleira do mercado. Nesse caso, o café em seu estado natural é uma commodity. Mais simples do que parece, não é?

Neste post, você vai descobrir como funcionam as commodities e porque investir nesse mercado pode ser uma boa oportunidade para fazer o seu dinheiro render.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Saiba como Investir em Commodities

Quais são os principais tipos de commodities?

As commodities são divididas em quatro categorias:

  • Commodities agrícolas: café, soja, milho, laranja, trigo, açúcar e algodão;
  • Commodities financeiras: dólar, euro, real;
  • Commodities energéticas: geração de energia e créditos de carbono;
  • Commodities minerais: petróleo, ouro, minério de ferro, etanol e gás natural.

A produção e distribuição dessas commodities são fortemente influenciadas pela economia e política mundial. Um exemplo disso é a crescente alta no preço desses bens nos últimos meses.

Segundo informações do Instituto Econômico de Economia Aplicada (Ipea) dois fatores têm contribuído para as últimas transformações no comércio mundial de commodities:

  • Mudanças climáticas e outros fenômenos naturais como a La Niña; 
  • Guerra entre a Rússia e a Ucrânia – que comprometeu a distribuição de trigo e petróleo, por exemplo. 

Esses fatores contribuíram para que um desequilíbrio entre a oferta e demanda – que já vinha ocorrendo antes da pandemia – fosse ainda maior. O resultado disso? Aumento generalizado nos preços dos produtos e serviços em todo o mundo. 

Saiba como investir em Commodities!

Recentemente houve um aumento de 4,7% no número de investimentos de pessoas físicas na Bolsa brasileira. Alguns especialistas acreditam que esse crescimento está relacionado com a alta no preço das commodities.

Quer fazer parte desse movimento? Saiba que existem algumas formas de investimento indireto em Commodities, ou seja, você pode comprar ações e outros ativos equivalentes de empresas produtoras. Aprenda um pouco mais sobre essas aplicações:

Investimento em ETF (Fundos de Índice)

Uma boa opção para quem tem interesse em investir em commodities são os ETFs (Fundos de Índice) –que replicam índices atrelados nesse segmento.

Investimento em BDRs (Bolsas estrangeiras)

Outra possibilidade, é aplicar em BDRs (Brazilian Depositary Receipts) –  recibos de ações ou outros ativos listados em bolsas estrangeiras, mas que podem ser negociados na Bolsa brasileira.

Investimento em Ações das empresas na Bolsa (B3)

Investir em ações das empresas produtoras também é uma forma de se expor no mercado. No Brasil, podemos encontrar muitas opções. Boa parte delas fazem parte do IMAT – índice que reúne ações de companhias que atuam com materiais básicos.

Conheça as vantagens e desvantagens de investir em empresas de commodities!

Vantagens de investir em empresas de commodities

Investir em ações de produtoras de commodities pode ser uma boa forma de diversificar a carteira e potencializar os ganhos, pois são empresas que ajudam a fortalecer a economia e o consumo nacional e internacional.

Uma das maiores vantagens de investir em empresas de commodities está no fato de que não há necessidade de entrega física desses bens. Isso quer dizer que você não precisa ser um produtor para investir nesses ativos. 

Além disso, as commodities representam as matérias primas indispensáveis para a manutenção da vida e o giro da economia. Em geral, é um mercado seguro em relação ao retorno do investimento. 

Desvantagens de investir em empresas de commodities

Como vimos lá no início, as commodities são frequentemente afetadas por condições climáticas, econômicas e políticas. 

Essa é uma das maiores desvantagens em investir em empresas desse setor, já que o impacto desses fatores nem sempre são previsíveis.

Além disso, a procura pelas commodities passa por longos períodos de alta e baixa, o que influencia diretamente no preço das ações de empresas desse setor. Isso pode ser um problema para o investidor, sobretudo para quem não entende os ciclos das commodities e os movimentos deste mercado.

Sendo assim, se alguém decide aplicar em ações de uma companhia de petróleo, por exemplo, precisa estudar e conhecer melhor como funciona esse mercado para saber lidar com as variações dos preços desses ativos sem se desesperar.

Comece a investir em Renda Variável com o Home Broker PagBank

Agora que você já sabe como investir em commodities e quais são as vantagens, que tal conhecer todas as opções de investimentos do PagBank? 

Veja como é fácil investir em renda variável no super app com o Home Broker:

  1. No super app clique na aba “Produtos e Investimentos”;
  2. Clique em “Investimentos”;
  3. Depois em “Investir”;
  4. Selecione “Renda Variável”;
  5. Clique em “Alocar Saldo” e digite o valor que você quer investir. Esse valor será transferido do seu saldo da conta PagBank para o saldo alocado no Home Broker;
  6. Seu saldo da conta PagBank será alocado no Home Broker com sucesso;
  7. Clique em “Acessar Home Broker”;
  8. Crie uma senha eletrônica de 6 dígitos, que precisa ser diferente da senha que você abre o super app;
  9. Pronto! Agora é só escolher a ação e investir.

Confira todas as opções de investimentos do PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”