Confira como funcionam as fases do Open Banking

Resumo do texto

  • Saiba quais são as diferentes fases do Open Banking;
  • Entenda o que acontece em cada etapa de implementação;
  • Conte com um banco parceiro para cuidar das suas finanças.

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Se você já ouviu falar do Open Banking, sabe que o sistema está chegando no Brasil. E para que isso aconteça é necessário que as instituições financeiras e seus clientes passem por algumas etapas.

De modo geral, os diferentes estágios de implementação permitem que as Instituições Financeiras conheçam melhor os seus clientes para melhorar as ofertas de produtos e serviços

Quer entender melhor como funciona cada fase? Confira a seguir e esteja preparado para esta mudança!

Conheça as fases do Open Banking e o que muda em cada estágio

De acordo com o Banco Central, serão 4 fases do Open Banking para que ele comece a entrar em atividade, cada uma delas com diferentes datas de início. 

O objetivo do sistema é tornar a experiência dos clientes com as instituições financeiras mais transparente e personalizada, mudando assim a forma como os serviços e produtos são oferecidos.

Entenda melhor o que está sendo feito em cada etapa.

Etapa 1: Informações sobre produtos e serviços (início 01/02/2021)

Nesta primeira fase o público-alvo foram as instituições financeiras participantes do Open Banking. Elas disponibilizam ao público os dados sobre canais de atendimento, serviços e produtos que oferecem aos seus clientes.

Aqui, os dados dos clientes ainda não foram compartilhados.

Etapa 2: Compartilhamento de dados entre as instituições (início 13/08/2021)

Nesta fase do Open Banking, planejada para começar em agosto, é quando o cliente passa a autorizar o compartilhamento das informações entre as instituições.

São dados relacionados ao cadastro (como RG, CPF, entre outros) e também sobre contas correntes, cartões e operações de crédito.

Lembrando que esse compartilhamento só acontece com permissão e pode ser desfeito a qualquer momento.

Etapa 3: Compartilhamento de serviços (início 29/10/2021)

Prevista para ser feita até o final de outubro, esta é a fase em que os clientes vão começar a acessar serviços financeiros por canais diferentes dos oferecidos pelos bancos.

Etapa 4: Fase de expansão (início em 15/12/2021)

Nesta fase do Open Banking outros produtos como câmbio, investimentos e seguros passarão a fazer parte do conjunto de informações que poderão ser compartilhadas via Open Banking.

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