Fazer promoções é uma das melhores maneiras de atrair clientes. As ações podem aumentar o valor do tíquete médio das compras, fidelizar os consumidores e eliminar produtos que estão parados no estoque.
Essa estratégia exige planejamento, pois fazê-la de qualquer maneira pode colocar seu caixa no vermelho. Lembre-se, uma boa promoção é aquela em que loja e clientes saem ganhando.
Confira algumas dicas que preparamos para você:
Fique olho na margem de contribuição
Liste a margem de contribuição de cada produto que você comercializa, assim é possível saber o limite de desconto que você pode dar, sem comprometer seus lucros.
Temos um exemplo: Imagine que você venda camisetas esportivas por 110 reais. No entanto, ela tem um custo de produção de 60 reais. Nesse caso, a sua margem de contribuição é de 50 reais (45%) para cada unidade vendida.
Se a sua intenção é eliminar produtos encalhados no estoque e atrair mais clientes, pode dar um desconto dentro da sua margem de contribuição. Caso dê um desconto de 50 reais, a sua loja fica no zero a zero e não obtém lucro.
Negocie melhores preços com fornecedores
Uma maneira de diminuir o preço dos seus produtos é negociar melhores preços com fornecedores. Às vésperas de datas comemorativas, entre em contato com eles para tentar adquirir os produtos por um valor inferior.
Voltando ao exemplo da camiseta esportiva. Caso consiga negociar um preço melhor com o fornecedor, você pode diminuir o custo de produto para 35 reais. Aí, para o consumidor final, você pode vender por 85 reais. Nesse caso, você mantém a sua margem de contribuição em 50 reais, mesmo diminuindo o valor final do produto.
“Pague 2, leve 3”
Na compra de três produtos da mesma categoria, você paga os dois de maior valor, ou seja, o terceiro sai de graça. Com isso, você atrai mais clientes e seu estoque tem um giro mais rápido.
Kits de produtos
Faça kits de produtos relacionados por um preço melhor do que os vender separadamente. Combine produtos que tenham muita procura com os que tenha pouca saída.
Seu cliente gosta de parcelar as compras
Segundo pesquisas, cerca de 79% dos brasileiros parcelam suas compras. Vale lembrar que compras parceladas implicam cobrança de taxa extra que, normalmente, é repassada ao consumidor.
Se você utiliza o PagSeguro para vendas presenciais ou online, é possível assumir as taxas mensais com o “Parcelamento Vendedor”. Aqui, você tem flexibilidade e pode configurar esse tipo de parcelamento para assumir apenas os três primeiros meses. Nesse caso, o consumidor paga a taxa mensal a partir da quarta parcela.
Não exagere com as promoções
O recomendável é aplicar descontos em momentos estratégicos, como em datas comemorativas. Para que as promoções continuem sendo atrativas, devem ser ações esporádicas.
Acesse PagSeguro e conheça soluções pensadas para o seu tipo de negócio.