Economicamente estamos vivendo um momento muito complicado por conta da Covid-19. E uma das coisas que muitos empreendedores já ouviram são aqueles especialistas em negócios dizendo que no meio da crise surgem as oportunidades.

Eles não estão errados. Uma delas você pode colocar em prática agora mesmo e está na produção das máscaras de proteção. A grande questão é que todo mundo fala sobre oportunidades, que é possível encontrar modelos de máscaras para produzir, mas…. E as vendas?

Não basta saber apenas como fazer as máscaras, é preciso saber vendê-las!

Espalhar a novidade sobre a produção deste artigo de proteção é tão importante quanto fazê-las. No post de hoje, vamos além do básico.

Aprenda como divulgar o seu trabalho de maneira simples e eficiente para ajudar as pessoas a garantirem uma máscara de proteção feita por você. Aproveite para entender como divulgar sua produção e faturar ainda mais com as vendas. 

Faça um perfil nas redes sociais

Você sabia que algumas pesquisas demonstraram que, no Brasil, mais de 90% das empresas estão presentes nas redes sociais e que mais de 60% acreditam que os perfis têm um papel fundamental para os resultados?

Isso significa que mais e mais empreendedores estão percebendo que usar a internet é uma ótima maneira de aumentar a divulgação de seus produtos de um jeito bem simples, sem precisar criar um site ou algo do tipo.

Além de você não ter que gastar nada, criar um perfil comercial nas redes sociais como Facebook e Instagram é uma maneira super simples de informar muitas pessoas sobre os seus produtos. 

E não se esqueça que, no caso de redes como o Facebook, existem recursos especiais para o comércio, como o caso “Marketplace”. Trata-se de uma espécie de grande grupo no qual é possível ofertar seus produtos e escolher para quais localidades você está vendendo. Ou seja, é uma ferramenta para aproximar clientes e empreendedores de um jeito bem interessante e produtivo.

Utilize os principais recursos de cada rede social

Agora, vamos focar em quais recursos você pode usar nas duas principais redes sociais recomendadas para os pequenos empreendedores, que são o Facebook e o Instagram.

Instagram

O Instagram é uma rede focada em imagens, por isso, é essencial que você produza fotos, faça alguns vídeos e capriche nas legendas das suas publicações para apresentar detalhes do seu produto, ou até mesmo os preços. 

Mas lembre-se que no Instagram tudo é muito rápido, as pessoas veem as postagens de uma forma muito ligeira, por isso, vale fazer boas fotos, não carregar suas imagens com vários filtros para não “mascarar” demais as fotos e, claro, usar o stories.

Os usuários do Instagram gostam muito dos stories, até mais do que as postagens do feed, por isso, é fundamental utilizar esse recurso. E ele é bem interessante! Você pode contar histórias, fazer uma divulgação bem divertida e atraente para seu produto, tudo bem rapidinho e de forma intuitiva. 

 

Facebook

Além do “marketplace” do Facebook, você pode utilizar a sua linha do tempo para postar fotos e preços dos produtos, e, assim como no Instagram, é possível criar stories. Como esse tipo de comunicação é feita para ser curta, objetiva e bem simples, basta fazer algumas fotos e vídeos, divulgar os preços e o seu contato. 

Não se esqueça que o Facebook tem muitos grupos, inclusive de vendas locais. A rede social tem um recurso que permite buscar grupos. Basta inserir o nome da sua cidade ou bairro para visualizar quais grupos estão ativos, e certamente você vai encontrar algum grupo de vendas, trocas e divulgações. 

É muito interessante entrar nesses grupos para se aproximar dos clientes, conhecer novas pessoas que podem se interessar pelas suas máscaras e, claro, fazer a divulgação da sua produção.

Na hora de criar as imagens, não deixe de conferir nossa coleção de arquivos editáveis! Baixe, insira as fotos e divulgue de uma maneira mais profissional!

Se possível, faça alguns anúncios!

Não se esqueça que os perfis de empresas – tanto no Instagram como no Facebook – têm à disposição as ferramentas de anúncios, que são bem úteis para aumentar a quantidade de pessoas que vão visualizar suas postagens, tanto na timeline quanto nos stories.

E não se preocupe com os valores. É possível fazer uma grande divulgação gastando bem pouco. Ou seja, é uma ferramenta com um ótimo custo-benefício!

Vá além das vendas e crie conteúdos e informações para convencer os consumidores

Nas redes sociais, nem tudo se resume à divulgação de produtos como estratégia para vender suas máscaras. Já pensou em se transformar em uma espécie de autoridade neste assunto?

Para isso, é preciso apresentar informação relevante e com fontes confiáveis aos consumidores. Quer uma dica legal? Comece falando sobre a obrigatoriedade no uso de máscaras em algumas cidades e dê algumas orientações para seus potenciais clientes, tais como:

  1. Como lavar suas máscaras;
  2. Como são feitas as máscaras de proteção;
  3. Quais os melhores tecidos para produção;
  4. Importância de dar máscaras para as crianças;
  5. Porque é importante ter mais de uma máscara.

Nós separamos aqui um conteúdo bem completo sobre cuidados de higiene e uso de máscaras. Vale dar uma olhada para conhecer ainda mais sobre este assunto. 

Esse tipo de informação, ao ser compartilhada com as pessoas pelos seus perfis nas redes sociais, vai fazer com que você seja visto como alguém que realmente entende do assunto e, por essa razão, vai atrair pessoas interessadas em conhecer a sua produção. 

 

Use o WhatsApp para vender com praticidade e rapidez

O WhatsApp é mais do que um app para conversar com seus amigos e parentes. Ele tem uma versão voltada para negócios, chamada WhatsApp Business, através da qual você pode cadastrar o número dos seus clientes e fazer listas de contatos para distribuir informações e ofertas facilmente.

Usando a plataforma, você pode apresentar fotos, preços e detalhes sobre as máscaras que está produzindo, e, claro, contar o PagSeguro na hora das vendas. Uma das melhores opções é usar o Link de Pagamento, que tem um prazo de recebimento bem rápido. Bastam apenas dois dias para receber o valor na sua conta PagBank. Confira o vídeo abaixo:

 

O Link de Pagamento permite que você envie um link via WhatsApp — ou outros apps de conversa, como o do Facebook e as mensagens do Instagram — para seus clientes. Em seguida, basta o consumidor acessar o link, fazer o pagamento e pronto. Venda garantida, dinheiro na conta rapidinho. Agora, basta entregar o produto.

E em tempos de cuidados com o contágio, você pode fazer as vendas presenciais sem precisar que seus clientes encostem nas maquininhas. Isso pode ser feito usando a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) ou através do QR Code gerado pelo PagBank.

Dicas para a produção e vendas

Como as máscaras de pano estão sendo recomendadas para a população por ordens da OMS, Ministério da Saúde e ANVISA, você tem uma boa oportunidade de fazer modelos bem legais, afinal, a quantidade de tecidos e estampas são muitas.

Faça máscaras com modelos diferentes, focadas em diferentes públicos (infantil, máscaras com símbolos de times de futebol, usando estampas da moda, etc.) para atrair mais e mais interessados. Hoje, por mais que elas sejam um item de segurança, é inegável que as pessoas querem conciliar proteção com um pouco de estilo.

Capriche nas imagens de divulgação

Uma coisa é fato: quanto mais capricho você tiver com as fotos e vídeos que fizer dos seus produtos, maiores serão as chances de atrair as pessoas e fazer com que seu produto se destaque. 

No momento de pensar na divulgação, não se esqueça de escolher um lugar iluminado para tirar as fotos, crie um ambiente bonito para a apresentação. Às vezes, um simples lençol branco ao fundo já ajuda bastante na composição!

Monte kits de máscaras

As máscaras não são itens caros, nem para produzir e nem para quem compra. Por isso, é possível que seus clientes queiram comprar mais de uma — inclusive, a recomendação é ter mais de uma máscara. 

Aproveite para montar kits com máscaras para adultos, kits para crianças ou então para presentear a família inteira. Dessa forma, é possível que você consiga fazer aquilo que os especialistas em vendas chamam de upselling, que nada mais é do que convencer seu cliente a comprar mais produtos

Então capriche na criatividade. Muitas vezes, um simples laço já caracteriza um presente.

Fique de olho nos preços

Neste momento, você vai encontrar diversas pessoas vendendo máscaras, e o ideal para conseguir fazer vendas é ficar de olho nos preços que estão sendo usados por esses empreendedores.

Analise qual o tipo de tecido e a qualidade das máscaras que estão sendo vendidas para ter uma noção de quanto você vai cobrar nos seus produtos. E não se esqueça que alguns modelos, como os de dupla face e tecido de algodão, são mais caros que os modelos feitos com tecido TNT, que é mais frágil.

Esse exercício de analisar o preço da concorrência deve ser seguido sempre, tanto agora — em um mercado que está cheio de competidores — quanto em outros momentos. Fazer uma pesquisa de preços é essencial para seu negócio estar coerente no mercado. 

Não se esqueça do “boca a boca”

O poder da divulgação boca a boca é gigante! Aproveite para divulgar sua produção de máscaras para as pessoas próximas, converse com seus amigos e parentes e peça uma força na divulgação

Tudo isso ajuda muito a aumentar a quantidade de pessoas cientes dos seus negócios. Além do mais, as máscaras estão se tornando indispensáveis, mas muita gente não sabe nem por onde começar a procurar. 

Peça aos amigos e parentes para divulgarem, mas não se esqueça de pedir aquela força para os compradores. De um jeito bem educado, não há nada de errado em falar algo como “conte para seus amigos que estou fazendo máscaras”. Se o seu produto é bom, pode ter certeza de que a divulgação entre os clientes e pessoas próximas vai ser muito boa para as suas vendas

Pronto para começar a vender suas máscaras? Então, que tal baixar uma coleção de arquivos editáveis que o PagSeguro PagBank criou para ajudar na sua divulgação pelas redes sociais? É só acessar este link, fazer o download, inserir as fotos das suas máscaras em cada modelo e divulgar nas suas redes sociais.