SEO para e-commerce: veja como atrair mais clientes com essas dicas

Resumo do texto

  • O que é SEO e como ele interfere nas pesquisas do Google?;
  • Veja como usar as técnicas de SEO para e-commerce;
  • Será que devo investir em SEO? Sim! Saiba o porquê.

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Sabia que mais de 88% das pessoas que fazem alguma pesquisa no Google não saem da primeira página? Você mesmo quando pesquisa algo chega até a segunda página? Quase nunca, né?

Agora, imagine o site do seu negócio aparecendo entre os primeiros resultados do Google gratuitamente. Isso significa impactar mais clientes e aumentar as chances de vendas com as técnicas de SEO para e-commerce! 

Confira nossas dicas e saiba como colocar em prática!

Confira Algumas Dicas de SEO para E-Commerce

O que é SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization”, que em português quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”. Ou seja, é o que você pode fazer no seu site para que ele apareça na primeira página do Google.

Mas antes, vamos entender como funciona essa pesquisa do Google. De forma simplificada, ele procura os melhores links na internet que possam responder aquilo que foi pesquisado.

Então, se alguém procurar por “bola de futebol”, ele vai vasculhar em todos os sites que ele conhece e procurar por esse termo ou o mais próximo possível. Fique com isso em mente, porque tem tudo a ver com o SEO.

Elementos do SEO e como eles aparecem no Google

O SEO para e-commerce tem alguns elementos básicos, que podem ser aplicados em todos os tipos de site, não só nas lojas virtuais. A maior parte deles é relacionado com o conteúdo, ou seja, com o texto escrito. Vamos ver alguns:

  1. Título: o título da página deve conter a palavra-chave principal e ter, no máximo, 60 caracteres (letras + espaços)
  2. URL: o endereço da página deve descrever o que existe nela. Por exemplo, prefira www.nomedosite.com.br/produto/bola-futebol do que www.nomedosite.com.br/p=1234/
  3. Tempo de permanência na página: após o clique no link, o Google consegue avaliar quanto tempo o usuário ficou na página, quanto maior, melhor!
  4. Tempo de carregamento: quanto tempo sua página demora para abrir? quanto mais rápido for, melhor para o Google.

Por fim, vamos falar de um item que não influencia na ordem de resultado do Google, mas torna o seu site mais atraente para o usuário:

  • Descrição: é aquele pequeno trecho que aparece embaixo do título na página de resultados do Google. Use esse espaço para resumir o conteúdo e colocar uma chamada para ação convidativa, como “Veja mais” “Saiba como” “Compre aqui”.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos ver como aplicar esses critérios na sua loja virtual.

SEO para e-commerce: veja como usar no seu negócio

O que pode ser feito para seu site subir de posição no ranking do Google:

Pense nas palavras-chave e categorias

Lembra que falamos do exemplo da bola de futebol? É que o Google sempre vai procurar se o conteúdo pesquisado pelo usuário está no site. E no marketing nós chamamos esses termos de palavra-chave.

Elas podem ser mais genéricas, como “bola de futebol” ou mais específicas, como “bola de futebol da copa do mundo de 2022”.

Use essas palavras-chave mais genéricas como categorias de produto e deixe as mais específicas para o nome da página daquele produto. Assim, você consegue trazer o cliente para a página que vai mostrar exatamente o que ele está procurando.

Na hora de procurar por palavras-chave, use ferramentas como:

Faça descrições completas

Ainda reforçando a importância do conteúdo do site ou da página para o SEO para e-commerce, dê uma atenção especial ao processo de criar descrições para os seus produtos.

Além de adicionar outras palavras-chave relacionadas ao texto, informe tudo que o cliente precisa saber. Com isso, ele vai passar mais tempo na sua página lendo todos os dados do produto. E o tempo de permanência na página é levado em consideração pelo Google.

Para ficar mais claro, no exemplo que estamos usando, uma palavra-chave relacionada seria “bola para jogar futebol”. E na página coloque peso e tamanho da bola, material de fabricação, empresa fabricante, etc.

Preste atenção nas buscas internas

Se no seu site o usuário pode pesquisar por produtos que ele procura, você tem informações valiosas nas mãos e não sabe! Com o Google Analytics é possível identificar quais são as palavras que os clientes mais pesquisam dentro do seu site.

Essa listagem pode te ajudar a perceber tendências, como produtos que seu público quer e você ainda não tem. Além disso, você pode usar essas pesquisas para identificar palavras-chave.

Voltando ao exemplo da bola de futebol, se você percebeu que existem muitas pesquisas para “bola de futebol de areia” e você tem esse produto, vá até à página dele e veja se essa expressão está sendo usada na descrição e título da página. Se não tiver, adicione!

Dê nome às imagens

Você sabe como o Google “lê” imagens? O robô do Google, que entra em cada site e lê todo o conteúdo, não consegue identificar o que aparece nas imagens. Por isso, usamos o “texto alternativo” ou “Alt text”.

Então, tenha certeza que todas as imagens do seu site, desde o banner na página inicial, até as fotos dos produtos, estão com essa informação correta. Use as palavras-chave que você já identificou para dar nome às imagens.

Quando estiver trabalhando com as imagens, tem mais dicas SEO para e-commerce:

  • o alt text deve ter no máximo 60 caracteres;
  • não esqueça do título, descrição, legenda e nome do arquivo;
  • fique atento ao tamanho (quanto maior, mais tempo leva para carregar).

Adapte o layout para diferentes formatos

O Google não usa apenas o conteúdo para selecionar quais sites e páginas aparecem nas primeiras posições. São diferentes critérios analisados. E um dos mais importantes é o que eles chamam de “mobile first” que, em poruguês, quer dizer “primeiro mobile”

O que isso quer dizer na prática? Que o Google “passa na frente” os sites que funcionam muito bem em qualquer dispositivo, como celulares, tablets e computadores. Ou seja, sites que são responsivos.

Quando o produto acabar, atualize a página

Se um produto estiver em falta na sua loja é preciso avisar ao cliente. Se isso for temporário, deixe a página no ar informando a indisponibilidade e indique outras soluções, como um item similar.

Caso a mercadoria não volte para o estoque, faça um redirecionamento 301, ou seja, quando alguém acessar aquela página, será levado diretamente para a página de um produto parecido.

Isso é importante para que o cliente que chegou até ali através da pesquisa no Google não saia rápido, porque se ele sair, o tempo de permanência na página será baixo e isso não é bom para o SEO para e-commerce.

Deixe claro as informações sobre o frete

Você já entrou na página de um produto e não conseguiu saber o valor do frete? Ninguém gosta disso! Nem o cliente e nem o Google. O cliente porque ele quer saber todas as informações sobre aquela compra de uma só vez.

Já para o Google, a informação de frete na página tem a ver com alguns fatores, como tempo que a pessoa passa na sua página, informações completas e, até mesmo, palavras-chave. Afinal de contas, alguém pode pesquisar por “bola de futebol com frete grátis”

Qual a importância de investir em SEO para e-commerce?

Aplicar técnicas de SEO para e-commerce ajuda a deixar seu site pronto para responder aquilo que o cliente pesquisa de forma rápida e descomplicada. Trabalhar o SEO traz vantagens como:

  • oferecer páginas completas e amigáveis para o usuário;
  • melhorar a experiência de compra do cliente;
  • atrair mais pessoas, e possíveis vendas, ao subir de posição no Google.

O SEO para e-commerce vai trazer mais pessoas para o seu site, mas para que as vendas também cresçam, é preciso oferecer mais! Um valor de frete competitivo, diferentes formas de pagamento e segurança na hora da compra. E tudo isso você consegue com o PagVendas.

Com ele, cuidar do seu negócio fica muito mais fácil e você pode se dedicar a todas as outras etapas.

Conheça o PagVendas e tenha um aliado na gestão da sua empresa!