12 dicas de SEO para ecommerce

Na 7ª Edição da Think Visibility, conferência que aconteceu em Leeds no começo deste mês, Barry Adams, da Pierce Communications, fez uma palestra muito bacana sobre SEO para Ecommerce.

O material, em inglês, está no SlideShare para consulta (caso você entenda a língua). E a gente, aqui no PagSeguro, tratou de traduzir e organizar a história para facilitar o trabalho de todo mundo.

1. Vá onde o dinheiro está

Identifique as palavras-chave que dão mais retorno financeiro e concentre nelas os seus esforços de SEO.

Encoraje buscas por marca (aquele marketing “antigo” que focava na marca e não em palavras, lembram?) – as palavras-chave de marcas tendem a converter melhor…

2. Você conhece os pontos fortes do seu site?

Saiba quais páginas estão (surpreendentemente) bem colocadas através do Google Analytics e do Searchmetrics. Estes produtos podem ter preços maiores e/ou ser destaques (as pessoas confiam em quem está bem colocado – isso dá confiança)

3. Atenção à sua busca interna

  • Ela é uma ótima fonte de palavras-chave
  • Ela também lhe mostra as oportunidades de promoção.
  • Acompanhe cada detalhe da busca através do Google Analytics.

4. A chave é a estrutura do site

5. As imagens dos produtos

  • Tenha diversas imagens em alta resolução para cada produto. Nunca esconda as suas imagens em códigos JS (javascript), tenha certeza de que os robôs de busca podem encontra-las. Aperfeiçoe o atributo “alt” (dê nome às imagens). Nós já falamos só disso aqui no Blog neste artigo.
  • Pulo do gato: Faça um filtro na sua ferramenta de métricas para medir o tráfego das imagens e descubra o que está funcionando.

6. Navegação facetada

  • É um jeito de criar uma navegação fácil e intuitiva para grandes sites, com grande diversidade de produtos.
  • Lembre-se de usar as categorias de forma adequada: use palavras chave e marcas, tamanhos de tela e outras qualidades como filtros.
  • Filtre ou bloqueie os atributos que não somam valor semântico, como preço.
  • Cuidado: a navegação facetada pode gerar conteúdo duplicado

7. Conteúdo para e-commerce

  • Não use as descrições enviadas pela fábrica (aqui, 99% do e-commerce brasileiro falha):
  • Escreva descrições únicas e tão boas quanto possíveis de cada produto.
  • Se o seu fornecedor não consegue entregar descrições boas, edite o texto.
  • Use a cauda longa e incorpore palavras-chave que o fabricante pode não usar, mas que os consumidores buscam. Exemplo: fabricante “Rímel double twist” consumidora: “rímel alongar cílios”

8. Busque a conversão

  • Ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor – e mostre isso no carrinho!!!
  • Informação sobre a entrega: se o consumidor tem que procurar por ela, você perdeu a venda.
  • Ofertas, descontos, promoções: use o tempo a seu favor e crie promoções válidas por tempo limitado.

9. Produtos não disponíveis

  • Se a situação for temporária, deixe a página no ar com alternativas disponíveis ou recomendadas
  • Não estará mais em seu estoque? Faça como acima (página no ar e alternativas) e depois de um período, faça o redirecionamento 301 para o produto que o substituiu ou a categoria do produto.

10. Produtos que saem de linha

  • Acompanhe os produtos que os fabricantes vão descontinuar.
  • Se você tiver estoque dele, busque grupos, fóruns e blogs sobre o produto/marca e avise que você ainda tem este produto em estoque.
  • Existe, sim, a possibilidade de subir o preço, já que o produto não pode ser encontrado no mercado.

11. Evite conteúdo duplicado

[Se você for leigo em código, pule para o próximo item. Conteúdo codificado à frente.]

  • A prevenção é o melhor remédio, mas nem sempre é fácil.
  • Cuide do seu index: rel=canonical, “noindex, follow” para as metatags de robôs
  • Faça o mapa do site em XML – para sites grandes, o ideal é construir mapas por categoria e combiná-los num só arquivo .gz

12. Linkbuilding para e-commerce

  • Sorteios, prêmios e resenhas em blogs – ofereça o produto para que eles façam a promoção.
  • Convide os blogueiros para prêmios, conferências e lançamentos
  • Botões de compartilhamento em redes sociais devem estar em todas as páginas de produto, na página de confirmação da compra (pessoas gostam de contar que compraram um objeto de desejo) e nas resenhas de produtos.
  • Ofereça descontos para quem está logado no Facebook – use para aumentar os “curtir” e compartilhamentos de sua página. (Dica do Techcrunch)
  • Conteúdo especial produzido por sites ou blogs convidados (faça valer a pena e não seja ganancioso)
  • Releases – devem ser realmente relevantes ou não funcionam.
  • Produza conteúdo interessante para o mercado – artigos de marketing, sobre setores, dados de redes sociais são interessantes (principalmente os infográficos) e podem gerar links para o seu site.
  • Tente conseguir links para as páginas de categorias. As vantagens? Você não vai depender de um produto específico; a relevância da categoria influencia o ranking dos produtos. Isso só vale se você fez a otimização direitinho (Arquitetura de Informação, lembra?)

Via: SlideShare, foto: visualpanic, CC-BY