Veja como adotar embalagens sustentáveis no seu negócio e conquistar os clientes

Resumo do texto

  • Saiba por que adotar embalagens sustentáveis no seu negócio;
  • Descubra se o material da embalagem é realmente ecológico;
  • Veja alguns exemplos de embalagens sustentáveis para usar!

Envio Fácil: frete de qualidade do início ao fim!

 

Usar embalagens sustentáveis passam ao público uma mensagem bem clara: de que a empresa se preocupa com o meio ambiente e faz a sua parte para cuidar do mundo.

Se essa é a ideia que você quer passar para os seus consumidores, entenda a importância da embalagem sustentável como componente de marketing.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Embalagens Sustentáveis

As Embalagens Sustentáveis podem fazer a diferença no seu negócio

Segundo pesquisa da IBM, 84% dos consumidores dizem que a sustentabilidade é um fator decisivo na hora da compra.

E, se o público espera ver essa mudança na forma como as marcas se relacionam com o mundo, nada melhor do que mostrar essa preocupação com embalagens sustentáveis. Além de cair nas graças da clientela, você está, realmente, fazendo a diferença.

As Embalagens Sustentáveis custam mais caro?

Existe uma ideia de que tudo que é reciclado ou sustentável é mais caro. Entretanto, isso não é, necessariamente, uma verdade. No caso das embalagens, elas podem, até mesmo, ajudar a economizar!

Quando bem escolhidas, adaptadas ao tamanho do produto que será enviado e com o material ideal, elas podem diminuir os preços do processo. Por isso, antes de descartar a ideia, faça uma pesquisa e conheça as opções que podem ser usadas no seu negócio.

Como saber se estou escolhendo um material realmente sustentável?

Você já entendeu que utilizar embalagens sustentáveis no negócio é uma escolha inteligente. Agora, chegou a hora de saber como escolher um material que atende às necessidades!

Para isso, é comum usar uma lista de 8 requisitos básicos elaborada pela Sustainable Packaging Coalition (SPC). O link está em inglês, mas não se preocupe, nós traduzimos as condições que as embalagens precisam cumprir.

Confira:

  1. Beneficiar e não prejudicar a saúde das pessoas e ser útil para a comunidade ao longo do ciclo;
  2. Estar de acordo com os critérios de desempenho e custo do mercado;
  3. Ser manufaturada, transportada e reciclada utilizando energias renováveis, ou seja, ser sustentável durante todo o processo de fabricação e distribuição do material;
  4. Facilitar a reciclagem e o reuso;
  5. Ter sua produção a partir de práticas industriais sustentáveis e processos limpos;
  6. Ser feita de materiais não prejudiciais ao longo de todo o ciclo;
  7. Pensada para otimizar custos e reduzir consumo de materiais e energia;
  8. Possibilitar a recuperação da embalagem e processos de logística reversa.

Parece ser super complicado, certo? Mas, o principal nestes 8 pontos é que não basta ser um material reciclável. Todo o processo de criação e transporte da embalagem até o consumidor também precisa ser ecológico.

Como aderir às embalagens sustentáveis no negócio?

Agora é hora de visualizar na prática. Afinal de contas, não é simples, de um dia para o outro, substituir aqueles materiais que todos já estão acostumados.

Pensando nisso, veja alguns tipos de embalagens sustentáveis que podem fazer parte desta nova etapa da sua jornada empreendedora.

Embalagem de papel reciclado

Essa opção é uma das mais conhecidas. Uma de suas principais vantagens é o uso da matéria-prima até o seu limite máximo! E pensando nos 8 tópicos do SPC citados acima, é importante ressaltar que a energia gasta para reciclar é bem menor do que para fabricar o papel.

Por outro lado, cada vez que o papel é reciclado ele perde um pouco da qualidade, então, veja se será possível economizar ou se vai precisar aumentar a quantidade para proteger o item. Sempre avalie se o custo x benefício vale a pena!

Embalagem de alumínio

Esse tipo de produto é amplamente visto em campanhas de reuso. Aquelas latas de alumínio usadas para enviar um item podem se transformar em muitas outras coisas, como porta canetas, recipientes para organização, etc. Além disso, ele pode ser reciclado infinitamente, o que torna a escolha ainda mais interessante.

Se você utilizar este tipo de material no seu negócio, faça ações para que seus clientes o utilizem com outros fins. Além de estimular a ação sustentável, a marca sai na frente da concorrência quando o assunto é responsabilidade social.

Embalagem de PEF

O PEF é um tipo de plástico parecido com o PET, usado em garrafas e produtos têxteis. A principal vantagem do PEF é que ele é feito à base de plantas e consome metade do carbono no processo de fabricação quando comparado ao PET.

Bio Pack

Por fim, vai uma sugestão para substituir o plástico-bolha. Para quem trabalha comercializando produtos frágeis, sabe da importância de proteger o item. O Bio Pack, também chamado de extrusado de milho, é biodegradável e ecologicamente correto.

Ele é encontrado em sacos de até 500 litros e pode ser usado para ocupar o espaço dentro da embalagem, mantendo o produto seguro.

Facilite o processo de envios do seu e-commerce

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre como deixar seu negócio mais sustentável, fazendo novas escolhas de embalagens. Mas o processo de delivery vai até o momento da entrega do item. E todo esse caminho precisa de atenção!

Com o Envio Fácil, a etapa de despacho fica ainda mais simples e barata! É só seguir os passos:

  1. Acesse o PagVendas através do computador;
  2. Ative o Envio Fácil de frete no pedido;
  3. Imprima a etiqueta gerada e cole na embalagem;
  4. Vá até os Correios mais próximos e envie!

E o melhor é que você pode repassar o desconto para o cliente. Além de entregar o produto em uma embalagem sustentável, o frete ainda sai mais barato! 

Conheça mais sobre o Envio Fácil e aproveite as vantagens!