Fundos de investimento: tudo o que você precisa saber para investir!

Resumo do texto

  • O que são fundos de investimento?
  • Conheça os principais tipos de fundos disponíveis no mercado;
  • Saiba quais são as vantagens dessa categoria de investimento.

 

Já pensou em diversificar a sua carteira de forma prática e segura? Então você precisa saber o que são fundos de investimento e como funciona essa categoria que pode beneficiar tanto os investidores iniciantes quanto os mais experientes.

Neste guia completo, você encontrará informações essenciais sobre os diferentes tipos de fundos, estratégias, vantagens e desvantagens. Prepare-se para ampliar seus conhecimentos e aproveitar ao máximo o potencial dos fundos de investimento!

O que são fundos de investimento?

Os fundos de investimento funcionam como um grande condomínio de investidores que reúnem seus recursos para aplicar em ações, títulos públicos, imóveis e outros ativos. 

Nesse contexto, eles contam com um administrador, que cuida da constituição e funcionamento do fundo, e um gestor especializado responsável por tomar decisões estratégicas.

Qual a função de um gestor de fundos de investimento?

A principal função do gestor é tomar decisões para gerar o melhor retorno financeiro para os cotistas. Ele é responsável pela compra e venda dos ativos, análise do cenário econômico, entre outras estratégias.

Atenção: para tomar qualquer decisão, o gestor deve estar em conformidade com a política de investimento, que está disponível no regulamento e lâmina do fundo.

Qual a rentabilidade dos fundos de investimento?

A rentabilidade dos fundos de investimento depende das escolhas do gestor, modalidade escolhida e ambiente econômico. Existem opções conservadoras, com possível retorno mais limitado, e outras mais arrojadas, com riscos maiores e rendimentos potencialmente mais atrativos.

Assim, os investidores podem escolher a estratégia que melhor se adequa ao seu perfil e objetivos financeiros.

Avaliar o histórico de desempenho é uma das formas de entender como um investimento se comporta em diferentes cenários econômicos.

Entenda as taxas e impostos cobrados pelos fundos de investimento

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras é cobrado em algumas modalidades de investimentos com resgate em menos de 30 dias corridos desde a data da aplicação. A alíquota do imposto é mais alta no início e diminui gradualmente ao longo do período.

Entenda melhor com este exemplo: imagine que você investiu em um ativo que está sujeito à cobrança de IOF e decidiu resgatar o valor 15 dias após a aplicação. Nesse caso, será cobrada uma alíquota de 50% sobre os rendimentos.

Agora, imagine que você fez o resgate com 28 dias de aplicação. Aqui, o desconto será menor, ou seja, 6% sobre rendimentos, além do imposto de renda.

Atenção: se houver prejuízo o IOF não é descontado.

Quer saber mais? Confira a tabela completa com todas as alíquotas do IOF.

Come-cotas

O come-cotas é uma cobrança antecipada de Imposto de Renda sobre os rendimentos. Isso acontece a cada seis meses nos meses de maio e novembro, de forma automática e incide somente sobre a rentabilidade positiva do cliente, ou seja, quando houver prejuízo o come-cotas não será descontado.

No entanto, nem todos os fundos cobram IR antecipadamente. Um exemplo disso são os FIIs e os Fundos de Previdência.

Saiba mais sobre come-cotas e como ele impacta seus investimentos.

Taxa de administração

Todos os fundos cobram taxa de administração, que nada mais é do que uma forma de remuneração para cobrir os custos de quem gerencia o fundo. Ela inclui diferentes aspectos, como:

  • Custos administrativos: despesas de estrutura e operação;
  • Custo de distribuição: remuneração dos intermediários;
  • Custo de gestão: pagamento dos gestores, responsáveis pelas decisões;

Você pode encontrar essa informação no regulamento de cada fundo. Antes de investir, é importante verificar as taxas envolvidas para ter uma ideia clara dos custos associados.

Taxa de performance

Alguns fundos podem cobrar uma taxa de performance. A taxa de performance é uma espécie de recompensa pelo bom desempenho da gestão.

Essa taxa só é cobrada quando os resultados são superiores a algum índice de referência, como, por exemplo, o CDI, Ibovespa ou IPCA. Geralmente, ela é encontrada em fundos que têm como objetivo superar a média do mercado, os fundos de gestão ativa.

Seu objetivo é incentivar gestores a alcançarem desempenhos superiores e, consequentemente, gerar lucro para quem investe. 

Os Fundos de Investimento são isentos de Imposto de Renda?

Alguns fundos de investimento possuem isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos, como os fundos imobiliários, ou são totalmente isentos de IR, como ocorre nos fundos de debêntures incentivadas. Esse benefício é válido apenas para pessoas físicas.

Tipos de fundos de investimentos

1. Fundos de Renda Fixa

Indicados para investidores mais conservadores, eles aplicam a maior parte dos recursos em produtos de renda fixa, como CDBs, debêntures e Tesouro Direto. Eles oferecem baixo risco e podem ter alta liquidez.

2. Fundos de ações

Esses fundos investem principalmente em ações da bolsa de valores. Podem ser divididos em duas categorias:

  • Passivos: acompanham o desempenho de um índice, como o Ibovespa;
  • Ativos: a equipe de gestão seleciona as ações com base em análises para buscar maiores retornos.

3. Fundos Multimercado

Os fundos multimercado possuem uma carteira diversificada, com renda fixa e variável. São indicados para quem deseja investir em diferentes mercados, como ações, câmbio, juros e moedas estrangeiras, em um único produto.

No entanto, nem todos adotam uma estratégia de diversificação ampla. Existem estratégias mais focadas em uma modalidade de investimento.

Sendo assim, lembre-se de ler a lâmina do fundo para entender se ele oferece a diversificação que você procura.

4. Fundos Cambiais

Os fundos cambiais aplicam em moedas estrangeiras, geralmente por meio de derivativos.

Os mais conhecidos são os fundos cambiais de dólar, que seguem a cotação da moeda americana e, portanto, podem apresentar retornos de acordo com a variação do preço do dólar. Isso proporciona oportunidades de diversificação e exposição em diversos mercados e moedas estrangeiras.

5. Fundos de Previdência

Os fundos de previdência privada são ideais para quem está planejando a aposentadoria e deseja uma renda complementar. Eles podem ser de renda fixa, ações, multimercado e outras categorias.

Uma das principais vantagens dos fundos de previdência é que eles oferecem incentivos fiscais. No Brasil, por exemplo, se você escolher um plano PGBL, pode aproveitar a dedução do Imposto de Renda, dentro dos limites estabelecidos pela legislação.

Além disso, os investimentos não passam pelo processo de inventário. Isso significa que, em caso de falecimento do titular, a transferência dos recursos para os beneficiários ocorre de forma mais ágil e simplificada.

6. ETFs

Os ETFs são negociados na bolsa de valores, assim como as ações. A maioria dos fundos acompanha o desempenho de um índice específico, como o Ibovespa e até criptomoedas.

7. Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Como o próprio nome indica, eles investem no mercado imobiliário. Os FIIs são uma boa opção para quem quer investir no setor, sem precisar comprar um imóvel.

Investindo em FIIs, você pode lucrar de duas formas:  

  • Com os rendimentos periódicos dos aluguéis;
  • Com a valorização das cotas adquiridas.

8. Fundos de Investimento Agro

O Fiagro (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais) foi criado em 2021 e tem como objetivo possibilitar que pessoas físicas e jurídicas invistam neste segmento. 

Com o crescimento dessa área, ele aparece como uma opção de diversificação da carteira com chances de lucratividade.

Quais as vantagens de investir em fundos de investimento?

1. Diversificação de carteira

Os fundos costumam ter uma carteira diversificada. Essa é uma estratégia importante para reduzir o risco e maximizar o potencial de retorno dos investimentos.

Por exemplo: um fundo de renda fixa pode aplicar em títulos públicos, títulos privados e debêntures, de diferentes emissores e com prazos diversos.

2. Praticidade na escolha de ativos

Você não precisa se preocupar com a seleção dos ativos para compor a carteira. Essa responsabilidade é dos gestores, que possuem experiência no mercado e são especializados no assunto. 

3. Flexibilidade na liquidez

Muitos fundos podem ser convertidos em dinheiro no prazo de um dia útil. Isso proporciona uma maior facilidade e flexibilidade de acesso aos valores aplicados.

4. Acessível para todo perfil de investidor

Existem fundos para todos os tipos de pessoas, desde as mais conservadoras até as mais experientes.  

Para facilitar o entendimento, veja estes exemplos:

  • Perfil conservador: aplica a maior parte dos recursos em fundos de renda fixa, que incluem os CDBs, títulos públicos e privados, entre outros ativos de baixo risco;
  • Perfil experiente: investe em categorias mais arriscadas, como o fundo de ações, FIIs e fundos cambiais.

Ainda não sabe qual é o seu perfil? Confira este conteúdo e descubra.

O que são Fundos de Investimento?

Fundos Abertos x Fundos Fechados: quais as diferenças?

Os fundos de investimentos são divididos em duas grandes categorias:

  • Fundos abertos: nesta categoria, é permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos investimentos. Além disso, os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas conforme estabelecido em seu regulamento;
  • Fundos fechados: a entrada e a saída de cotistas não é permitida, e as cotas são resgatadas apenas no término do prazo de duração do fundo.

Quais são os riscos de investir em fundos de investimento?

Risco de crédito

O risco de crédito está associado à possibilidade de uma empresa ou governo não conseguir honrar com os seus compromissos. 

Os títulos públicos, por exemplo, são considerados de menor risco, já que dificilmente o Tesouro Nacional deixará de pagar os juros acordados em uma aplicação.

Risco de mercado

Ele tem relação direta com as alterações nos preços dos títulos da carteira. Essas variações podem ter diferentes causas: 

  • Mudanças internas nas empresas;
  • Ambiente econômico de um país;
  • Decisões políticas; entre outros fatores.

Risco de liquidez

Ele é a possibilidade de perda de capital quando um investidor não consegue vender suas cotas no prazo desejado e por um preço justo. 

Um título pode ter um risco de liquidez alto ou baixo, dependendo da carteira e estratégia utilizada.

Como escolher o melhor fundo de investimento?

Entenda seu perfil de investidor

Antes de investir, saiba qual é o perfil do fundo para descobrir se ele combina com você. Isso é essencial para tomar a decisão mais consciente e que se encaixe com os seus objetivos.

Consulte o regulamento do fundo escolhido

No regulamento do fundo, você encontra todos os detalhes do investimento, como os ativos da carteira, quem administra as aplicações, as taxas, o nível de risco e muito mais.

Esse e outros materiais ficam disponíveis no site do fundo, banco ou corretora responsável.

Verifique o tempo de resgate

Confira o prazo para os resgates e a carência. No app PagBank, essas informações estão disponíveis no momento em que você escolhe o investimento de sua preferência.

Saiba quais são as taxas e impostos agregados

As taxas e os impostos têm impacto sobre o seu retorno. Fique atento a esses detalhes para entender como acontece a tributação.

Diversifique sua carteira com fundos de investimento no PagBank

Agora que você já sabe o que são fundos de investimento e como eles podem ajudar a diversificar a sua carteira, que tal colocar os conhecimentos em prática?

O PagBank te ajuda a investir com segurança e praticidade! Basta acessar os materiais produzidos pelos nossos especialistas da área:

Conheça os fundos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto”.