Guia de Chargeback PagBank: faça o download e saiba mais sobre o tema!

Resumo do texto

  • Baixe o Guia do Chargeback;
  • Saiba quais situações podem gerar um chargeback;
  • O que fazer ao receber um chargeback.

 

O Chargeback ocorre quando o portador entra em contato com o emissor do cartão contestando uma transação.

Após analisar a reclamação, sendo procedente, o emissor iniciará o processo de chargeback/disputa para tentar recuperar o valor para o portador do cartão.

Baixe agora o Guia de Chargeback!

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Ao baixar o Guia de Chargeback PagBank, você encontrará informações detalhadas sobre o processo, como:

  • O que é e como funciona o chargeback;
  • Motivos que levam o portador a contestar um pagamento;
  • Boas práticas para evitar chargeback;
  • Implicações desse procedimento para o seu negócio;
  • Quem participa e como é o fluxo do chargeback;
  • Prazos para analisar a notificação e, se for o caso, se defender do chargeback;
  • Responsabilidades do estabelecimento em relação ao Chargeback;
  • Como tratar um chargeback;
  • Criação de usuário adicional e configuração de perfil;
  • Comprovantes válidos;
  • Links úteis

Quais situações podem gerar um chargeback?

Geralmente um chargeback ocorre quando o portador alega que:

  • Não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura
  • Não recebeu o produto/serviço;
  • Recebeu o produto/serviço em desconformidade ao que foi ofertado pelo vendedor
  • Solicitou o cancelamento ou devolveu o produto, mas não recebeu o estorno;
  • Foi cobrado um valor divergente;
  • Erro de processamento da venda, quando um pagamento é processado mais de uma vez no cartão ou com um dos pagamentos feitos por outros meios.

O que fazer ao receber um chargeback?

Ao receber um chargeback, você é notificado por e-mail e através da sua conta PagBank.

Algumas transações não são passíveis de defesa de chargeback, nestes casos você acompanhará o débito no seu extrato de transações.

Sendo a transação passível de defesa, você deverá acessar a Central de Soluções* e analisar cada caso, entender o motivo do chargeback, interagir com o PagBank, enviando comprovantes e informações que refutem a reclamação etc.

Atente-se ao prazo para resposta informado dentro da contestação! Uma vez expirado, não será possível reabrir o caso e o débito é concluído.

No Guia de Chargeback, disponibilizado aqui nesta página, você terá acesso à essas informações e muito mais!

*Para acessar, basta fazer login em sua conta PagBank pelo computador e clicar na opção Central de Soluções*, disponível no menu Conta PagBank, à esquerda.