IPVA atrasado? Veja se o seu nome está na dívida ativa e saiba como resolver

Resumo do texto

  • Saiba como consultar a Dívida Ativa de IPVA atrasado;
  • Entenda as consequências ao atrasar o imposto;
  • Veja se vale a pena pagar à vista ou parcelar o IPVA atrasado.

Pague o IPVA no app PagBank!

 

Quem é dono do seu próprio veículo já deve ter em mente que o IPVA é pago no início do ano. E para não correr o risco de deixar o IPVA atrasado, é preciso entender como o imposto é cobrado, o valor praticado no seu estado e as formas de pagamento.

Caso não cumpra com a obrigação, seu nome pode ser colocado na Dívida Ativa. Além disso, pagará multa e juros pelo IPVA atrasado.

Se você não quer passar por isso, ou precisa entender como parcelar IPVA atrasado, confira o artigo e tire todas as suas dúvidas.

Artigos que podem ser do seu interesse: 

IPVA atrasado: como saber se tenho uma Dívida Ativa?

Ter o nome cadastrado na Dívida Ativa significa que você tem um débito com algum órgão federal, estadual ou municipal. Ou seja, provavelmente deixou de pagar algum imposto, taxa ou multa. Dessa forma, ao não pagar o IPVA, que é um imposto estadual, seu nome pode ser incluído na Dívida Ativa.

Para saber se o seu nome está nessa lista de devedores, é preciso acessar o site da Procuradoria Geral do Estado. Para isso, procure por “dívida ativa + UF do estado” no Google. Como exemplo, temos o link de São Paulo e Rio de Janeiro.

Se eu não pagar o IPVA, o que pode acontecer?

Além de ter o nome incluído na lista de quem tem Dívida Ativa, o proprietário ainda terá que lidar com outras consequências caso não pague o IPVA em dia. São elas:

Pagamento de multa

Em caso de atraso do IPVA, é cobrada uma multa de 0,33% por dia até o limite de 20% sobre o valor do imposto. Em casos de incidência, serão cobrados juros equivalentes à taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, de no mínimo 1% ao mês, sobre o valor do imposto acrescido da multa. O sistema automaticamente atualiza o valor do débito a ser pago.

Proibição de fazer o licenciamento

Sem o IPVA quitado, o motorista não consegue fazer o licenciamento anual do seu veículo, nesse caso, ele não poderá rodar com o automóvel. Caso descumpra o direcionamento, terá que pagar uma multa no valor de R$ 293,47 e poderá perder sete pontos na CNH.

Apreensão do veículo

Rodar com o veículo sem o licenciamento anual pode levar o proprietário a ficar sem o veículo. Como a renovação é obrigatória, caso seja parado em uma blitz, o carro será apreendido.

No caso da apreensão, o veículo é levado para um pátio do Detran, onde serão cobrados diárias pelo tempo em que ele permanecer no local. Ou seja, uma nova dívida acabará surgindo.

Nome sujo

Por fim, quem tiver o IPVA atrasado terá seu nome colocado na Dívida Ativa da União, que é o registro de pessoas que estão devendo impostos, taxas e multas.

Se você possui uma dívida ativa, pode encontrar dificuldades na hora de pedir empréstimos ou financiamentos, além do prejuízo financeiro.

Como consultar o IPVA atrasado pelo Renavam?

No caso de IPVA atrasado, a consulta pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda do estado. 

Para isso, é preciso ter em mãos o Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores, que funciona como um “número de identidade” do carro. Ele pode ser encontrado no CRLV –  o documento de identificação do veículo.

Para encontrar o site da Secretaria da Fazenda do estado, é só procurar no Google por “secretaria da fazenda + UF”, por exemplo, “secretaria da fazenda + SP”.

Como pagar o IPVA atrasado?

Se você está com o IPVA atrasado e quer regularizar a situação, deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran. Nos dois casos, será preciso emitir uma guia de pagamento. Ela já virá com multas e juros que devem ser aplicados e uma nova data de pagamento.

É melhor pagar o IPVA vencido à vista ou parcelado?

Depende! A escolha deverá ser feita analisando o seu planejamento financeiro

Se você tem o valor para quitar o débito de uma só vez, ótimo! Assim, já resolve essa pendência. Mas, se não tiver o dinheiro em mãos, evite adquirir uma nova dívida para cobrir outra.

Se o parcelamento do IPVA atrasado for a sua escolha, lembre-se de incluir esse compromisso no planejamento financeiro mensal. Afinal de contas, será uma dívida fixa por algum tempo.

Quanto tempo demora para baixar a dívida ativa do IPVA?

Após o pagamento, o prazo para o nome do devedor sair da Dívida Ativa é de 6 dias. Depois desse período, o proprietário já pode fazer o pagamento obrigatório do licenciamento anual do veículo.

IPVA em atraso e dívida ativa: fique atento!

Se você ainda não organizou o pagamento do imposto ou está com o IPVA atrasado, fique atento ao que precisa ser feito:

  • Mantenha o pagamento em dia para não ter que lidar com juros, multas e a proibição do licenciamento anual do veículo;
  • Sem o licenciamento anual em dia, o carro poderá ser apreendido, o condutor receberá multa e perderá pontos na CNH;
  • Se o imposto veicular não for pago, o proprietário será inscrito na Dívida Ativa e o nome fica negativado;
  • Para consultar e regularizar o IPVA em atraso, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado e emitir uma guia de pagamento com valores e datas atualizadas.

Para não ter que lidar com essa dor de cabeça que o IPVA atrasado gera, quem possui carro registrado em São Paulo, pode contar com o PagBank na hora de pagar o imposto.

Pague o IPVA no app PagBank!