Como enviar mensagem de cobrança no WhatsApp? Veja modelos e dicas extras!

Resumo do texto

  • Entenda o que é a mensagem de cobrança e o que levar em consideração na hora de cobrar pelo WhatsApp;
  • Confira modelos de mensagens para usar com os clientes;
  • Use o Link de Pagamento e não fique sem receber!

Link de Pagamento: facilite o pagamento de dívidas!

 

Ficar sem receber atrapalha e atrasa a vida financeira do empreendedor. E nesse momento, ele acaba sendo obrigado a cobrar o cliente. Porém, para fazer isso, é preciso saber o momento certo e a forma correta de mandar mensagem.

Para saber como entrar em contato e enviar mensagem de cobrança para clientes e parceiros sem prejudicar o relacionamento, confira o artigo.

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Mensagem de Cobrança

Mensagem de cobrança: o que é, como fazer e onde enviar?

A mensagem de cobrança é enviada para clientes ou parceiros para lembrar de um pagamento em aberto. Ela pode ser antes ou depois do vencimento.

Uma mensagem efetiva deve informar o débito do cliente, fornecer opções de pagamento, e, principalmente, ser cordial e educada para não prejudicar o relacionamento.

Mais a frente, você verá dicas e modelos prontos para enviar aos consumidores, mas é importante lembrar que, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as mensagens de cobrança não podem expor a pessoa ao ridículo ou conter ameaças. Então, fique atento!

Saiba como criar uma boa mensagem de cobrança

Para não acarretar problemas judiciais ou acabar perdendo o comprador de vez, é preciso ter calma na hora de criar uma mensagem de cobrança. Por isso, fique atento a alguns pontos, como:

  • Crie um calendário de ações

Após 1 dia de atraso já é possível colocar a pessoa no SPC ou Serasa. Entretanto, essa prática não é a mais utilizada, justamente para manter o bom relacionamento com o cliente. Pensando nisso, desenvolva um cronograma para lidar com a situação. Por exemplo:

Deslize para mais informações
Tempo de atraso Ação a ser tomada
1 dia mensagem no WhatsApp com lembrete
15 dias mensagem por e-mail com cobrança
30 dias ligação para o devedor
45 dias mensagem no WhatsApp e e-mail informando do cadastro no Serasa nos próximos 15 dias
60 dias cadastro no Serasa
  • Crie as mensagens com antecedência

Nada de enviar um áudio ou mensagem escrita rapidamente durante o dia. Crie um modelo padrão para cada momento e deixe salvo em um arquivo. No momento de usar, apenas troque as informações particulares, como nome, valores e o serviço prestado.

Veja abaixo um exemplo:

Olá, cliente, tudo bem? Não identifiquei o pagamento referente ao serviço prestado no dia 15/04/2022. O vencimento é amanhã (10/05/2022). Você precisa do código de barras do boleto ou chave Pix? Posso enviar um link de pagamento, caso prefira. Qualquer dúvida, estou à disposição.

As informações essenciais estão na mensagem, as opções de pagamento também e o profissionalismo foi mantido.

  • Esteja pronto para negociar

Pode ser que o consumidor não esteja conseguindo pagar devido a problemas na vida financeira. Neste caso, ofereça possibilidades para que a dívida seja negociada, assim, você recebe o que precisa e ele não tem o nome negativado. Você pode:

  • alterar a data de vencimento e renegociar os juros;
  • parcelar a dívida para valores altos.

Ao mandar uma mensagem com essas opções, seja claro nas possibilidades e condições envolvidas:

Olá, cliente, tudo bem? O pagamento do serviço prestado em 01/04/2022 ainda não foi identificado. Podemos estender o prazo para pagamento caso seja feito, à vista, nos próximos 7 dias úteis. Caso queira, enviamos o código do boleto único, chave Pix ou link de pagamento. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Modelos de mensagem de cobrança para enviar via WhatsApp

Confira alguns modelos prontos de mensagens para cobrar os clientes. Eles estão divididos em dois momentos: o de lembrete, antes do vencimento, e para contas que já venceram.

Modelo de mensagem de lembrete

Neste caso, a mensagem é usada apenas como um lembrete, afinal de contas, o pagamento ainda pode ser realizado, já que não venceu.

Olá, Cliente! Tudo bem com você? (Utilizar o nome do cliente)

Passando para lembrar que amanhã é o vencimento da sua fatura – da compra efetuada conosco no dia 12/12. Se quiser, podemos enviar novamente o código de barras ou link de pagamento. 

Em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudar no que for preciso, não deixe de nos procurar.

Modelo de mensagem após o vencimento da conta

Depois da data do vencimento, a mensagem passa a ser de cobrança e não de lembrete. Neste caso, atenção ao que já foi falado: ofereça opções para o pagamento e considere a negociação.

Olá, Cliente! Tudo bem? (Utilizar o nome do cliente)

Identificamos que o pagamento, com vencimento no último dia 12, não foi feito. Caso precise, podemos enviar o código de barras ou link de pagamento novamente. 

Se for necessário, podemos negociar o prazo e forma de pagamento, podendo ser pix, link de pagamento ou boleto. Estamos aqui para ajudar!

Outra opção é criar um roteiro de conversa, que considere uma interação com o consumidor. Por exemplo:

Olá, cliente. Tudo bem? Aqui é a atendente da empresa ABCD. Identificamos uma parcela em aberto. Você precisa de ajuda para fazer o pagamento?

[aguarde a resposta]

Podemos enviar o código de barras do boleto ou um link de pagamento. O que é melhor para o senhor(a)?

[aguarde a resposta]

Claro! Aqui estão as informações que precisa. Se tiver mais alguma dúvida, é só falar que procuramos resolver o mais rápido possível.

No caso de um roteiro de mensagens, é importante ter alguém que fique exclusivamente no atendimento, assim, não deixa o cliente esperando por uma resposta e o processo pode ser mais rápido e assertivo.

Dicas extras para cobrar de forma educada e efetiva!

Você já tem os modelos para usar de base e sabe que precisa adaptar para a realidade do negócio. Agora, veja algumas dicas extras para criar a mensagem de cobrança ideal para mandar pelo WhatsApp.

Seja cordial com seu cliente

Lembre-se de que a situação é desagradável para os dois lados. Então, procure ser cordial e tratar o cliente de forma compreensiva. Além de manter a boa relação com ele, evita ferir o Código de Defesa do Consumidor.

Escolha as palavras com sabedoria

Antes de enviar a mensagem ou e-mail, pense se a mensagem está escrita da melhor forma. Use termos positivos e deixe claro que, assim como ele, o objetivo é chegar a um acordo bom para os dois.

Facilite as formas de pagamento

Ofereça possibilidades. Se o pagamento de um boleto pode parecer complicado, envie um link de pagamento ou chave Pix. O importante é facilitar o processo para que o pagamento seja feito.

Saiba fazer negociações

Esteja pronto para negociar com o cliente. Talvez ele precise de mais tempo e você pode reduzir os juros por atraso ou oferecer um parcelamento maior para que o pagamento seja feito. É importante ter outras opções na manga.

Use e abuse da tecnologia

Além do WhatsApp e e-mail como meio de contato, aproveite a opção de Link de Pagamento, QR-Code Pix e outras ferramentas para se aproximar do cliente e criar uma solução personalizada.

O Link de Pagamento PagBank é ideal para recebimentos!

Na hora de enviar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp, mande junto um link de pagamento para que o consumidor possa quitar a dívida.

O processo fica ainda mais simples. Para quem recebe a mensagem, é só clicar e pagar. Para quem envia, recebe o valor na conta rapidamente. E é super fácil criar o link de pagamento PagBank. Confira:

  1. No super app, vá em “Vendas”;
  2. Selecione “Link de Pagamento”;
  3. Clique em “Criar link de pagamento” e preencha as informações;
  4. Pronto! Agora é só copiar e compartilhar.

Conheça como funciona o link de pagamento PagBank e torne as mensagens mais efetivas!