Antecipação de recebíveis: saiba o que é e como ela ajuda a equilibrar as contas do seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda o que é a antecipação de recebíveis;
  • Conheça as vantagens de solicitar o adiantamento das vendas;
  • Saiba quando você deve antecipar o valor das vendas

Faça adiantamento dos recebíveis pelo PagBank!

 

Quem vende crédito à vista ou parcelado, sabe que os longos prazos de recebimento do dinheiro podem causar complicações financeiras e obstáculos no gerenciamento do negócio. Se você já passou por isso, saiba que tem uma solução: a antecipação de recebíveis.

Ela é uma forma de receber o dinheiro das vendas no crédito antes do tempo. Na prática, você apresenta o comprovante do quanto tem para receber no futuro e retira o dinheiro naquele momento. 

Em outras palavras, o que demoraria para estar na conta da empresa, pode cair antes. Essa estratégia é ideal para quem precisa quitar contas atrasadas, pagar fornecedores ou repor estoque com urgência.

Entenda como fazer a antecipação de recebíveis pelo PagBank e cuide da saúde financeira do seu negócio!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é o recurso em que empresas podem adiantar o recebimento do valor das vendas. Com ela, o dinheiro das transações feitas no crédito à vista ou parcelado é depositado antes do prazo previsto no plano de recebimento, ajudando o empreendedor a manter o negócio em dia.

Com o adiantamento das vendas, você consegue pagar dívidas emergenciais, comprar matéria-prima para aumentar a produção ou investir em melhorias. Isso tudo sem precisar recorrer a um empréstimo, afinal de contas, o valor já é seu.

Vantagens de solicitar a antecipação de recebíveis

Ter dinheiro em mãos é essencial para todo empreendedor. Seja em momentos de emergência ou para fazer o negócio crescer, como na compra de equipamentos mais modernos.

No PagBank, ao optar pela antecipação do dinheiro das vendas, você tem benefícios, como:

Dinheiro na mão!

Precisa de dinheiro na mão agora? A boa notícia é que não é necessário esperar chegar o prazo previsto no plano de recebimento. Assim, você consegue dar conta das despesas e custos do empreendimento sem precisar de empréstimos com juros altos. 

Controle e gestão financeira

Ao invés de utilizar linhas de crédito ou pegar da sua conta pessoal, use o dinheiro que já é seu! Com a antecipação, você não perde o controle do negócio e consegue realizar a gestão do empreendimento com mais tranquilidade e segurança.

Flexibilidade para gerenciar as vendas

No PagBank, você é o responsável pelo gerenciamento do seu dinheiro! A antecipação pode ser feita na data e valor que você quiser. Precisa apenas de 10% adiantado? Tudo bem! É só definir o dia para receber e pronto! O dinheiro cai na conta.

Como antecipar recebíveis com o PagBank?

Antecipar o dinheiro das suas vendas no PagBank é muito simples. Veja o passo a passo para fazer sua solicitação:

  1. No app PagBank, se você tiver valor de vendas a receber, verá ao lado o botão Antecipar. Basta clicar nele;
  2. Selecione Valor total disponível ou Selecionar dias;
  3. Em seguida, confira o valor e clique em Antecipar;
  4. Por último, digite o código recebido por SMS ou token enviado para o smartphone e conclua a operação.

Na hora de verificar o valor, lembre-se de conferir também a taxa do PagBank, que será a mesma do plano de contratação da maquininha. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.

Qual a diferença entre empréstimo e antecipação de recebíveis?

Como adiantamos no início, empréstimo e antecipação de recebíveis não são a mesma coisa. No primeiro, você pega dinheiro do banco emprestado. Já no segundo, apenas antecipa uma quantia que já é sua.

Veja a tabela abaixo e entenda todas as diferenças entre as duas:

Deslize para mais informações
Empréstimo Antecipação
Pega dinheiro do banco Usa o próprio dinheiro antes do prazo de recebimento
Taxas de juros fixas, variáveis ou anuais Apenas taxa de desconto, não envolve o pagamento de juros
Gera dívida a longo prazo, para pagamento do empréstimo Paga a taxa de recebimento na hora do adiantamento e mais nada
Processo mais longo, que depende de análise de crédito e outras liberações Mais simples, basta fazer a solicitação no app PagBank

Em quais situações é indicado antecipar?

Por mais que seja ótimo ter dinheiro na mão, a antecipação de recebíveis não é recomendada para todas as situações. Afinal de contas, se você não tiver esse valor no futuro, pode acabar gerando problemas de caixa para as próximas semanas ou meses.

Para te ajudar, trouxemos algumas situações em que é indicado adiantar o valor das vendas:

  • Pagamentos de contas da empresa;
  • Manter o fluxo de caixa positivo e evitar que as contas fiquem no vermelho;
  • Aumentar o capital de giro, ou seja, a diferença entre o valor em caixa e as despesas a pagar;
  • Evitar empréstimos e financiamentos, com taxas de juros mais altas e parcelas a longo prazo.

Antecipe seus recebíveis pelo PagBank!

Se apertou com as despesas do mês e precisa receber o dinheiro das vendas antes da hora? Conte com o PagBank para te ajudar com isso!

Você pode optar por esse adiantamento de forma pontual, para cobrir alguma despesa emergencial ou agendar a antecipação. É possível, por exemplo, programar para receber 50% do valor das vendas antes do prazo. 

Assim, seu negócio terá entrada de dinheiro duas vezes: na antecipação agendada e no prazo antes determinado. Se essa for uma solução ideal para o controle financeiro do seu empreendimento, conte com o PagBank!

Faça adiantamento dos recebíveis pelo PagBank!