BDRs: como diversificar sua carteira com ações estrangeiras sem sair do Brasil

Resumo do texto

  • Entenda o que são BDRs;
  • Saiba como essa aplicação funciona;
  • Aprenda a ganhar dinheiro com BDR.

 

Investir no mercado financeiro é uma jornada repleta de oportunidades e desafios. Uma das alternativas que tem atraído a atenção dos investidores são os BDRs.

Com BDRs, você pode investir em grandes empresas estrangeiras ou brasileiras que abriram capital no exterior.

Neste guia, vamos explorar o que são BDRs, como funcionam, suas vantagens, e tudo o que você precisa para ter sucesso nesse investimento.

Artigos que podem ser do seu interesse:

Descubra o que é BDR e Como Investir

O que é BDR?

BDR, ou Brazilian Depositary Receipt, é um certificado de depósito emitido no Brasil que representa ações de empresas estrangeiras ou brasileiras com capital aberto no exterior, como é o caso do próprio PagBank. 

Em outras palavras, é um instrumento financeiro que permite aos investidores brasileiros aplicar recursos em empresas internacionais sem a necessidade de abrir uma conta no exterior ou lidar diretamente com moedas estrangeiras.

Cada BDR é lastreado por ações da empresa correspondente, e não necessariamente é uma relação de 1:1 – em que cada BDR representa uma ação, por exemplo. Elas são mantidas em custódia por um banco depositário.

Como funciona esse tipo de investimento?

Funcionando como “garantias” de títulos, os BDR são ligeiramente diferentes das ações – tanto nas estratégias de investimento, quanto no funcionamento. Ao comprar um BDR você não se torna acionista diretamente, mas detentor de um direito sobre a ação. 

No fundo isso só fará diferença se você quiser votar nas decisões da empresa – algo que pode fazer diferença para o Warren Buffett, que compra milhões de ações de empresas, mas pode não ser o seu objetivo.

Esses certificados te permitem:

  • Ganhar com a valorização da ação lá fora;
  • Ganhar os dividendos distribuídos pela empresa;
  • Participar dos desdobramentos e bonificações.

Além disso, por serem empresas negociadas em dólar, elas permitem uma quarta forma de ganhar dinheiro: a diferença cambial! Quando o dólar sobe, o valor das suas BDR’s sobe junto. É um jeito de diversificar em dólar sem mexer tanto com taxas cambiais.

Conheça as vantagens de investir em BDRs

Investir nessa modalidade oferece uma série de benefícios que podem ser atraentes para diferentes perfis de investidores. Confira a tabela abaixo e entenda cada vantagem:

Deslize para mais informações
Vantagem Descrição
Diversificação de carteira Possibilidade de investir em empresas listadas no exterior, reduzindo o risco da carteira.
Investimento em dólar Exposição indireta a moedas fortes, como o dólar.
Acesso a grandes empresas Acesso a ações de gigantes globais, como Apple, Google e Microsoft.
Facilidade no investimento Investimento realizado através da bolsa de valores brasileira, sem necessidade de conta no exterior.
Livre de taxas de conversão Sem custos adicionais com taxas de conversão de câmbio.

Conheça os tipos de BDRs

Esses investimentos são divididos em duas categorias principais: patrocinado e não patrocinado. Cada uma delas tem características e requisitos específicos. Conheça:

Patrocinado

Estes BDRs são registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e emitidos por uma instituição depositária, que atua em conjunto com a empresa emissora cujas ações estão sendo representadas.

Não patrocinado

Já os BDRs não patrocinados são emitidos sem o envolvimento direto da empresa estrangeira cujas ações estão sendo representadas. 

A instituição depositária atua de forma independente, sem um acordo formal com a organização internacional. Isso significa que ela não tem controle ou responsabilidade direta sobre o BDR.

No entanto, a empresa emissora tem uma espécie de reserva dessas ações. É assim que é dada a garantia ao investidor.

Entenda os níveis de BDR

Os BDRs também são classificados em diferentes níveis. Eles determinam as regras, regulamentações e o público-alvo. Saiba mais!

Nível I

Os BDRs de nível I são geralmente não patrocinados e negociados no mercado de balcão. Eles não requerem registro na CVM e hoje são acessíveis a qualquer perfil de investidor. Alguns exemplos de BDRs de nível I são:

  • Tesla;
  • Amazon;
  • Berkshire Hathaway.

Nível II

Os BDRs de nível II são pouco usuais e só podem ser dentre as patrocinadas. São negociados na Bolsa de Valores e requerem registro na CVM. Também estão sujeitos a requisitos regulatórios mais rigorosos.

A empresa estrangeira deve aderir às normas contábeis brasileiras e divulgar informações financeiras regularmente.

Nível III

Os BDRs de nível III são sempre patrocinados e são usados principalmente para captação de recursos no mercado brasileiro. Eles também são negociados na B3 e demandam registro.

A empresa estrangeira deve cumprir com todas as obrigações regulatórias, incluindo a divulgação de informações financeiras e a adesão às normas contábeis brasileiras. Eles são menos comuns, mas um exemplo notável é o BDR da Microsoft.

Qual a tributação dos BDR?

A tributação dos BDRs é semelhante à aplicada em ações negociadas no Brasil. O Imposto de Renda (IR) sobre os ganhos de capital é de 15% para operações comuns e 20% para day trade

Vale ressaltar que não há isenção de imposto para vendas de até R$20.000,00 no mês, como ocorre com as ações. O pagamento desse tributo é de responsabilidade do investidor e deve ser feito até o último dia útil do mês subsequente à venda.

Como declarar BDR no Imposto de Renda?

Para declarar BDRs no Imposto de Renda, o contribuinte deve ficar atento a certos critérios. Se o custo de aquisição desses ativos exceder R$ 1.000,00 ou se houve recebimento de dividendos ou realização de vendas (independente de lucro ou prejuízo), a declaração é necessária.

Para declarar BDRs, siga estes passos na sua declaração de Imposto de Renda:

  1. Acesse a ficha “Bens e Direitos”;
  2. Selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos” e o código “04 – Ativos negociados em Bolsa no Brasil”;
  3. Informe na “Discriminação” detalhes como quantidade de BDRs, nome e ticker da empresa, código de negociação, valor da aquisição (custo médio mais taxas), nome e CNPJ da corretora, e valor total do ativo em 31/12 do ano-base;
  4. No campo 31/12 do ano anterior, informe o valor possuído em BDRs nesta data, conforme declaração anterior. Se não tiver BDRs, deixe zero;
  5. No campo 31/12 do ano corrente, registre o valor total de compra dos BDRs por empresa naquela data.

Entenda os riscos do investimento em BDRs

Investir em BDRs, como qualquer investimento em renda variável, envolve riscos. Se, por um lado, os BDRs podem ser lastreados, o aumento de intermediários entre você e o ativo final é sempre uma preocupação em caso de quebras de bancos ou emissoras. Qualquer um desses intermediários pode aumentar o risco de liquidez.

Outro risco importante é o cambial. A flutuação do preço do real em relação ao dólar faz com que se multiplique o risco dependendo do momento em que você quiser vender – caso queira – os BDR.

Esse risco também influencia os dividendos: pagos em dólar, eles são transformados em reais para a distribuição, no que incidem os impostos sobre o câmbio.

Por falar em impostos, esse é um terceiro risco que vale a pena ter em mente. Não necessariamente os impostos sobre operações, que são cobrados e seguem as leis nacionais, mas os impostos fora do Brasil.

Cada país tem o direito de mudar suas taxas de impostos sobre dividendos, operações e similares, fazendo com que seja necessário verificar duas vezes a situação do país de origem da empresa que se quer comprar.

Afinal, BDR paga dividendos?

Depende! Alguns BDRs pagam dividendos. Quando isso acontece, o valor é convertido para reais e pago aos titulares.

No entanto, é importante observar que eles podem estar sujeitos a tributação no país onde a empresa abriu capital, o que reduz o valor líquido recebido pelo investidor no Brasil.

É fundamental analisar a política de dividendos da empresa e entender como ela se encaixa na estratégia de investimento antes de escolher um BDRs.

Quais os melhores BDRs para investir?

Para o investidor iniciante, os BDRs podem ser uma excelente porta de entrada para empresas globais do mercado financeiro sem a burocracia de abrir uma conta no exterior. Mas escolha com cuidado!

Analise o potencial de crescimento das empresas antes de escolher a opção mais assertiva para sua estratégia de investimento. Para facilitar nesse processo o PagBank mantém uma carteira recomendada de BDRs e ativos internacionais. Confira!

Comece a investir hoje em BDRs pelo Home Broker do PagBank!

Investir em BDRs é uma estratégia popular para acessar o mercado global diretamente do Brasil. Com o Home Broker do PagBank, você pode explorar uma ampla gama de opções, incluindo grandes nomes como Meta, Apple, Tesla e Nvidia.

A plataforma do PagBank é projetada para ser amigável tanto para investidores iniciantes quanto para os mais experientes, oferecendo uma maneira fácil de diversificar seu portfólio. 

Com ferramentas educacionais, análises de mercado e suporte ao cliente dedicado, você tem acesso a todas as informações necessárias para tomar decisões de investimento informadas.

Invista na Bolsa de Valores com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”