Entenda o que é margem de lucro e descubra como calcular!

Resumo do texto

  • O que é a margem de lucro?
  • Aprenda a calcular a sua margem de lucro;
  • Veja dicas para melhorar a margem de lucro do seu negócio!

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Para entender se o negócio está tendo sucesso, é preciso ficar de olho na quantidade de vendas, na base de clientes e, claro, na margem de lucro. Se você tem um empreendimento ou está pensando em ter, já deve ter ouvido falar nisso!

A margem de lucro, nada mais é do que o valor que sobra depois de pagar todos os custos. Ou seja, quando as contas estão quitadas, quanto fica para o negócio?

O cálculo é simples, mas essencial! Especialmente na hora de avaliar o sucesso do empreendimento, criar promoções e descontos e no processo de precificação.

Continue por aqui e saiba tudo sobre margem de lucro para melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio.

O que é a margem de lucro?

A margem de lucro é a porcentagem de quanto o empreendedor tem de lucro em relação ao custo de produção. Em outras palavras, é o cálculo que mostra quanto, de fato, vai “sobrar” no caixa da empresa.

Para entender melhor, vamos ver um exemplo prático:

Um produto é vendido por R$100 e o seu custo de produção é de R$60. Neste caso, em cada venda, o lucro obtido é de R$40. Para descobrir a margem de lucro, é só aplicar esses números na fórmula:

  • Margem de lucro = Lucro / Receita x 100;
  • Margem de lucro = 40,00 / 100 x 100;
  • Margem de lucro = 40%.

Mais adiante você verá que esse cálculo pode ser aplicado tanto nas vendas isoladas, como fizemos acima, quanto na receita total do empreendimento.

Saiba como funciona a margem de lucro e entenda como calcular essa métrica em seu negócio.

O que significa um lucro de 100%?

O lucro de 100% é quando a empresa tem o retorno no mesmo valor que gastou para produzir o bem. No exemplo que demos acima, o investimento inicial é de R$60, certo?

Para lucrar 100% o preço de venda do produto deveria ser R$120; dessa maneira, a venda cobre o custo e ainda retorna o mesmo valor em lucro. Esta é uma margem de 100%.

Basicamente, é multiplicar o valor do custo por 2 para chegar ao preço de venda. Em alguns produtos, é possível fazer isso, devido ao baixo valor de produção, mas em outros, isso deixaria o item muito caro.

Outro ponto importante a ser considerado é que, para calcular o preço do produto, o empreendedor não pode levar em conta apenas os custos de produção do item, mas também as despesas com a operação.

Por exemplo, a conta de luz ou o valor da hospedagem do site deve estar diluído no preço de cada produto.

Qual a diferença entre margem de lucro líquida e bruta?

A margem de lucro bruta é calculada antes da dedução desses custos operacionais. Essa métrica pode acabar deixando de fora números importantes que impactam a rentabilidade de um negócio, como impostos, amortizações e tributos.

Imagine que você tenha uma loja de acessórios de tecnologia. Um fone de ouvido é vendido por R$150 e tem um custo de R$ 90 para ser adquirido. A margem de lucro bruta é o mesmo cálculo que mostramos no item anterior:

  • Margem de lucro bruta = (Preço de venda – Custo) / Preço de venda x 100
  • Margem de lucro bruta = (150 – 90) / 150 x 100;
  • Margem de lucro bruta = 40%.

Ou seja, a empresa está lucrando 40% em cada fone de ouvido que vende, antes de deduzir os custos operacionais.

a margem de lucro líquida é calculada após a dedução de todos os custos operacionais da empresa, como gastos fixos de aluguel, conta de luz, internet, marketing, vendas, logística e administração.

Usando o mesmo exemplo, suponha que os custos operacionais da empresa representam R$20 por blusa. Dessa forma, o cálculo da margem de lucro líquida é feito assim:

  • Margem de lucro líquida = (100 – 60 – 20) / 100 x 100;
  • Margem de lucro líquida = 20%.

Ou seja, a empresa está lucrando 20% em cada blusa que vende. Viu como é importante considerar todas as despesas na hora do cálculo?

A margem de lucro líquida é o cálculo que deve ser usado para fazer previsões de investimento, pois é ela que indica quanto seu negócio pode gastar em expansão e melhorias.

Como saber a margem de lucro ideal para meu negócio?

Não existe um número mágico que indique a margem de lucro ideal para um negócio. Essa definição precisa levar em conta diversos fatores, como o tipo de produto ou serviço vendido, a concorrência e a estratégia de precificação.

Em geral, uma margem de lucro de 20% a 30% é considerada boa para a maioria dos negócios. No entanto, é importante fazer uma análise do segmento em que atua para entender a porcentagem média do nicho de mercado.

Qual é a margem de lucro permitida pela lei?

Na busca por mais lucro, alguns empreendedores acabam aumentando muito a margem. Nestes casos, o PROCON, órgão de proteção ao consumidor, pode considerar a prática abusiva.

Quando o valor cobrado ao usuário final é 20% maior do quanto a loja pagou ao distribuidor, já é considerada uma prática abusiva.

Entenda qual porcentagem de lucro colocar em um produto

Para definir a porcentagem de lucro de um produto, é importante considerar três fatores:

  • Custo: O custo do produto é o valor que a empresa paga para adquirir ou produzir o item;
  • Concorrência: É importante analisar a concorrência para definir um preço competitivo;
  • Público-alvo: O público-alvo é importante para que a precificação seja feita de forma coerente com o poder aquisitivo dos clientes.

Após considerar esses fatores, você pode usar a fórmula da margem de lucro para te ajudar a definir o preço final:

  • Porcentagem de lucro = (Preço de venda – Custo do produto) / Preço de venda x 100.

Uma dica é refazer a conta com diferentes valores até chegar no que faz mais sentido para o seu negócio. Na hora de fazer promoções e oferecer descontos, também é importante consultar a fórmula, afinal de contas, o preço de venda vai sofrer modificação e você não quer sair no prejuízo.

Neste caso, você tem uma ferramenta que pode facilitar – e muito – a sua vida! A Calculadora de Descontos PagBank vai fazer toda a matemática da sua promoção. Basta incluir os dados e pronto! Ela já apresenta o valor de venda.

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Aprenda formas de aumentar sua margem de lucro

Além de entender como calcular a margem de lucro e qual a importância dessa métrica, você também pode buscar formas de aumentar esse valor. Ou seja, como ter mais lucratividade no negócio.

Investir na capacitação da equipe

Uma equipe qualificada é capaz de vender mais, aumentando o ticket médio da empresa e reduzindo desperdícios. Além disso, com um time eficiente, estratégias de cross sell e upsell podem se tornar grandes aliadas!

Ter estratégias de fidelização

Clientes fiéis gastam mais e retornam sempre. Com eles, você pode oferecer produtos relacionados, criar promoções exclusivas para esvaziar estoque e possibilitar descontos em datas especiais.

Com o ClubePag, essas ações ficam ainda mais fáceis! Crie seu programa de fidelidade com poucos cliques e de graça!

Conhecer sua persona

Entender quem é o público consumidor do seu negócio vai te ajudar a perceber quais as necessidades e desejos do cliente e quanto ele está disposto a pagar por tal item. Assim, sua precificação será ainda mais assertiva.

Ampliar a carteira de clientes

Quanto mais pessoas conhecem e consomem seus produtos ou serviços, maior a receita total. Se esse aumento de clientes não gerar um grande aumento nos custos do negócio, a margem será ainda mais vantajosa! Uma dica é usar as redes sociais para chegar ainda mais longe!

Organizar seus lucros e custos

Um controle financeiro eficiente vai te mostrar onde você está gastando mais dinheiro no processo de produção dos itens. Assim, poderá reduzir o que for possível e, consequentemente, aumentar a margem de lucro.

Precificar os produtos

Como já adiantamos, a precificação é uma etapa super importante. Com ela, você consegue definir quanto vai ganhar de lucro em cada venda. Porém, para que ela seja efetiva, não se esqueça de considerar os custos operacionais do negócio, não apenas a produção daquele item.

Erros comuns ao tentar aumentar os lucros

Na busca por mais dinheiro, é normal que alguns empreendedores acabem indo longe demais comprometendo a saúde financeira do negócio. Como você não quer que isso aconteça, veja alguns erros comuns que podem ser evitados:

  • Falta de atenção na estruturação do negócio: Antes de pensar em aumentar os lucros, é importante garantir que o negócio esteja bem estruturado, com processos claros, eficientes e sem desperdício de dinheiro;
  • Não preparar o estoque corretamente: Um estoque mal planejado pode levar a problemas de logística caros, como a compra de itens com urgência por um preço mais elevado;
  • Problemas com fornecedores e envios: Fornecedores que atrasam e envios lentos podem aumentar o custo operacional do produto, o que leva a uma menor margem de lucro e uma percepção negativa do cliente;
  • Deixar de priorizar o atendimento ao cliente: Um bom atendimento ao cliente é essencial para aumentar as vendas e buscar a fidelização desses consumidores.
  • Não investir no treinamento da equipe: Uma equipe bem treinada é capaz de vender mais e de forma mais produtiva, melhorando também a forma como atende os clientes.

Aumente suas vendas com a maquininha do PagBank!

Agora que você já entendeu como a margem de lucro é uma métrica essencial para qualquer negócio, lembre que ela ajuda a tomar decisões mais inteligentes para o sucesso da sua empresa.

Mas para isso, além da margem de lucro, você precisa ter uma maquininha descomplicada, com taxas atrativas e que te ajude a atingir os seus objetivos de venda.

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