Você sabe o que é venda direta? Veja como implementar no seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda o que é a Venda Direta e como ela funciona;
  • Saiba quais são os tipos de Venda Direta;
  • Confira dicas para aumentar as Vendas Diretas!

Maquininhas PagSeguro: seu cliente escolhe como pagar!

 

Na hora de comprar, os clientes recorrem a estabelecimentos próprios para esse objetivo, como lojas, centros comerciais e shoppings. Porém, essa não é a única forma de realizar uma venda.

Diferente desses locais, que fazem venda indireta, a venda direta acontece direto do fabricante para o cliente!

Sabe quando a pessoa vai à feira de artesanato e compra um colar direto com quem produziu? Essa é uma venda direta! Se você tem um negócio que pode se beneficiar dessas estratégias e quer entender melhor como funciona, continue com a gente!

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Você sabe o que é Venda Direta?

Como o nome sugere, a venda direta é feita diretamente ao consumidor. Em certos casos, a negociação é feita entre quem produz e o cliente final. Em outros momentos, há um representante da empresa que faz esse contato.

Grandes empresas, como Natura e Avon, funcionam com esse formato. Os revendedores, representantes da empresa fabricante, recebem uma porcentagem em cima de cada venda.

Alguns tipos de Venda Direta:

Normalmente, a venda direta não usa um espaço físico, como as lojas. Entretanto, para chegar até o cliente, usam outros métodos:

1. Venda na internet com site próprio

A venda direta na internet é a estratégia mais usada atualmente por empreendedores e, até mesmo, pelas grandes empresas. Através de um site próprio, com um e-commerce integrado, o cliente pode comprar diretamente de quem fabrica.

Essa estratégia é super acessível, pois consegue atingir pessoas em todo país e contar com tecnologias simples, como o Checkout PagSeguro para receber pagamentos.

2. Venda em redes sociais

E para quem não quer ou ainda não tem orçamento para desenvolver um site próprio, as redes sociais se apresentam como um modelo de Venda Direta. Quem é fabricante ou produtor pode negociar diretamente com o cliente final.

Além do alcance, podendo chegar a um público mais distante, a etapa de pagamento é facilitada, já que é possível cobrar usando um Link de Pagamento!

3. Venda porta a porta

Esse tipo de venda direta usa um representante que atua oferecendo o produto em uma determinada região. Esse formato ainda é utilizado. Empresas de telefonia e internet, muitas vezes, instalam pontos de venda direta em condomínios para abordar os moradores.

4. Venda em eventos e feiras

Neste caso, o fabricante usa um espaço para apresentar os produtos e realizar vendas.

Por exemplo, em uma feira sobre o mercado de festas, é comum encontrar máquinas de personalização de brindes para vender. Vindo da fábrica diretamente para quem quer trabalhar nessa área.

5. Venda por catálogo

Essa modalidade é bem conhecida. Empresas como Hinode e Jequiti, entregam catálogos com os produtos disponíveis para que os representantes mostrem aos clientes.

Após a compra feita, os representantes fazem o pedido à fábrica e, então, recebem apenas aquilo que já está vendido. Alguns acabam fazendo pedidos antes mesmo de solicitados, pois já conhecem o gosto dos consumidores.

Conheça 3 benefícios que a Venda Direta proporciona

Para quem é produtor, a venda direta pode ser uma escolha interessante para fazer o negócio crescer. Veja o porquê:

1. Expansão de mercado

Além das redes sociais, os representantes podem levar o produto mais longe. Imagine que você faça bolsas de couro e exponha em uma feira artesanal no bairro. 

Com um serviço de venda direta através de representantes ou redes sociais, seus produtos podem chegar muito mais longe!

2. Redução de custos em geral

Além de eliminar um processo complexo, que é a venda para outras empresas, nesse modelo o fabricante pode ficar com a maior parte do lucro. Veja o exemplo da conta abaixo:

Imagine que a produção da bolsa de couro custa R$50. Uma loja oferece ao produtor R$70 para que cobre do cliente R$100. No final dessa conta, o fabricante ficou com R$20 de lucro por unidade.

Com uma venda direta, é possível vender pelos mesmos R$100 para o cliente. Neste caso, o lucro seria de R$50 em cada item!

3. Relacionamento com o cliente

Se tem uma coisa que o público valoriza é o relacionamento. Imagina só quando ele pode ir diretamente ao fabricante? Essa proximidade torna aquela compra mais emocional e com maior chance de fidelização.

Além disso, com um relacionamento mais próximo, fica mais fácil pedir opinião e coletar feedback.

Saiba como aumentar as Vendas Diretas do negócio!

Gostou da ideia e quer aplicar no seu negócio? Então veja como aumentar as vendas diretas para fazer seu empreendimento crescer!

Use o produto que vende

Nada melhor do que ser o próprio marketing, certo? Além disso, fica mais fácil mostrar as qualidades do item se ele estiver sendo usado naquele momento. 

Não perca contato com o cliente

Já foi falado que um dos benefícios da venda direta é a proximidade com o cliente. Porém, para isso acontecer na prática, é preciso dedicação!

Sempre que realizar uma compra, pergunte algum meio de contato como WhatsApp, perfil nas redes sociais ou e-mail. E use esses aplicativos para enviar pesquisas de satisfação, divulgação de lançamentos e cupons de desconto.

Diversifique as formas de pagamento

Com tantas possibilidades para fazer pagamento, é importante que o consumidor tenha liberdade de escolher qual melhor atende a necessidade.

Para as redes sociais, o Link de Pagamento. Para venda presencial em feiras, eventos ou porta a porta, use uma Maquininha de cartão que aceite débito, crédito, Pix, QR-Code e mais!

Com as maquininhas PagSeguro, seu negócio de venda direta pode dar a liberdade que o público espera na hora de pagar! Além da segurança, modernidade e taxas imperdíveis!

Confira os modelos de maquininha de cartão PagSeguro!