Guia prático: como investir em ações com o PagBank

Resumo do texto

  • O que são ações;
  • Conheça quais são as melhores estratégias de investimento;
  • Invista com o Home Broker do PagBank!

 

Você já pensou na possibilidade do seu dinheiro trabalhar para você? Investir em ações é uma das formas certeiras de alavancar seus recursos no mercado financeiro.

A cada dia, milhares de pessoas entram no mundo dos investimentos, buscando uma rentabilidade que supere as opções tradicionais.

Seja você um novato no assunto, ou alguém com experiência, é fundamental compreender a mecânica por trás desse tipo de investimento. Então, continue por aqui e confira tudo que você precisa saber para ter sucesso no mercado de ações!

O que são ações?

Ações são títulos que representam uma parte da empresa. O nome vem da primeira companhia de capital aberto: a Companhia das Índias Orientais, que realizava “ações” ou “incursões” de viagem para conseguir especiarias e precisava de financiamento. Quem colocava dinheiro nessas viagens ganhava uma participação dos lucros.

Isso significa que você passa a ter uma participação nos lucros, perdas e decisões de determinada empresa, mesmo que ela seja pequena.

As ações são negociadas em bolsas de valores e seu preço varia constantemente influenciado por diversos fatores, como a oferta e demanda e as expectativas dos investidores em relação ao futuro da empresa. Por isso, são considerados investimentos de renda variável, com valores que podem subir ou descer rapidamente.

Quais as vantagens de investir em ações?

Investir em ações é um bom caminho para aumentar seu patrimônio. Ao comprar uma ação, você se torna sócio de uma empresa, recebendo os lucros e valorizações dela. É uma maneira de ganhar dinheiro acompanhando o sucesso de qualquer tipo de negócio, desde gigantes da tecnologia até empresas de alimentos.

As duas formas mais comuns de ganhar dinheiro com ações é a valorização – quando o que você comprou a R$30,00 vira R$35,00, por exemplo – e os dividendos. Os dividendos são um dinheiro extra que cai na sua conta, pois os lucros da empresa são distribuídos entre os acionistas.

E tem mais: diversificar é a palavra-chave no mundo das ações. Você pode escolher ações de diferentes setores, diminuindo os riscos e espalhando suas chances de ganho. Ao colocar seus “ovos em várias cestas”, você se protege e aproveita oportunidades variadas.

Diversificação da carteira

Diversificar é uma das principais estratégias para reduzir riscos de perdas no valor das ações e potencializar os retornos de valorização das mesmas. Ao investir em ações de diferentes setores e empresas, o investidor pode se proteger contra eventuais quedas em um segmento específico do mercado.

A teoria do portfólio, proposta por Harry Markowitz, sugere que uma carteira bem diversificada pode maximizar o retorno para um determinado nível de risco.

Possibilidade de investir com pouco dinheiro

Uma das grandes vantagens do mercado de ações é que ele é acessível para todos os tipos de investidores, independente do montante disponível para aplicar.

Hoje, no PagBank, é possível investir em ações com pouco dinheiro!

Recebimento de dividendos

Dividendos são a parte do lucro de uma empresa que é distribuída aos seus investidores. Ao investir em ações de empresas lucrativas e que possuem uma política de pagamento regular, o investidor pode receber rendimentos periódicos, além da valorização das ações.

Eles podem ser reinvestidos para comprar mais ações ou utilizados como uma fonte adicional de renda.

Acessibilidade ao mercado

Com a evolução da tecnologia e a popularização do home broker, o mercado financeiro tornou-se acessível para o investidor comum. Hoje, com poucos cliques, é possível comprar e vender ações, acompanhar a performance da carteira em tempo real e acessar análises e informações relevantes para tomar decisões assertivas.

ações

Quem pode investir em ações?

O mercado acionário é uma plataforma aberta e não possui restrições quanto à participação de investidores. Independentemente do capital disponível ou do nível de expertise, qualquer indivíduo ou entidade pode adquirir ativos financeiros na forma de ações.

É fundamental, no entanto, que os potenciais investidores estejam cientes dos riscos associados e busquem conhecimento para tomadas de decisão informadas no contexto do mercado de capitais.

Para isso, você pode consultar as carteiras recomendadas pelos especialistas PagBank!

Como funciona o mercado de ações?

O mercado de ações é um ambiente onde investidores compram e vendem participações (ações) de empresas, seus “pedacinhos” das companhias que são negociadas na bolsa. Ele é dividido em segmentos, sendo os principais: primário, secundário e de balcão.

Mercado primário

No mercado primário, as empresas emitem e vendem suas ações ao público pela primeira vez, com o objetivo de captar recursos para financiar seus projetos. Esse processo é conhecido como Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês). É possível ainda que novas emissões sejam feitas, conhecidas como “follow-on”.

Quando uma empresa decide abrir seu capital e realizar um IPO, ela contrata um banco para intermediar essa oferta. O dinheiro da venda das ações vai diretamente para o caixa do negócio, permitindo que ela invista em expansões ou até mesmo no pagamento de dívidas.

Mercado secundário

Já o mercado secundário é onde ocorrem as negociações após o IPO. Nele, os investidores compram e vendem ações entre si, e a empresa que emitiu os títulos não está mais envolvida diretamente nas transações.

O preço de qualquer ativo em bolsa é determinado pela lei da oferta e demanda. É aqui que atua a maioria das pessoas que investem, comprando e vendendo ações conforme as suas expectativas sobre o futuro da empresa.

Mercado de balcão

O mercado de balcão refere-se a negociações que não ocorrem em uma bolsa de valores organizada. Em vez disso, as transações são realizadas diretamente entre as partes envolvidas, seja por meio de sistemas eletrônicos ou por telefone.

É uma modalidade menos regulamentada e pode apresentar um risco maior para os investidores. No entanto, ele também oferece oportunidades para negociar ações de empresas que não estão listadas em bolsas de valores, bem como outros instrumentos financeiros que não estão disponíveis no mercado secundário tradicional.

É uma modalidade que pede qualificação profissional, movimentando valores maiores e normalmente inacessível a muitos dos investidores.

Tipos de ações: entenda os principais

No universo dos investimentos em renda variável, as ações são protagonistas e representam uma fração do capital social de uma empresa. Mas você sabia que existem diferentes tipos de ações? Cada uma delas possui características e direitos específicos para seus detentores:

Tipos de ações com base no direito a voto e dividendos

Ações ordinárias (ON)

Elas são identificadas pela sigla ON e concedem ao acionista o direito de voto nas assembleias da empresa. Isso significa que, quem possui ações ON, pode participar das decisões da companhia, como a eleição de membros do conselho administrativo.

Ações preferenciais (PN)

Já as ações preferenciais, sigla PN, não dão direito de voto ou o oferecem de forma restrita. No entanto, elas têm preferência no recebimento de dividendos e, em caso de liquidação da empresa, os detentores são os primeiros a receber.

Tipos de ações com base na titularidade

Ações nominativas

As ações nominativas são aquelas que estão registradas no nome do acionista. Isso significa que a empresa tem um registro de todos os detentores dessas ações, facilitando a comunicação e o pagamento de dividendos. Esse tipo de ação é o mais comum no Brasil atualmente.

Ações escriturais

Elas são registradas eletronicamente no nome do acionista. O registro eletrônico facilita as transações e reduz os custos associados à emissão de certificados físicos.

Tipos de ações com base no valor de mercado

Blue Chip

Blue Chips são ações de empresas consolidadas, com grande presença no mercado e alta liquidez. São consideradas mais seguras e, geralmente, pertencem a organizações líderes em seus segmentos.

Small Caps

Small Caps são ações de empresas com menor capitalização de mercado. Elas têm grande potencial de crescimento, mas também apresentam maior volatilidade e risco.

Mid Caps

Mid Caps são ações que se encontram entre as Blue Chips e as Small Caps em termos de capitalização de mercado. Elas representam empresas de médio porte, com bom potencial de crescimento e, geralmente, menos volatilidade.

Quais são as ofertas disponíveis para ações?

No mercado acionário, as empresas têm diferentes formas de captar recursos e oferecer ações ao público. A seguir, vamos entender melhor cada uma delas:

IPO

O IPO, ou Oferta Pública Inicial, é o momento em que uma empresa decide abrir seu capital e vender suas ações ao público pela primeira vez na bolsa de valores. Esse processo permite que a companhia capte recursos diretamente com investidores, sem intermediários.

O IPO é uma oferta primária, pois marca sua transição de uma entidade privada para pública, sujeita a uma série de regulamentações e transparência na divulgação de informações.

Além disso, o IPO pode ser uma excelente oportunidade para quem quer participar do crescimento e dos lucros futuros de uma organização.

Oferta primária

Na oferta primária, a empresa emite novas ações e os recursos captados vão diretamente para o caixa da empresa. Essa modalidade é comum quando o negócio tem planos de expansão, investimentos em novos projetos ou pagamento de dívidas.

Oferta secundária

Na oferta secundária, os acionistas da empresa vendem suas ações já existentes. Os recursos captados não vão para o caixa, mas sim para os acionistas vendedores. Ela é comum quando sócios majoritários desejam reduzir sua participação no negócio.

Follow-on

O follow-on é uma oferta subsequente de ações realizada por empresas que já possuem capital aberto. Pode ser tanto primária quanto secundária.

Essa modalidade é comum quando se busca captar recursos após o IPO, seja para investir em novos projetos ou para reforçar sua estrutura financeira.

Deslize para mais informações
Característica IPO Follow-on
Finalidade Primeira oferta de ações ao público Oferta subsequente de ações
Recursos Vão para a empresa (se oferta primária) Podem ir para a empresa ou para acionistas (dependendo se é primária ou secundária)
Regulamentação Processo rigoroso e detalhado Processo mais simplificado, já que a empresa tem histórico na bolsa
Visibilidade Alta, pois marca a entrada da empresa na bolsa Menor, pois a empresa já é conhecida pelo mercado

Como comprar ações?

Para comprar ações,  abra uma conta no PagBank, pois ela  será a intermediária entre o investidor e o mercado financeiro. Após abrir sua conta e transferir o montante que deseja investir, isso pode ser realizado na plataforma home broker.

Lote padrão

O lote padrão é a quantidade de ações negociadas na bolsa de valores, geralmente, são 100. Quando se compra um lote padrão, o ticker não sofre alterações.

Lote fracionário

O lote fracionário permite que o investidor compre ações em quantidades menores. Isso é ideal para quem está começando e não pode, ou não quer, investir muito dinheiro. Ao comprar neste mercado, o ticker é modificado com a adição da letra “F” ao final. Portanto, se você aplicar em ações da empresa “AAAA3” nessa modalidade, o ticker será “AAAA3F”.

Tipos de negociações na Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores oferece diferentes estratégias de negociação, cada uma adequada a um perfil e objetivo de investimento. Elas determinam o período em que o investidor pretende manter suas ações e a frequência de suas operações.

Day trade

O day trade é uma estratégia de curto prazo em que se compra e vende ações no mesmo dia. O objetivo é aproveitar as pequenas variações de preço para obter lucro. Por ser considerada de alto risco, requer conhecimento, análise gráfica e agilidade por parte do investidor.

Swing Trade

O swing trade busca aproveitar movimentos de preço de ações em um período estendido, que pode variar de uma a três semanas. O investidor utiliza, na maioria das vezes, a análise técnica e gráfica para identificar tendências e pontos de entrada e saída, buscando lucrar com essas oscilações.

Buy and Hold

Buy and hold é uma estratégia onde as ações são compradas e mantidas  por anos ou até décadas. O objetivo é se beneficiar do crescimento ou dos dividendos das empresas no longo prazo.

Investidores que adotam essa metodologia acreditam no potencial das organizações e não se preocupam com as oscilações de curto prazo do mercado.

Quais são os custos de investir em ações?

Investir em ações envolve alguns custos que são essenciais para o funcionamento do mercado financeiro. É fundamental que o investidor esteja ciente deles para que possa aplicar um planejamento de forma eficiente. Abaixo, apresentamos uma tabela com os principais:

Deslize para mais informações
Custo Descrição
Taxa de corretagem Cobrança de cada operação de compra ou venda
Taxa da B3 Taxas de emolumentos e de custódia cobradas pela Bolsa
Tributação Imposto de Renda sobre os lucros obtidos com as ações

Taxa de corretagem

Ela é cobrada a cada operação de compra ou venda de ações. O valor pode ser fixo, variável ou uma combinação de ambos, dependendo da corretora e do plano escolhido pelo investidor.

Taxa da B3

A bolsa de valores brasileira cobra taxas de emolumentos sobre cada operação realizada. Além disso, existe a taxa de custódia, que é cobrada mensalmente e se refere aos serviços de guarda das ações e ao acesso aos sistemas da B3.

Tributação

O lucro obtido com a venda de ações é tributado pelo Imposto de Renda. Para day trade, a alíquota é de 20% sobre o valor. Já para operações normais, ela é de 15% sobre o lucro da operação, quando se ultrapassa os R$20 mil em lucros de operações de swing trade.

Conheça as principais estratégias de investimento para ações

O mercado de ações oferece diversas estratégias que podem ser adotadas pelos investidores, dependendo de seus objetivos, perfil e horizonte de investimento.

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista busca avaliar a saúde financeira e as perspectivas de uma empresa para determinar o valor justo de suas ações. Ela se baseia no estudo de indicadores financeiros, balanços, demonstrações de resultados e outros documentos contábeis. O objetivo é identificar ações subvalorizadas ou sobrevalorizadas e tomar decisões de investimento com base nessa avaliação.

Análise Técnica

Na análise técnica, se observam os movimentos das ações, partindo-se da premissa de que o consenso de mercado precifica corretamente a empresa. Nela, se observam topos e fundos, se fazem leituras de gráficos como candles e se usam estratégias como o stop loss.

Value investing

O value investing identifica ações que estão sendo negociadas por um preço inferior ao seu valor intrínseco. É uma vertente da análise fundamentalista. Quem segue essa abordagem, acredita que o mercado reage de forma exagerada a notícias de curto prazo, criando oportunidades de compra.

Stop loss

O stop loss visa limitar possíveis perdas em uma operação no mercado de ações. O investidor define um preço limite para vender uma ação caso ela atinja um determinado valor de queda, protegendo seu capital de grandes oscilações negativas.

Growth Investing

O growth investing foca em empresas que apresentam um alto potencial de crescimento. Também é uma vertente da análise fundamentalista. Os que adotam esse método buscam ações de companhias que estão expandindo seus lucros, receitas e outras métricas financeiras a uma taxa acima da média do mercado, mesmo que elas estejam sendo negociadas a múltiplos elevados.

Comece agora com o Home Broker do PagBank!

O PagBank traz inovação e facilidade para seus clientes, oferecendo uma plataforma de Home Broker completa e intuitiva. Com ela, você tem acesso a todas as ações listadas na Bolsa de Valores e pode realizar suas operações com rapidez e segurança.

Investir em ações pode ser uma jornada empolgante, e com o PagBank tudo se torna mais fácil e direto! Confira como é simples:

  1. No app PagBank clique na aba Produtos e Investimentos;
  2. Clique em Investimentos;
  3. Depois em Investir;
  4. Selecione Renda Variável;
  5. Clique em Alocar Saldo e digite o valor que quer investir. Ele será transferido para o Home Broker;
  6. Agora, vá em Acessar Home Broker;
  7. Crie uma senha eletrônica de 6 dígitos, que precisa ser diferente da senha que você abre o app;
  8. Pronto, agora é só escolher a ação e investir.

Não perca tempo e invista com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”