Open Banking Brasil: saiba as respostas das principais dúvidas

Resumo do texto

  • Confira perguntas e respostas sobre o Open Banking Brasil;
  • Tire suas dúvidas sobre o funcionamento e segurança do sistema;
  • Faça parte com um banco digital descomplicado e transparente.

Baixe agora o super app e abra uma conta!

 

O Open Banking está em fase de implementação no Brasil. Porém, já é muito utilizado em outros países, ele pretende dar maior autonomia para os clientes de bancos e instituições financeiras.

Mas afinal, este sistema é seguro? Hoje iremos responder as principais dúvidas sobre o Open Banking Brasil. Veja como esta tecnologia irá funcionar e o que muda com o compartilhamento de dados através deste sistema.

Boa leitura!

Perguntas e respostas sobre o Open Banking Brasil

O cronograma de implantação do Open Banking Brasil teve início em fevereiro de 2021 e foi desenvolvido pelo Banco Central.

Na prática, os usuários terão maior controle sobre as suas informações e os bancos poderão oferecer serviços e produtos mais personalizados.

Veja as respostas para as principais perguntas a respeito deste novo serviço.

1) O que é levado em conta com a implementação do Open Banking?

O cliente, ao escolher dividir suas informações, poderá ter mais facilidade para abrir contas e adquirir novos produtos e serviços em instituições financeiras.

A mudança pretende:

  • deixar o consumidor em destaque;
  • oferecer maior transparência entre as instituições financeiras;
  • facilitar a troca de informações entre os bancos;

2) Todos os bancos participam do sistema aberto?

Não. Somente organizações autorizadas pelo Banco Central, entre elas instituições de pagamento e fintechs. Algumas, como os grandes bancos, são obrigadas a participar.

As demais instituições podem decidir se irão aderir ou não.

3) Minha participação é obrigatória?

Não, você escolhe se irá participar, os bancos precisarão da autorização do cliente. Além de ter este controle, também poderá escolher quais informações deseja compartilhar, por quanto tempo e qual instituição financeira terá acesso. Eles serão compartilhados com o novo banco, tornando o serviço mais adequado para suas necessidades.

4) O Open Banking é seguro?

Sim. O Banco Central criou normas de segurança que devem ser seguidas por todas as entidades participantes do Open Banking Brasil.

O compartilhamento de dados é feito com uma tecnologia que garante a proteção das informações, em um ambiente digital controlado e seguro, acessível apenas pelas instituições financeiras com as quais você decidiu dividir os dados. Além disso, você pode deixar de participar a qualquer momento.

5) Quem protege meus dados?

Os seus dados estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Isso significa que só quem terá acesso a eles, além de você, é a instituição financeira de sua confiança.

Caso você permita, ao optar pelo Open Banking Brasil, esses dados serão acessados por outra instituição que deverá seguir a mesma regra e manter o sigilo. Ou seja, seus dados não serão públicos, muito menos acessados por empresas que não possuem autorização.

6) Quais frutos podem surgir desse novo sistema?

O Open Banking Brasil poderá tornar a experiência do cliente mais padronizada entre as diversas instituições que escolher usar.

Assim, os serviços poderão ser mais adequados para os diferentes perfis de pessoas. Esta tecnologia permite a comparação dos produtos entre as instituições, ajudando no momento da escolha, dando maior liberdade ao cliente.

Tenha um banco digital parceiro que atende todas as suas necessidades

O PagBank é um banco completo, digital e gratuito que serve para conta de pessoa física e jurídica. Ele simplifica a sua vida financeira e ajuda na gestão do seu negócio.

Oferece uma maneira descomplicada e de usar um banco, em que você pode fazer tudo pelo seu celular.

Esqueça as cansativas análises de crédito ou ficar horas em uma fila tentando falar com um gerente. Aqui você encontra um relacionamento transparente antes mesmo do surgimento do Open Banking Brasil. Conheça mais vantagens do PagBank:

Baixe agora o super app e abra uma conta!