Open Banking Brasil: saiba como vai funcionar

Resumo do texto

  • O que é Open Banking e como vai funcionar no Brasil;
  • Entenda como a segurança do sistema é garantida;
  • Conte com um banco digital completo.

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O Open Banking, também chamado de Sistema Financeiro Aberto, é uma ação do Banco Central do Brasil. A ideia é possibilitar o compartilhamento de dados, produtos e serviços entre as instituições financeiras.

Mas calma, essa troca só pode ser feita quando o cliente permitir e por quanto tempo ele quiser, de forma gratuita. Entenda melhor a seguir o que é Open Banking e quais são as novidades desse novo serviço.

Afinal de contas, o que é Open Banking?

O Open Banking é uma forma padronizada de trocar informações sobre os clientes, produtos e serviços no sistema financeiro brasileiro. Permite que as pessoas compartilhem seus dados e tenham acesso a operações mais personalizadas.

Hoje em dia funciona assim: ao se tornar cliente de um banco você tem o histórico de crédito, depósito e outras movimentações na instituição que você escolheu. O Sistema Aberto permitirá que o cliente escolha levar essas informações para onde quiser, sem precisar começar do zero na nova instituição, mantendo todo o seu histórico financeiro.

O que muda com o Open Banking?

Imagine que você abriu uma conta em um novo banco e quer pedir empréstimo. Muitas instituições negariam o pedido porque não sabem se você é bom pagador ou não. Isso pode acontecer com limite do cartão de crédito também.

Com o Open Banking será diferente: ao escolher compartilhar seus dados financeiros, a nova instituição terá as informações que precisa para avaliar o seu histórico e oferecer os melhores serviços para o seu perfil.

Quais dados serão compartilhados?

Alguns dados básicos como nome, CPF ou CNPJ, telefone, informações sobre renda, perfil de consumo, capacidade de compra e outros dados coletados e compartilhados entre as instituições financeiras. Também será possível acessar dados sobre produtos e serviços usados pelo cliente, como empréstimos e financiamentos.

Fases de implementação

A implementação do Open Banking será dividida em 4 etapas ao longo de 2021, de acordo com o Banco Central:

  • fase 1: começou no dia 01/02 e as instituições participantes abriram seus dados, canais de atendimento, produtos e serviços oferecidos. Não houve o compartilhamento de informações dos clientes neste momento;
  • fase 2: começa em 13/08, é quando os clientes poderão começar a compartilhar seus dados;
  • fase 3: com início no dia 29/10, será possível acessar o serviço de iniciação de pagamentos;
  • fase 4: a partir de 15/12 será possível fazer o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços para as instituições, como câmbio, investimentos entre outros;

Em 2022, o cronograma continua com mais liberações de funcionalidades.

O Open Banking é seguro?

Existe uma série de requisitos para garantir a proteção das informações compartilhadas no Open Banking. Os dados não se tornam públicos e a segurança é garantida pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Se alguma empresa desrespeitar as regras pode sofrer multas aplicadas pelo Banco Central e até mesmo ser excluída do sistema.

A tecnologia que permite todo esse sistema funcionar se chama API (Interface de Programação de Aplicativos). É a forma como os softwares das instituições vão se comunicar, dentro de um ambiente controlado, supervisionado e seguro.

PagBank: segurança dos clientes em primeiro lugar

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