connectionsEnquanto as gravadoras e produtoras não sabem como enfrentar a mudança de comportamento dos usuários da rede, os músicos estão à frente. Eles já montam suas próprias páginas e colocam seus produtos à venda – com tudo o que têm direito, inclusive integração com o PagSeguro.

Um caso de destaque é o músico Sonekka, que até verbete na Wikipédia tem.

O segundo CD de Sonekka, Agridoce, é lançado em consonância com o seu tempo. Sem gravadoras, sem venda em lojas. Nem caixinha plástica, nem encarte com letras minúsculas e bagunçadas. Artista ligado a novas tendências, ele preferiu lançar o disco somente na internet, pelo iTunes, em 25 países através do selo Koala Records do Japão.

Para os brasileiros,uma versão – à venda no site do músico– em um encarte luxuoso, com design do artista Murilo Martins. Na forma de um livro, traz todas as letras acompanhadas de pequenas crônicas que montam cenas do universo do disco. A mistura é uma marca do compositor Sonekka. As doze músicas do CD não respeitam um estilo determinado. Vão do rock, do pop e do blues a ritmos brasileiros, num tempero bem dosado do que o próprio título do CD anuncia: Agridoce. As participações especiais vão da verve roqueira e contestadora de Zé Rodrix, que toca piano e teclado em duas faixas, à percussão arrebatadora do inglês Cris Wells, em Batendo Água. O grupo paulistano de compositores 4+1(Kana,Alvaro Cueva, Márcio Policastro,Alê Cueva e Leo Nogueira) participa de Será Que Estou Viajando? (Sonekka/Márcio Policastro), um rock suingado e de letra bem-humorada. Fechando o disco, mais três participações especiais. Guarabyra,Celso Viáfora e Élio Camalle se unem a Sonekka para cantar Balada Perdida, composição de Camalle, que ambienta a letra em bares tradicionais de música pra dizer “Eu não te amo Espanhola, eu não te amo mais” na voz de Guarabyra.

Outro jeito, é tentar cativar o internauta brasileiro com doações, como faz a banda Ultraje a Rigor no Projeto Música Esquisita. Radiohead arrecadou uma boa grana com doações, deixando o usuário doar quanto quisesse pelo download. E sua banda, já está aceitando pagamentos online seguros?