Portabilidade de investimentos: saiba como transferir suas aplicações para o PagBank

Resumo do texto

  • Aprenda o que é portabilidade de investimentos;
  • Veja como transferir suas aplicações para o PagBank;
  • Saiba como funciona esse processo.

 

Ao investir o seu dinheiro em qualquer aplicação financeira, seja de renda fixa ou variável, seus investimentos ficam sob custódia de uma instituição financeira.

No entanto, se quiser trocar de banco, não é preciso solicitar o resgate das suas aplicações e reinvestir na sua nova conta. Para isso, existe a portabilidade de investimentos.

Esse serviço nada mais é do que transferir todas as suas aplicações financeiras para outra instituição. Sendo assim, quem deseja fazer portabilidade de investimentos segue com as aplicações financeiras em suas carteiras, pois elas somente “mudam de casa”.

Qualquer investidor pode transferir seus ativos para qualquer banco de maneira prática e gratuita. Quer entender como funciona? Então, siga a leitura e aprenda como fazer a transferência dos seus investimentos para o PagBank. Vamos lá!

Portabilidade de Investimentos

Veja como funciona a portabilidade de investimentos para o PagBank

Cada instituição possui um processo diferente de transferência, mas na maioria dos casos não é algo complexo e pode ser feito sempre on-line.

O primeiro passo para fazer a transferência dos seus ativos para o PagBank é verificar se possuímos os mesmos investimentos em que você aplica na outra instituição.

Confira os investimentos disponíveis no PagBank

É importante ressaltar que o seu investimento não muda em nada. Por exemplo, se você trouxer um título do Tesouro Direto que vence em 2027 e que foi comprado em outra instituição financeira, para o Pagbank, tudo continuará igual.

O mesmo acontece com um CDB. Caso invista em um CDB que rende 120% do CDI em outra instituição, aqui no PagBank ele renderá a mesma coisa. 

Para fazer a portabilidade, as etapas geralmente são:

  1. Preencher o formulário de portabilidade: é preciso pedir a transferência da sua corretora atual através da Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM) para títulos públicos e privados. No caso de Fundos de Investimento, a solicitação é feita de outra forma. Porém cada corretora tem seu processo, então é preciso verificar com cada uma;
  2. Enviar a documentação necessária: cada instituição informa quais os documentos necessários para a conclusão da portabilidade. A maioria delas possibilita que todo o processo ocorra on-line;
  3. Aguardar a conclusão da transferência: A transferência deve acontecer em até dois dias úteis para títulos e até nove dias úteis para fundos. A CVM considera o descumprimento desses prazos como infração grave, e a instituição pode ser penalizada.

Vale ressaltar que a portabilidade de investimentos é uma obrigação das instituições e todo o processo é gratuito.

Veja mais informações sobre como fazer a portabilidade da sua corretora atual para o PagBank: 

Quais investimentos podem ser transferidos para o PagBank?

De maneira geral, todos os investimentos podem ser transferidos, sendo que os mais comuns são ações, títulos do Tesouro Direto e Fundos de Investimentos. 

O que muda aqui é a disponibilidade das aplicações. Por exemplo, se você investiu em um Fundo de investimento que o PagBank não possui, essa aplicação em específico não poderá ser transferida. 

Vantagens de trazer seus investimentos para o PagBank

Além de ser um banco grátis, sem burocracia e que dá o controle das suas finanças na palma da sua mão, o PagBank tem muitos benefícios para seus investidores, como: 

Não espere para amanhã o que você pode fazer hoje! Traga seus investimentos para o PagBank e dê um up na sua jornada de investidor!

Baixe grátis o super app PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”