Saiba como fazer uma boa queima de estoque na Black Friday!

Resumo do texto

  • Confira dicas valiosas para fazer uma queima de estoque;
  • Veja como aproveitar essa estratégia durante a Black Friday 2023;
  • Descubra se fazer queima de estoque é uma boa ideia para seu negócio.

Conheça as soluções do PagBank para a Black Friday!

 

Já parou para pensar que mercadoria que não sai do estoque significa dinheiro longe do seu caixa?

Se você é comerciante e está querendo aumentar o fluxo de vendas, a Black Friday é uma oportunidade excelente para fazer queima de estoque e abrir espaço para a chegada de novos produtos!

Quem trabalha com comércio sabe que promoções precisam de planejamento para não gerar prejuízo!

Isso é ainda mais importante na Black Friday, já que a data é conhecida pelos descontos. Por isso, o PagBank trouxe dicas para você fazer uma queima total de estoque na Black Friday 2023! 

Por que fazer uma queima de estoque?

A queima de estoque é aquela ação que pretende zerar a quantidade de um determinado item ou até de todos os produtos da loja.

Se você percebeu que tem algum produto que está com dificuldade de vender e está somente “ocupando espaço” no seu estoque, impedindo a entrada de outros, é o momento de fazer a queima.

O mesmo acontece para algum item que possa ter “saído de moda”. Para quem trabalha com roupas, que podem sofrer influência das estações, é normal ter queima de estoque de produtos de inverno, por exemplo, quando a estação está chegando ao fim.

A Black Friday acontece no final de novembro, um pouco antes da renovação de estoque para o Natal. Por isso, a data é uma oportunidade para liberar o espaço ocupado por itens parados para que você possa renovar tudo com foco no mês de dezembro.

Resumindo, a queima de estoque deve ser feita para que seu negócio:

  1. Consiga dar rotatividade ao estoque;
  2. Possa ampliar o fluxo de caixa;
  3. Seja capaz de trazer novos produtos ao público.
  4. Transforme item parado em lucro no seu bolso;
  5. Crie novas estratégias de atração e fidelização de público.

8 dicas para fazer a queima de estoque na Black Friday

Pronto para fazer uma queima de estoque? Então confira alguns pontos essenciais!

1. Entenda qual a situação atual do seu estoque

Para fazer uma queima de estoque, verifique as quantidades e revise os valores (tanto de custo quanto de venda). 

Com essas informações em mãos, você vai poder pensar na estratégia da queima de estoque e se preparar para vender mais, afinal, é necessário entender qual é a “urgência” para dar saída em um produto antes de determinar os valores, concorda?

Se você quer fazer análises concretas que te ajudem a encontrar o preço certo, faça um bom controle do seu estoque. Não sabe como? A gente te ajuda, basta baixar nossa planilha de controle de estoque!

Para usá-la, tire um dia para fazer a lista completa, de preferência com a loja fechada para que o movimento de entrada e saída não atrapalhe a coleta de informações.

2. Faça o cálculo dos preços para acertar nos descontos

Agora que você já sabe quais e quantos produtos estão parados, é hora de pensar na precificação. Verifique o valor de custo de cada item para conseguir calcular a margem de lucro. Depois, pense em possíveis descontos e promoções!

Vamos a um exemplo: imagine que você tem 10 caixas de chocolate que irão vencer em dezembro. 

Como a quantidade é alta e a chance de perda desse produto é grande, vale abaixar o preço o máximo possível para permitir que o valor atraia compradores.

Mas atenção! Nada de ficar no vermelho. É hora de esvaziar o estoque, mas sem perder dinheiro no caminho!

Se você for fazer uma promoção de frete grátis, você deve diluir o valor do envio no preço do produto e reduzir a sua margem de lucro (mesmo pequena, ela precisa existir!).

3. Use a criatividade nas promoções para a queima de estoque na Black Friday!

Não se apegue ao tradicional! Pensar fora da caixa pode te ajudar a zerar o estoque ainda mais rápido e com mais lucratividade! 

Que tal experimentar descontos que dão match? Por exemplo, se o cliente quiser levar um kit de talheres + um conjunto de pratos, ele terá um desconto ainda maior no preço total! Ou se ele levar três itens, paga apenas 2 e o terceiro sai de graça!

Essas novas possibilidades abrem espaço para aumentar o ticket médio de venda, atrair o público e, claro, zerar seu estoque mantendo o fluxo de caixa!

4. Saiba como utilizar o gatilho mental de urgência

O gatilho mental de urgência é aquele que lembra ao cliente que aquela promoção está acabando! São exemplos chamadas como:

  • Últimas unidades;
  • Promoção por tempo limitado;
  • Valor válido por apenas um dia.

Essas frases estimulam o cliente criando uma sensação de “preciso comprar agora, antes que acabe!”

Se você está fazendo uma queima de estoque, pode usar isso como gancho para atrair o público. 

5. Divulgue as promoções em diferentes canais

Você já ouviu falar em estratégias omnichannel? É aquele tipo de ação que acontece em diferentes canais ao mesmo tempo e de forma integrada!

Redes sociais, e-mail, SMS, canais de atendimento online, tudo isso se conecta e permite que as promoções sejam divulgadas nos mais diferentes meios e chegando até mais gente.

Fica a dica: para divulgar sua queima de estoque, use todos os canais disponíveis, mas lembre-se de dar atenção para as respostas!

Em cada canal, você vai atrair pessoas diferentes e aumentar seu alcance, atingindo um público mais diverso! Mas é natural que eles queiram respostas e detalhes sobre produtos, por isso, pense que a divulgação é uma via de mão dupla.

6. Lembre-se que clientes fiéis merecem atenção especial

Os clientes fiéis são a “jóia da coroa” do seu negócio! Eles devem ser tratados de forma diferenciada. Na prática, isso quer dizer que você pode pensar em promoções exclusivas para esse público.

Oferecer frete grátis ou um mimo extra para quem já é consumidor da marca vai fortalecer a relação e valorizar o cliente. Isso é essencial não só pensando na retenção desse público mas também no potencial que eles têm de divulgar seu negócio.

7. Prepare sua loja virtual

A sua loja virtual precisa estar no clima da Black Friday! Prepare uma página especial com as promoções que você vai oferecer e banners de divulgação para a página inicial.

Além da parte visual, não deixe de dar uma checada em todo o site. Confira se a jornada de compra está funcionando perfeitamente, se o cálculo de frete no carrinho está certo e se o checkout está em dia!

A experiência de compra deve ser rápida, simples, clara e passar segurança para o usuário!

8. Organize seu pós-venda

Muitos empreendedores acham que o processo de compra acaba na hora que o cliente sai da loja com o produto nas mãos. Mas não é bem assim! O pós-venda vai fortalecer o relacionamento com as pessoas e transformá-las em fãs da sua loja!

Para a queima de estoque na Black Friday, prepare seu time para criar esse vínculo. Uma dica é fazer um cadastro simples de todo mundo que comprar na loja.

Assim, você pode entrar em contato depois, oferecendo um produto complementar ou enviar uma pesquisa para saber como foi a experiência de compra!

Queima de Estoque Black Friday

Conte com o PagBank para fazer uma queima de estoque na Black Friday!

Vai fazer uma queima de estoque na Black Friday? Com o PagBank, você tem aquilo que seu cliente procura: liberdade e segurança!

Afinal de contas, as maquininhas favoritas do comércio brasileiro oferecem liberdade e segurança na hora de passar o cartão.

E você, empreendedor, não precisa se preocupar se isso vai pesar no bolso! As maquininhas não tem aluguel e possuem as melhores taxas do mercado, além de contarem com a tecnologia NFC, que permite o pagamento por aproximação!

E se seu negócio é online, você pode contar com o Link de Pagamento e o Checkout, que vão te ajudar a vender ainda mais na Black Friday 2023!

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