Recém-aposentado pode fazer empréstimo? Entenda como funciona o consignado

Resumo do texto

  • Veja qual é o prazo para o recém-aposentado fazer um empréstimo consignado;
  • Saiba como solicitar o desbloqueio deste tipo de crédito;
  • Confira como contratar o seu empréstimo consignado com facilidade.

Baixe o aplicativo PagBank Consignados no seu Android ou IOS!

 

Quem é recém-aposentado pode fazer empréstimo consignado? Pode, mas para isso existem alguns passos.

Para ter acesso ao crédito consignado será preciso pedir liberação no INSS, só após a liberação que se pode solicitar o empréstimo. Saiba como fazer este pedido e tenha seu dinheiro liberado em até 24h com o PagBank Consignados!

Recém-aposentado pode fazer empréstimo consignado?

Após a conquista da aposentadoria, o empréstimo consignado fica vetado por até 6 meses, após este período ele é desbloqueado automaticamente. Mas se você precisa desse crédito com urgência é possível solicitar o desbloqueio antes.

Conforme a Instrução Normativa Nº 100, o empréstimo consignado só é permitido aos recém-aposentados após, no mínimo, 90 dias.

Porém, esta regra mudou com a pandemia e agora o prazo para liberar a 1ª contratação do crédito diminuiu para 30 dias. Esta nova ordem é válida pelo menos até o dia 31/12/2022.

Por que existe este prazo de empréstimo para aposentados?

Isso serve como uma proteção para impedir golpes e evitar a insistência de instituições financeiras, que forçam o crédito aos beneficiários.

Como solicitar o desbloqueio do benefício?

Se você já esperou pelo novo prazo mínimo de um mês e deseja contratar o crédito consignado, pode solicitar o desbloqueio no site ou aplicativo Meu INSS, veja como:

  1. acesse o portal Meu INSS;
  2. clique na opção Agendamentos/Solicitações;
  3. faça o login com os seus dados;
  4. vá até a opção Novo requerimento;
  5. pesquise por Desbloqueio e selecione o serviço desejado;
  6. pronto! Agora basta acompanhar o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Solicitações.

Qual o prazo para desbloqueio?

O prazo para o desbloqueio do empréstimo consignado é feito em até 10 dias úteis. Vale lembrar que, se houver algum problema com o seu pedido, você receberá um comunicado.

Se por acaso seu pedido de empréstimo não for desbloqueado, você pode buscar ajuda em uma agência do INSS, leve documentos para comprovar as suas informações e saber se há algo de errado no pedido.

E se você desejar bloquear o acesso ao empréstimo consignado, pode fazer isso a qualquer momento, também pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Conheça mais sobre o PagBank Consignados

Agora que você já sabe que os recém-aposentados podem fazer empréstimo e conhece todas as condições para liberar este benefício, conheça o PagBank Consignados!

O PagBank Consignados* foi criado para facilitar o acesso ao crédito e garantir um empréstimo sem burocracia para trabalhadores de empresas privadas, aposentados, pensionistas e servidores públicos.

A contratação é feita de forma simples, rápida, segura, 100% digital e através do celular, confira todos os benefícios deste empréstimo ideal para aposentados:

  • taxas de juros mais baixas que outras linhas de crédito;
  • dinheiro liberado em até 24h;
  • parcelas fixas de até 30% do salário ou benefício líquido;
  • crédito pode ser usado para qualquer finalidade;
  • 60 dias para pagar a 1ª parcela.

Baixe o aplicativo PagBank Consignados no seu Android ou IOS!

*Sujeito à análise de crédito. O PagSeguro Internet S/A não é uma instituição financeira, não realiza operações de crédito diretamente e atua como correspondente bancário de instituições financeiras parceiras. A concessão de crédito é de responsabilidade dessas instituições, dentre elas o Banco Seguro S.A. e a Socinal – Crédito, Financiamento e Investimento S/A. Que concede por si ou através de seu correspondente Credisim Correspondente Bancário LTDA – CNPJ 33.166.821/0001-51. As taxas podem variar de acordo com o valor e quantidade de parcelas. O prazo são de 24h úteis e diz respeito a disponibilização do valor, após a assinatura do contrato. As condições de pagamento serão apresentadas no momento da contratação. Consulte condições do produto em: www.credisim.com.br/credito-consignado. Central de Atendimento: 4003-1775 (Capitais e região metropolitana) ou 0800 728 21 74 (demais localidades, exceto celular). Ouvidoria 0800 703 88 91..