Resumo do texto
- Veja como criar políticas de desconto reais;
- Confira formas de liquidar o estoque de um jeito eficiente;
- Gerencie o estoque e gere relatórios com o PagVendas.
A Black Friday se aproxima e chegou a hora de pensar em como dar descontos vantajosos para os clientes sem prejudicar o faturamento do seu negócio.
A pesquisa realizada pela Opinion Box revela que mais de 40% dos entrevistados desistem da compra quando desconfiam do desconto oferecido. Além disso, 60% abandonam o carrinho por causa do frete.
E é por isso que planejar o desconto na Black Friday é tão importante. Confira nossas dicas e saiba como se preparar para essa data.
Entenda como dar descontos na Black Friday
Para criar uma política de descontos vantajosa para o cliente e para o negócio é importante considerar uma série de fatores, como concorrência, produtos e objetivos.
Para começar, analise o mercado. Verifique como os concorrentes diretos estão lidando com a data. Faça perguntas que podem ajudar a construir o seu planejamento de descontos:
- Os valores praticados estão muito abaixo?
- O valor do envio está melhor do que o seu?
Além disso, é importante entender qual o papel do produto na vida do cliente. Você precisa saber se o item é necessário ou não. Essa resposta pode mudar a sua comunicação e a percepção de quem compra.
Por fim, chegou a hora de entender o que o seu negócio está buscando. As metas podem ser:
- aumento do número de vendas;
- liquidação de estoque;
- recuperação de carrinhos.
Dependendo do objetivo você precisa considerar, por exemplo, investir em descontos ou frete grátis.
Como conquistar novas vendas com descontos de verdade?
Chegou a hora de colocar a mão na massa e planejar os descontos da Black Friday. E como oferecer vantagens reais e conquistar novos clientes? Vamos ver algumas ideias!
Ofereça um cupom de desconto para primeira compra
Conquistar novos clientes é o que toda loja procura. Uma das formas de alcançar isso é oferecer um cupom de desconto para a primeira compra. A pessoa já chega ganhando mimos!
Além de se sentir valorizado, o cliente pode decidir comprar mais. Já que economizou com o cupom, pode levar outros produtos. Ou seja, mais vantagens envolvidas.
Utilize gatilho de urgência
O uso dos gatilhos mentais atua diretamente no processo de decisão de compra. Com chamadas que despertam a atenção e exploram a ideia de necessidade, você lembra o cliente que aquela promoção vai acabar.
Combinar a política de descontos com gatilhos mentais cria uma jornada que dá certo: preço baixo + senso de urgência = maior chance da compra ser realizada.
Estimule vendas cruzadas: ofereça descontos progressivos
As vendas cruzadas e os descontos progressivos são uma ótima pedida para esvaziar o estoque ou aumentar a saída de determinado produto. Mas como funciona essa estratégia?
Ao colocar um item no carrinho, é oferecida uma promoção exclusiva caso adicione outro produto. Mas é importante que essa união de produtos faça sentido, ou seja, estejam em categorias iguais ou similares.
Veja como liquidar seu estoque de maneira inteligente
Ao planejar o desconto na Black Friday, considere a possibilidade de esvaziar o estoque aumentando a saída de produtos acumulados.
Faça um levantamento do seu estoque
Com o levantamento do estoque, veja quais produtos saem menos e planeje uma política de descontos com esse foco. Além disso, veja quais podem ser utilizados em vendas casadas.
Registre todos os produtos que entrarão em liquidação
O controle de estoque avançado inclui o registro de todas as informações sobre os produtos. Saber os tamanhos, cores e variações disponíveis será essencial para planejar promoções e avaliar o resultado das ações.
Calcule a margem de lucro
Na hora de pensar em como dar descontos na Black Friday, considere a margem de lucro dos produtos. Analise a possibilidade de fazer uma campanha exclusiva, com grandes descontos ou se ele deve ser trabalhado com descontos progressivos e venda cruzada.
Invista em divulgação
Ao planejar a política de descontos, pense em uma comunicação clara e transparente. Sinalize o tempo determinado da promoção, os produtos envolvidos e a capacidade do estoque.
Além disso, invista em diferentes canais de comunicação. Com isso, você aumenta o alcance da notícia e não corre o risco de perder vendas porque ninguém sabia das vantagens oferecidas.
Valorize quem já é cliente
Ao planejar como dar descontos na Black Friday, faça uma comunicação para quem já é cliente. Ofereça promoções exclusivas e avise com antecedência sobre a vantagem.
Dessa forma, você aumenta o número de vendas, movimenta o estoque e ganha o coração daquele cliente que já é seu fã!
Preencha o quiz #PagTeAjuda e aumente suas vendas no fim de ano!
O PagBank PagSeguro preparou um quiz para te ajudar a alcançar às metas do seu negócio. Clique no link, responda as perguntas e receba conteúdos e materiais imperdíveis.
Dê descontos de verdade com ajuda do PagVendas
Com o PagVendas você controla o estoque de forma eficiente e pode visualizar nos relatórios quais produtos estão encalhados e quais precisam de reposição.
Afinal de contas, mercadoria no estoque é sinônimo de dinheiro parado. E isso a gente não quer!
O PagVendas é um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.