Saiba como economizar dinheiro para alcançar a independência financeira

Resumo do texto

  • Saiba como guardar dinheiro para conquistar a independência financeira;
  • Veja como é possível poupar com atitudes no dia a dia;
  • Descubra como investir suas economias de maneira descomplicada.

Conheça os Fundos de Investimento PagBank!

 

Ganhar pouco não é motivo para deixar de guardar dinheiro. Aliás, saber como economizar é muito mais importante do que ter renda alta, afinal, ganhar muito e não poupar nada é uma furada.

Se você está com o orçamento apertado e acha que é impossível sobrar dinheiro no fim do mês, esse post vai te mostrar que, com planejamento e conhecimento sobre todos os seus gastos, você conseguirá pagar as contas e ainda guardar aquele dinheirinho.

Quer descobrir como? Vem com a gente!

Como economizar dinheiro ganhando pouco: planeje suas contas

Organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para começar a poupar. O foco é equilibrar seus ganhos e gastos de forma objetiva, para que você consiga não só pagar as contas e despesas básicas, mas também construir a sua reserva financeira.

Uma dica é dividir o seu salário líquido mensal (com todos os descontos na folha de pagamento) por tipo de gastos. Veja como funciona:

  • A maior parte para gastos fixos e essenciais: se todas as despesas fixas somarem mais do que 50% do seu salário, é preciso avaliar melhor os gastos. Veja se consegue reduzir a conta de luz, gastar menos no supermercado ou até diminuir o plano da internet de casa. Essas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença;
  • Um pouco menos para gastos variáveis e dispensáveis: aqui entram as despesas como cinema, serviços por assinatura, academia e salão de beleza. Para saber quais gastos entram pergunte-se o que é necessidade e o que é desejo. Por exemplo, as compras no supermercado são necessárias, mas aquela pizza via delivery é um desejo;
  • Uma parte menor para o futuro: essa fatia pode ser usada para atingir seus objetivos, como viajar, trocar de carro ou comprar um imóvel. É essencial poupar pelo menos 20% do salário e não apenas guardar apenas o que sobrar. É a partir dessa quantia que você conseguirá economizar dinheiro.

Reveja seus gastos

Quando você analisa o que gasta, percebe que sempre tem uma continha ou outra que é possível enxugar. O primeiro passo é colocar tudo na ponta do lápis. 

Isso porque muitas pessoas não sabem exatamente quanto gastam de dinheiro no mês com contas como energia, água, gás, internet e compras de mercado e farmácia.

Sem esse controle, fica fácil se perder. Para te ajudar a saber com precisão para onde está indo cada centavo, baixe nossa planilha de controle de gastos pessoais.

Clique na imagem abaixo e baixe grátis a planilha para controle de gastos pessoais

Tudo anotado na planilha? Então agora você terá a noção exata do quanto da sua renda é destinada para cada despesa. E sabia que é possível reduzir todos esses gastos? Veja como:

  • troque o plano de TV e internet por um com a mensalidade mais barata;
  • reduza o tempo dos banhos;
  • troque todas as lâmpadas por modelos de LED, que são mais econômicas;
  • lembre de tirar da tomada eletrônicos que não estão em uso;
  • na hora de ir às compras, sempre faça uma lista e tente não comprar nada além;
  • opte por marcas mais baratas;
  • tente passar a fazer as compras do mês no “atacarejo”, que costuma ter os preços muito mais em conta;
  • se você tem carro, veja quanto está gastando com gasolina por mês e avalie se não vale a pena usar o transporte público alguns dias da semana.

Dicas para diminuir gastos supérfluos

Antes de diminuir as despesas é preciso entender o que são esses gastos. Tudo o que não é essencial é considerado supérfluo, por exemplo, comprar um vestido novo é diferente de comprar remédios na farmácia.

Compras supérfluas podem acontecer, mas não o tempo todo, por isso, é muito importante identificar quais despesas são indispensáveis para a sua vida e quais podem ser deixadas para depois.

Sempre que for comprar alguma coisa, faça as seguintes perguntas:

  • esse produto fará falta no meu dia a dia?
  • consigo substituir por outro mais barato?
  • posso viver sem esse produto?

Dependendo das respostas, você saberá se faz a compra ou não.

Guardou? Que tal um investimento?

Você não precisa ter guardado muito para começar a investir. Existem diversos tipos de investimentos que exigem um valor inicial bem baixo. Com o tempo é só ir acompanhando os ganhos e diversificando a carteira.

Para te ajudar a dar esse primeiro passo, temos um post bem legal no nosso blog. Confira os seis primeiros passos de todo investidor para começar do zero.

Invista direto pelo super app e dê rendimento à sua reserva hoje mesmo

No super app PagBank, você encontra um banco completo e grátis na palma da mão e que será o aliado da sua reserva.

Deixar seu dinheiro na conta PagBank, por exemplo, já é uma forma de ver as economias terem rendimentos superiores aos da poupança.

Opções em renda fixa como CDBs e Fundos de Investimento também são excelentes para quem está querendo começar a investir e também guardar a reserva de emergência.

Agora o super app PagBank tem mais uma novidade para você diversficar sua carteira: invista no Tesouro Direto! 

Se ainda não é nosso cliente, conheça agora mesmo o super app e confira as opções para investir que colocamos à sua disposição.

Conheça os Fundos de Investimento PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags