Resumo do texto

  • O atendimento presencial em bares e restaurantes necessita de algumas mudanças para garantir a segurança de todos;
  • As medidas valem tanto para clientes quanto funcionários;
  • Controle de temperatura e distanciamento entre as mesas estão dentre as recomendações;
  • Confira práticas para reabrir de forma segura o seu negócio de forma.

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Em muitas cidades, os donos de bares e restaurantes estão comemorando o retorno das atividades. Com as novas orientações das autoridades de saúde, é possível abrir as portas e voltar a receber os clientes, porém, seguindo algumas medidas de proteção.

Nós, assim como muitos de nossos clientes, estamos otimistas com a volta do funcionamento presencial de bares e restaurantes. Por isso, fizemos uma lista com boas práticas para você reabrir seu negócio com segurança a todos os clientes e equipe.

Segurança em primeiro lugar

Infelizmente, ainda não é possível tocar o seu negócio com o mesmo nível de normalidade anterior à pandemia, mas, aos poucos, as coisas vão se acertando. Neste momento, você precisa focar em dois pontos importantíssimos: seguir à risca todas as orientações sanitárias e proteger a saúde dos seus clientes e funcionários.

Mesmo com a retomada, as pessoas ainda estão inseguras e muitas querem ter certeza de que o ambiente está higienizado. Este é o grande X da questão: (re)conquistar o seu cliente oferecendo segurança. Por essa razão, os bares e restaurantes precisam passar por algumas mudanças em sua estrutura e forma de operar.

Dicas para seu bar ou restaurante trabalhar com segurança.

É aqui que entram as mudanças orientadas pelas normas sanitárias. O foco é diminuir o contágio do COVID-19 e oferecer mais opções para higienização. Veja a seguir algumas dicas:

Atendimento no salão

O salão é um ponto crítico. Lá, as pessoas estão mais próximas umas das outras e pode haver grande concentração de clientes. Para reduzir os riscos, é preciso diminuir a quantidade de pessoas no ambiente.

Capacidade de atendimento

Aglomerar segue como um grande perigo e, para não deixar ninguém de fora, estimule reservas. Ao contar com um sistema para essa finalidade, você consegue controlar e dimensionar o movimento do dia e evita a frustração dos clientes.

Ninguém chega em cima da hora em restaurante que só trabalha com reserva, certo? A mesma coisa vai funcionar com o seu negócio a partir do momento em que você organizar esse sistema. Aos poucos, o público vai entender a nova dinâmica e você vai conseguir se ao novo normal.

Distância entre as mesas

A diminuição de pessoas no ambiente tem relação direta com o distanciamento que também deve ser feito com as mesas. A recomendação sanitária é manter a distância de 1 metro entre as cadeiras de uma mesa e distanciar cada mesa em 2 metros uma da outra.

Isso vai preencher mais o seu salão mesmo com menos clientes ali dentro, porém, é indispensável adotar essa prática, tanto para ganhar um okay da vigilância sanitária quanto para proteger seus clientes.

Controle de temperatura

Supermercados e muitos estabelecimentos estão fazendo a medição de temperatura dos clientes desde o início da pandemia, e você pode adotar essa prática quando reabrir o seu negócio. Fazer esse controle é uma forma de alertar o cliente sobre um possível contágio, além de segurar a entrada de pessoas infectadas no local.

Isso vale não só para os clientes, mas também para os funcionários, que devem passar por esse controle de temperatura todos os dias antes de entrarem no ambiente de trabalho.

Álcool em gel

Basta colocar um álcool em gel à disposição dos clientes, certo? Errado! É importante disponibilizá-lo em diversos pontos estratégicos do estabelecimento como:

  1. Entrada e saída;
  2. Caixas;
  3. Próximo aos banheiros.

Cardápios Digitais

Os materiais impressos podem ser substituídos por soluções digitais com menor contato. Uma saída interessante é usar os cardápios digitais, que funcionam tão bem quanto os cardápios de papel e ainda dão um toque mais moderno.

Outras dicas rápidas para o salão:

  1. Embalar os talheres e fazer a montagem da mesa no momento em que o cliente chegar;
  2. Reforçar toda a limpeza dos ambientes comuns e superfícies como balcões e mesas;
  3. Melhorar a circulação de ar do salão;

Atendimento no caixa

O caixa é outro ponto crítico devido ao contato com dinheiro e cartões de crédito, por exemplo. Apesar de ser usado pelas pessoas só por alguns minutos, não dá para negar que a circulação ali é alta, por isso, os cuidados também precisam ser redobrados.

Peça para os clientes não usarem dinheiro

Dinheiro em espécie circula muito de mão em mão e pode servir como agente de contágio, por isso, o ideal é estar preparado com outras ferramentas de pagamentos. Para te ajudar nessa, nós temos essas opções:

  1. Nossas Maquininhas que aceitam pagamento por aproximação (conhecido como NFC);
  2. O QR Code PagBank.

Ambas são opções que você pode escolher dentro do próprio sistema da sua Maquininha. Com elas, seu cliente nem precisa encostar, o que é mais seguro para eles e também para os atendentes.

Para saber qual é a Maquininha certa para o seu negócio, clique aqui e faça o nosso quiz!

Placa acrílica e álcool em gel

Para proteger os funcionários (que terão contato com muitas pessoas diferentes ao longo do turno) é importante instalar uma placa acrílica em frente ao caixa. Ela reduz as chances de contágio, funcionando como uma grande barreira de proteção.

O álcool em gel também deve ter presença garantida no caixa, tanto para os clientes quanto para os funcionários — que precisam higienizar as mãos e as próprias maquininhas de cartão.

Rotina de trabalho e delivery

Por fim, vamos falar das boas práticas do balcão para trás. Veja quais são os cuidados necessários com as as tarefas do dia a dia e a equipe!

Máscaras e luvas na cozinha

Se antes esses itens já eram bem-vindos, agora eles são obrigatórios. É fundamental que os funcionários tenham à disposição luvas e máscaras descartáveis. Você pode até combinar com eles para que cada um traga suas máscaras, mas é preciso cobrar uma boa higienização delas!

Siga apostando no delivery, na retirada e até no drive thru

Ainda tem muita gente que não quer sair de casa (ou que é do grupo de risco e está se protegendo ainda mais), então essa dica é mais estratégica do que uma boa prática.

Seguir com o delivery vai permitir que você continue atendendo essas pessoas. Consequentemente, você aumenta as chances de faturar mais, por isso, entregue, faça entregas, permita que os pedidos possam ser retirados no local e, se possível, tente criar um esquema de drive thru.

E na hora de montar as suas entregas, não se esqueça de usar o Pede Fácil. Nossa ferramenta permite que você crie seu Menu Digital e também controle todas as entregas do seu negócio.

Ao criar o seu Menu Digital no Pede Fácil, você pode encaminhá-lo por WhatsApp para seus clientes ou divulgá-lo nas redes sociais. Vale a pena apostar nele para deixar seu cardápio ainda mais profissional e, ao mesmo tempo, eliminar todas as dores de cabeça com o controle do delivery.

Descubra tudo sobre o Pede Fácil. 

Não se esqueça de higienizar os equipamentos dos entregadores

No momento de dar as encomendas para o entregador, vale a pena oferecer álcool em gel para que ele possa limpar a bag, a sua capa (quando em uso) e o capacete. São pequenos cuidados, mas que são muito importantes e mostram que você está preocupado com a saúde de todos.

E se você ainda não tem um entregador ou uma empresa de entregas trabalhando com você, saiba que você pode usar o Pede Fácil e contar com os serviços da Loggi, uma das maiores e mais respeitadas empresas de entregas do Brasil.

Clique aqui e descubra como ativar suas entregas com a Loggi via Pede Fácil.

Dicas extras para o seu negócio

A primeira dica é para quem deseja trabalhar com mais organização neste novo normal é contar com o PagVendas. Nosso sistema é super completo para você:

  1. Gerenciar o seu negócio;
  2. Cuidar da agenda de contatos dos clientes;
  3. Montar a sua Loja Online de um jeito bem simples;
  4. Descomplicar a frente de caixa;
  5. Criar e analisar relatórios de desempenho em um clique.

O PagVendas também está presente dentro da Moderninha X e Moderninha Smart, facilitando seu acesso ao sistema durante o trabalho. Mas a gente sabe que os empreendedores não param, portanto, quando estiver longe da sua maquininha você também pode acessar o PagVendas pelo celular ou computador.

Vale a pena contar com um sistema de gestão completa para reabrir o seu negócio com muito mais estratégia. O PagVendas tem tudo para ser o seu novo braço direito.

Clique aqui e saiba tudo sobre o PagVendas. 

Outra dica importante: cuide bem da divulgação do seu estabelecimento. Se você não informar seus clientes, como você espera que eles descubram que as atividades estão voltando?

Ainda tem muito bar e restaurante com as portas fechadas por opção, portanto, se você está retomando o atendimento presencial é indispensável que você se comunique. E aqui vale de tudo:

  1. Post nas redes sociais;
  2. Mensagens nas listas do WhatsApp Business;
  3. Fazer stories contando as novidades;

Por fim, se você quiser se aprofundar mais em outros assuntos ligados à pandemia, separamos 4 conteúdos aqui do nosso blog que valem a leitura:

  1. Soluções de apoio ao empreendedor em tempos de isolamento;
  2. A importância de optar por comprar produtos das pequenas empresas;
  3. Flexibilização da quarentena: prepare-se para reabrir com responsabilidade e segurança;
  4. Ações de marketing reinventadas: inspire-se em grandes empresas.

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Ao abrir sua conta PagBank você tem acesso às melhores ferramentas para administrar o seu negócio, cuidar das entregas e simplificar os pagamentos para seus clientes.

Além disso, você pode gerenciar o dinheiro do seu negócio direto pelo celular, sem burocracia e com muita segurança, isso sem falar que a conta PagBank rende melhor do que a poupança e ainda dá acesso a diversos CDBs para quem pretende começar a investir.

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