mistakes 17 November 2010 - day 321
Creative Commons License Photo Credit: Len Matthews via Compfight

Comprar na internet já é um hábito comum entre as pessoas. Se antes havia uma enorme barreira de desconfiança, principalmente por questões de segurança, hoje, é comum comprar lonline. Mas há alguns erros que acabam por impedir a compra – e abaixam suas taxas de conversão. Conheça quais são, verifique seu site e solucione o problema, caso exista.

Lentidão
Cada vez mais os usuários não esperam pelo carregamento das páginas, principalmente quando se trata de uma compra. Por isso, é importante investir em estrutura (e num design eficiente) para que suas páginas apareçam rapidamente nos navegadores (todos). A partir de 2 segundos, a taxa de abandono cresce em torno oito por cento – e quanto mais aumenta o tempo, mais cresce o abandono.

Simplicidade, sempre
Na loja virtual utópica a compra deveria acontecer num clique. Embora os investimentos para isso sejam grandes – e, portanto, fora do alcance dos pequenos, lembre da regra: venda em três cliques – ou menos.

Evite mudanças
Inovações no processo de compra podem criar dificuldades. Ppor exemplo, formulários adicionais, passos não essenciais. Mesmo que esteja em um mercado de nicho, faça testes A/B para verificar se a novidade faz sentido para o usuário. No comercio eletrônico já existe um certo “padrão de mercado” que dá segurança e confiança aos internautas.

Frete Caro
A taxa de entrega ainda é um grande obstáculo para conversões, principalmente se custar mais de 10% do valor do pedido. Use fórmulas para oferecer sempre o menor valor possível e use promoções de frete grátis sempre que possível.

Multiplataformas
Com o crescimento do uso de tablets e smartphones, é fundamental que a sua loja possa ser vista também nestes equipamentos. Faça testes e ajustes para que seu site funcione em todas as plataformas e não apenas na web.

Faça seu site para todos
Por falar em internet, há pelo menos cinco tipos de navegadores, diversos sistemas em coexistência. Lembre-se disso e prepare seu site para funcionar em TODOS os cenários possíveis. Afinal, um pequeno problema em um navegador diferente significa uma conversão a menos.

Crie campanhas interessantes
Ao final da compra, o cliente autorizou o envio de ofertas? Ótimo! Aproveite para oferecer informação relevante para ele, principalmente através de estudos de comportamento, perfil e personalização.

Via: E-Commerce News