Tudo que você precisa saber para usar o pagamento por aproximação

Resumo do texto

  • O que é e como funciona o pagamento por aproximação?;
  • Quais aparelhos podem ser usados para realizar pagamento por aproximação?;
  • Afinal, pagar por aproximação é mesmo seguro?

Baixe já o super app PagBank!

 

Nos últimos anos, os hábitos de compra dos consumidores mudaram, e na hora de pagar não foi diferente. Os clientes se renderam ao pagamento por aproximação! Em 2020, uma pesquisa mostrou que 69% dos brasileiros passaram a utilizar esse método.

Quer saber mais sobre essa opção de pagamento? Então, acompanhe o texto. Boa leitura!

Saiba Tudo sobre Pagamento por Aproximação

O que é o pagamento por aproximação e como ele funciona?

No pagamento por aproximação não é necessário inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.

A tecnologia responsável por fazer este tipo pagamento é chamada de NFC, que em português significa “pagamento por campo de proximidade”. Por mais que você não conheça o nome, ela já está presente em diversos lugares, como catracas de transporte público, chaves e crachás.

O seu uso é simples, basta que um item com NFC se aproxime de um equipamento que também possua a mesma tecnologia, como as maquininhas PagBank.

Assim, para realizar uma compra é só aproximar o seu cartão ou celular de uma maquininha e pagar pela compra, simples e prático!

Saiba como pagar por aproximação

Agora que já sabe como funciona o pagamento por aproximação, veja como usar esse método na sua rotina.

Pagamento por aproximação com cartão

É só aproximar o cartão com tecnologia NFC da maquininha, que também precisa ter NFC. A maioria dos novos cartões de crédito e débito já vem com essa funcionalidade. Caso o seu não possua, é possível solicitar ao banco.

Em alguns casos, se o valor da compra for muito alto, pode ser que precise validar a compra com a senha.

Pagamento por aproximação com celular

Além do cartão, é possível utilizar o seu celular para pagar por aproximação. Através do aplicativo no seu aparelho, como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay, você cadastra o seu cartão e depois apenas aproxima seu telefone na hora do pagamento.

Pagamento por aproximação com o relógio

Quem usa um relógio inteligente (smartwatch) também consegue sincronizar o cartão cadastrado no celular para realizar os pagamentos com o acessório.

Pagamento por aproximação com a pulseira

A pulseira NFC foi desenvolvida apenas para realizar pagamentos. Ela é oferecida diretamente pelos bancos e pode ser uma solução para quem não possui um celular com a tecnologia. 

Pagamento por aproximação com adesivo

Assim como a pulseira, o adesivo foi desenvolvido exclusivamente para pagamentos e pode ser solicitado em seu banco, assim, será possível realizar o pagamento por aproximação.

É seguro pagar por aproximação?

Por um lado, essa é uma das opções de pagamento mais seguras, porque, além de não ser necessário o uso da senha do cartão, a cada transação é gerado um código específico que protege seus dados de possíveis golpes.

Por outro lado, em situações de perda ou roubo, a segurança fica comprometida. Nesses casos, é necessário agir rapidamente e entrar em contato com o banco para pedir o bloqueio do cartão. Caso você não se sinta seguro, também é possível pedir ao banco que desative o NFC do seu cartão.

Outra dúvida frequente envolve a distância necessária para o pagamento. Se você estiver em uma fila de caixa, por exemplo, corre o risco de pagar uma compra que não é sua? Não! Para que o cartão seja usado na maquininha, ele precisa estar bem perto, entre 2 e 5 cm de distância.

No super app PagBank você paga como quiser!

Pagar de forma prática e rápida é um caminho sem volta! Sempre estamos procurando por opções que nos deixem mais tranquilos e que agilizem a nossa vida.

Por isso, além do pagamento por aproximação, você pode aproveitar o super app PagBank e usar outras opções na hora de comprar.

Para quem adora compras online, sugerimos o cartão virtual. Um número exclusivo para colocar em sites e e-commerce trazendo mais segurança para suas transações.

E, se já é adepto do Pix, pode usar o aplicativo para fazer a leitura do QR Code Pix e pronto. Rapidez, segurança e mais praticidade na sua vida.

Baixe agora o super app PagBank e aproveite as facilidades