Tudo que você precisa saber sobre o IPTU 2024!

Resumo do texto

  • Entenda o que é o IPTU e quem deve pagar;
  • Saiba qual o valor do imposto em 2024 e quem tem isenção;
  • Veja como fazer a consulta de débitos e quitar dívidas!

Pague suas contas e impostos com o PagBank!

 

Ter um imóvel é sinônimo de independência e sonho realizado. Mas, também significa arcar com algumas despesas obrigatórias, como é o caso do IPTU, o imposto obrigatório para quem é dono de imóvel no Brasil. 

Todo início de ano é preciso ficar atento a este imposto e incluir essa conta no planejamento financeiro. E, se você ainda não entende muito bem o que é IPTU ou o que ele representa ao planejar seu orçamento, confira nosso artigo!

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano é obrigatório para todos os donos de imóveis. O dinheiro recolhido é usado para melhorias no local onde o imóvel está localizado, como infraestrutura, educação e segurança.

O IPTU é obrigatório e você não pode deixar de considerar essa despesa ao fazer o planejamento financeiro de 2024. Caso não seja pago, o dono do imóvel poderá lidar com consequências um pouco amargas.

Quem precisa pagar o IPTU?

A cobrança do IPTU é feita para o proprietário do imóvel. Ou seja, se você tem um imóvel no seu nome, é responsável pelo pagamento deste imposto.

Porém, se você vive de aluguel e também é o responsável pelo pagamento, não se assuste. A Lei do Inquilinato permite que o valor seja de responsabilidade de quem usa o imóvel. Mas atenção, isso deve estar previsto no contrato, assim como as informações de como será feito o pagamento (com aluguel ou carnê).

Quem é isento de pagar o IPTU?

Alguns grupos podem contar com a isenção no pagamento do IPTU, como pensionistas e aposentados do INSS, entidades culturais, agremiações desportivas, templos religiosos, teatros e espaços culturais, dentre outros.

Mas, é importante lembrar que as regras são particulares de cada localidade. Portanto, não deixe de confirmar junto à prefeitura para saber mais detalhes sobre a isenção do IPTU.

Além disso, você também consegue conferir se faz parte do grupo que tem acesso a esse direito junto à prefeitura do seu município.

Qual o valor do IPTU em 2024?

O imposto não tem um valor fixo. O custo varia de acordo com algumas condições, como:

  • tamanho do imóvel (m²);
  • tempo de construção;
  • valorização do imóvel;
  • valorização da região;
  • alíquota definida pela Prefeitura.

Portanto, mais uma vez, para saber o valor exato do seu IPTU em 2024, o mais indicado é conferir diretamente no site da prefeitura da sua cidade.

Qual o prazo para pagamento do IPTU em 2024?

O prazo de pagamento do IPTU 2024 pode variar de um município para outro. A verdade é que as prefeituras oferecem diferentes formas de pagar o imposto e cada uma delas possui uma data de vencimento diferente.

Em algumas localidades, por exemplo, a prefeitura oferece um desconto para quem realizar o pagamento à vista.

Além disso, o parcelamento da conta também é permitido. Alguns municípios liberam em 10 vezes e outros em até 12. Neste caso, cada parcela terá uma data de vencimento.

Como fazer a consulta de débitos do IPTU?

Já que o imposto é responsabilidade de cada município, a consulta para débitos também é feita no site da prefeitura. Para isso, tenha em mãos:

  • a matrícula do imóvel (consta no carnê do IPTU);
  • CPF ou CNPJ do proprietário.

Caso prefira, também é possível levar os documentos até a sede da prefeitura e procurar por mais informações no local.

Como pagar IPTU atrasado?

Se você não conseguiu quitar o IPTU dos anos anteriores e agora quer regularizar a dívida, pode fazer isso enquanto consulta os seus débitos.

No próprio site, ou indo até o local, você será informado sobre o valor total do débito e opções de pagamento (à vista ou parcelado).

Agora, é só escolher qual melhor se encaixa no seu orçamento e iniciar a quitação dos valores. Lembrando que, normalmente, o pagamento à vista possui desconto.

Como tirar segunda via do IPTU?

É mais simples do que parece! A segunda via do boleto do IPTU pode ser retirada diretamente no site da prefeitura ou em sua sede. Para isso, basta ter em mãos os dados sobre o proprietário e o imóvel.

O que acontece se não pagar o IPTU?

Caso você não quite o imposto, é possível que a prefeitura chegue a leiloar o imóvel. 

Mas antes disso, o proprietário é notificado para realizar o pagamento e recebe a cobrança de multas. Além disso, seu nome pode ser colocado na Dívida Ativa do Município, causando restrições no CPF ou CNPJ.

Portanto, se você não quer ter problemas ou restrições em seu nome, pague o IPTU 2024 em dia!

Tudo sobre o que é IPTU e o que você precisa saber sobre esse imposto em 2024!

Para quem é proprietário de imóvel ou, até mesmo para quem vive de aluguel, o IPTU é mais um dos impostos a serem pagos no início do ano.

Portanto, se pretende começar 2024 com o pé direito e organização financeira, aqui está o resumo de tudo que você precisa saber:

  • O IPTU é obrigatório para proprietários de imóveis em território urbano. No caso de moradores de aluguel, a responsabilidade pelo pagamento deve ser acordada entre as partes e definida em contrato;
  • Pensionistas e aposentados do INSS podem se isentar do pagamento do IPTU. Além deles, outros grupos podem aproveitar o benefício. Consulte a prefeitura de seu município para entender as regras para isenção;
  • O valor do IPTU 2024 é calculado a partir de alguns dados do imóvel, como tamanho, valorização do imóvel e da região, além da alíquota do município. Acesse o site da prefeitura e confira o valor exato;
  • Caso queira consultar e quitar dívidas antigas do IPTU, procure informações junto à prefeitura municipal. Assim, você saberá o valor devido e as possibilidades de pagamento;
  • Não deixe de pagar o IPTU 2024! A inadimplência pode levar ao pagamento de multas, inclusão na Dívida Ativa do Município e, até mesmo, ao leilão do imóvel.

Agora que você já sabe tudo sobre o IPTU 2024, não deixe de adicionar essa conta no seu planejamento financeiro.

Faça o download da Planilha de Gastos Anuais e organize seu dinheiro!