Resumo do texto

  • Confira as vantagens de usar o Instagram a favor do seu negócio;
  • Fique por dentro de 8 estratégias de vendas para essa rede social;
  • Saiba como fazer o dinheiro das suas vendas render.

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O Instagram é uma rede social que não para de crescer, atualmente são mais de 1 bilhão de usuários ativos espalhados pelo mundo. Além de poder compartilhar fotos e vídeos, ele também atua como um ótimo canal de divulgação e vendas online.

Aprenda a vender pelo Instagram com 8 estratégias poderosas que separamos para você.

Instagram e vendas: entenda o contexto

Inicialmente, não se esperava que as empresas fossem marcar tanta presença no Instagram, mas, ano após ano, a rede social foi se tornando cada vez mais eficiente para as vendas online.

Primeiro, pelo forte apelo visual. Um “simples” perfil criado sem nenhum custo tem o potencial de se tornar uma grande vitrine móvel.

Além disso, a partir de 2016, o surgimento da versão comercial permitiu às marcas explorarem recursos extras na plataforma e atuarem de maneira mais estratégica, ou seja, gerando maior visibilidade para suas publicações dentro de um público que realmente se interessa pela sua oferta.

Confira o que as estatísticas dizem

Hoje, o Instagram conta com mais de 25 milhões de empreendedores divulgando o seu próprio negócio. Veja alguns números colhidos em pesquisa.

  • 47% têm o hábito de acompanhar e curtir posts de marcas e empresas;
  • 82% seguem ou acompanham perfis de marcas que admiram e comprariam;
  • 79% dos entrevistados acham que as empresas precisam estar nas redes para interagir com seus clientes e interessados;
  • 52%  usaram o Instagram em busca de produtos ou serviços pelo menos 1 vez;
  • 42% já utilizaram a rede social para interagir com marcas, tirar dúvidas e até mesmo reclamar de algum produto ou serviço.

São números expressivos que podem fazer parte do crescimento do seu negócio.  Vender pelo Instagram é mais fácil do que se imagina, ainda mais se você apostar nas estratégias abaixo.

8 estratégias de vendas para atrair clientes

Usar o Instagram é muito simples, mas quando o foco é vendas, não basta apenas fazer postagem dos produtos e esperar os likes, é necessário criar um engajamento para o perfil comercial. Veja a seguir como:

1. Capriche na vitrine

Invista em fotografias de qualidade, realizando composições que conversem com o estilo da sua marca e valorizem a exposição dos produtos. Entenda qualidade não só como resolução, mas como iluminação, ângulo, cenário, montagens e, obviamente, coerência.

Pense na impressão que um possível cliente terá ao entrar e visualizar o seu feed completo, as publicações precisam conversar entre si e passar uma mensagem em sua totalidade. Muitos feeds criam uma confusão mental que espanta o usuário ao invés de despertar sua curiosidade.

Um bom exercício é visitar outros feeds de marcas que você se inspira e, inclusive, da concorrência. Em seguida, crie uma pasta com inspirações do que fazer e também com referências daquilo que você identificou como negativo no perfil vizinho. Assim, na hora de produzir suas imagens e montar a sua vitrine virtual, fica mais fácil criar uma comunicação visual que funcione!

2. Destaque a cultura da sua marca

Os empreendedores do Instagram atraem seguidores que se identificam com o conteúdo gerado nos perfis, por isso é importante que você faça com que o seu público se sinta reconhecido nas postagens. Fale sobre o que você está oferecendo e destaque a cultura da  marca nas publicações.

Seja criativo, mostre o dia a dia da produção, faça uma campanha “por trás das câmeras”. Postagens bonitas são importantes, claro.

Afinal de contas, no primeiro contato, qualquer usuário vai reparar na estética, mas não deixe de mostrar a essência e as singularidades que só o seu negócio possui através de publicações verdadeiras, elas geram uma conexão inexplicável com seguidores certos (leia-se: aqueles que vão comprar futuramente de você).

3. Stories e reels, a dupla da vez!

As interações no Instagram não são apenas nas fotos publicadas no perfil, os stories e os reels são muito importantes para atração e conexão. Esses dois recursos são uma maneira inteligente de dar destaque para qualquer produto, mostrar detalhes, funcionalidades e se aproximar dos seguidores.

Além do mais, gerar interação através de enquetes, caixa de perguntas e quiz faz com que o algoritmo da plataforma reconheça o conteúdo publicado como relevante e passe a exibir este e os próximos para mais pessoas, o que aumenta a visibilidade do perfil e, automaticamente, as chances de fechar venda.

4. E por falar em conteúdo relevante…

Criar uma postagem só para cumprir uma meta de publicações não irá ajudar nas suas vendas, como acabamos de explicar, o Instagram gera resultados a partir de interações com os seguidores.

Para isso, é preciso produzir conteúdos que gerem valor para quem está do outro lado da tela, seja por entretenimento ou informação, sempre pensando se as pessoas vão realmente se interessar em consumir e interagir com aquilo que você está publicando.

5. Cronograma e periodicidade

Agora que você já sabe como montar uma vitrine virtual funcional, o quanto o reels e o story estão bombando e a importância de gerar conteúdos de relevância, será necessário criar um cronograma para dar conta de tudo, caso contrário você pode se perder na produção de todas essas postagens.

Uma maneira eficiente de fazer isso é criando um calendário editorial. Esse recurso vai garantir a organização do seu feed e também a periodicidade das publicações, ambos muito importantes para cativar e cultivar a atenção dos seguidores.

A timeline não para e aquela máxima “quem não é visto, não é lembrado” serve também para o Instagram.

Portanto, não suma por muito tempo, faça testes para entender qual frequência funciona melhor com seu público, quais horários geram maior engajamento e crie campanhas com base nesses dados, utilizando também datas sazonais e tendências do mercado como atrativos para fisgar a atenção no timing certo.

Tudo isso ajuda no algoritmo do seu perfil e, automaticamente, no alcance das publicações.

6. O poder dos influenciadores

Algumas pessoas assumem o papel de influenciadores no Instagram, pois literalmente inspiram seguidores com estilo de vida, refletindo no que eles consomem. Essa movimentação, que foi espontânea em um primeiro momento, gerou uma nova oportunidade para marcas divulgarem produtos.

Sendo assim, você também pode fazer parceria com influenciadores da sua região e gerar uma boa impressão e desejo pelos seus produtos a partir da referência deles.

7. Não dependa só do algoritmo

Investir em Instagram Ads é uma maneira de não ficar refém do algoritmo. Aposte em anúncios que façam seu perfil ou produtos aparecerem para as pessoas que possuem os mesmos interesses relacionados à sua marca, garantindo o retorno do investimento.

E saiba que não é preciso despender de uma verba muito grande, é possível anunciar com diferentes valores.

Você pode começar com pouco, realizar alguns testes e a medida que for se sentindo confortável, entendendo o que funciona melhor para o seu público, utilizar o próprio dinheiro revertido das primeiras campanhas para ativar as próximas.

8. Instagram shopping

Ter uma loja online é muito vantajoso, com o Instagram Shopping é possível conectar loja virtual e perfil, desta forma os seguidores podem escolher os produtos, checar os preços sem sair da plataforma.

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É extremamente importante seguir um cronograma estratégico de publicações e divulgações para o seu perfil comercial. Fazendo isso, fique certo de que começar a vender pelo Instagram é só questão de tempo e engajamento.

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