Resumo do texto
- Saiba como planejar e organizar conteúdos nas redes sociais com ferramentas gratuitas;
- Conheça ferramentas que podem te ajudar no agendamento de conteúdo;
- Entenda qual é a sua necessidade para melhorar a gestão das suas redes sociais.
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O sucesso de uma marca na internet depende de uma boa gestão de redes sociais e isso vai muito além da quantidade de publicações. Para ter crescimento online é importante entender a participação dos usuários nos conteúdos postados.
Ter um público participativo e fiel ao seu negócio é importante, por isso, vale a pena utilizar algumas ferramentas criadas para facilitar a gestão das redes sociais. Elas foram desenvolvidas para ajudar no gerenciamento das contas.
Confira a seguir ferramentas online que podem te auxiliar no planejamento, organização e monitoramento dos seus perfis.
5 Ferramentas para simplificar o uso das redes sociais no seu negócio
Confira uma lista com 5 plataformas para melhorar a gestão das redes sociais do seu negócio e ajudar com a produção de conteúdos.
Ubersuggest: fique de olho na concorrência!
O Ubersuggest é uma ferramenta para visualizar o desempenho das marcas na Internet. Com ele você pode pesquisar resultados de concorrentes e entender o que eles estão postando para gerar engajamento em um público-alvo semelhante ao seu.
A plataforma é gratuita, mas há a possibilidade de acessar outras funções por meio de uma assinatura.
Answer the public: saiba o que está na boca do povo
O Answer the public é ótimo para ajudar na gestão de redes sociais. Com ele você será capaz de mapear os assuntos que as pessoas falam e que tem relação com sua marca.
Ele te dá acesso às perguntas e buscas feitas por usuários das redes, tendo como base uma determinada palavra-chave. O acesso é gratuito, mas há limitação de pesquisas por dia.
Google Sheets: controle seus posts com organização
Organize temas de conteúdos em uma planilha online com o Google Sheets. Você pode criar categorias e fazer o planejamento de datas para a publicação.
O Google Sheets é gratuito e colaborativo. Se alguém te ajuda na gestão de redes sociais, vocês poderão trabalhar juntos sempre que for necessário.
Trello: acompanhe o andamento de tudo!
O Trello oferece praticidade para organizar as tarefas de criação de publicações. Você pode criar um cartão para cada tarefa e também colunas para cada etapa de produção. Com ele você é capaz de monitorar os conteúdos que foram para o ar, os que estão pendentes e organizar todos os posts que ainda serão feitos.
O Trello é gratuito e também pode ser usado em equipe, sendo uma boa pedida para quem gosta de acompanhar os detalhes das produções que serão publicadas.
Estúdio de criação: fique de olho no desempenho
Apesar de ser uma ferramenta nativa do Facebook, o Estúdio de Criação serve também para criação de posts para o Instagram. Com ele você cria conteúdos, agenda postagens e pode subir vários vídeos de uma vez.
A plataforma tem como diferencial um poderoso sistema de análise de desempenho, assim você consegue medir quais foram as publicações tiveram mais sucesso. Todas as funcionalidades são gratuitas.
Automação para redes sociais: ferramentas que são uma mão na roda
Existem algumas ferramentas que facilitam a distribuição diária de posts e são ótimas para ajudar na gestão de redes sociais do seu negócio. Elas automatizam as publicações e tiram da sua lista de tarefas a obrigação de fazer tudo manualmente, confira algumas delas.
Buffer
Com o Buffer você consegue gerenciar até 3 redes sociais gratuitamente. Junto com o agendamento de posts o Buffer oferece também um sistema de análise de resultados.
Hootsuite
O Hootsuite é uma ferramenta que facilita o gerenciamento das redes sociais de quem precisa fortalecer a estratégia online. A plataforma permite agendar postagens de diferentes redes sociais, monitorar palavras-chave e analisar os resultados.
O serviço tem apenas algumas funções grátis, então, se você quiser aproveitar o melhor que o Hootsuite tem a oferecer, vale conferir os planos pagos.
O que não pode faltar nas redes sociais do seu negócio
Os conteúdos multimídia, especialmente fotos e vídeos, ganham cada vez mais destaque.
Analisando o Instagram é possível perceber que os últimos lançamentos foram recursos como Stories (publicações curtas e que duram apenas 24 horas), Reels (vídeos curtos e cheios de ferramentas de edição) e o IGTV (plataforma para vídeos longos).
O Facebook também acompanha essa lógica e está dando muito destaque para vídeos, lives e conteúdos de curta duração, com isso, fica claro que a principal tendência é a criação de conteúdos dinâmicos.
Para te ajudar nessa missão você pode usar aplicativos acessíveis, que vão te ajudar a usar e abusar da criatividade, como é o caso do Canva, Inshot, Mojo, VSCOcam e PicsArt.Todos esses aplicativos são gratuitos e são ótimos para deixar as publicações esteticamente mais atrativas.
Dica final: se você quer um material para melhorar a divulgação nas redes sociais, não deixe de baixar este arquivo editável para personalizar seus posts.
Venda nas redes sociais com o Link de Pagamento PagSeguro
Para seu negócio deslanchar, você precisa fazer a gestão de redes sociais, acompanhar resultados, ficar de olho nos posts e contar com a ajuda dos programas sugeridos acima. Mas, na hora de vender, quem está ao seu lado somos nós.
O Link de pagamento é a maneira ideal para vender pelas redes sociais de um jeito simples e bem rápido. Você pode, inclusive, fazer as vendas direto para seus contatos do WhatsApp, basta encaminhar um link e mais nada!
Usando o Link de Pagamento seu cliente faz a compra com bastante segurança e praticidade, e você ainda pode vender parcelado e receber à vista!
Esse recurso já está dentro do super app PagBank, então, basta criar sua conta grátis para descobrir um novo jeito de vender pelas redes sociais.