Saiba como os objetivos de marketing podem ajudar no crescimento da sua empresa!

Resumo do texto

  • Saiba o que são objetivos de marketing e porque devo ter um;
  • Quais as estratégias para colocar em ação os objetivos definidos?;
  • Entenda a diferença entre objetivos e metas.

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Buscar o sucesso de uma empresa depende de diversas áreas, uma delas é a comunicação. É aí que entram os objetivos de marketing, mas você sabe o que ou quais são? Confira nosso conteúdo e comece a definir quais são as metas do seu negócio

Boa leitura!

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O que são objetivos de marketing?

De forma simples e direta, os objetivos de marketing são alvos que queremos alcançar durante um determinado período através de estratégias específicas.

Esses métodos que vamos realizar vão depender de qual negócio é, como o público se comporta e, claro, o que sua empresa quer conquistar.

Quais as vantagens de ter objetivos de marketing?

Quando definimos onde queremos chegar, conseguimos visualizar e planejar o caminho  para atingir aquela meta.

Sabendo onde quer chegar, toda a equipe vai ter um melhor direcionamento sobre o que e como fazer, além de facilitar as tomadas de decisões. Afinal de contas, sabendo o que quer conquistar, as escolhas serão melhores.

Mais uma vantagem de definir objetivos de marketing é conseguir medir o crescimento do negócio. Por exemplo, se o objetivo é chegar a 10 mil vendas, sabemos que quando chegar a 5 mil, já concluiu  50% do caminho, e isso significa evolução!

Exemplos de objetivos de marketing

Já falamos sobre as vantagens e a importância, mas você ainda deve estar se perguntando sobre quais são esses objetivos de marketing. Então, veja alguns exemplos:

  • Aumentar as vendas:

Esse é um dos principais e mais básicos objetivos. Se a área de marketing tem essa meta, é preciso tomar cuidado: o lucro obtido deve ser maior que o investimento feito.

Estratégias indicadas: divulgação de produtos, política de preços e promoções.

  • Gerar visibilidade

Além de vender mais, a marca pode ter como objetivo se tornar mais conhecida. Defina o público-alvo e foque nesse segmento.

Estratégias indicadas: trabalho com influenciadores, degustação de produtos e anúncios, principalmente nas redes sociais.

  • Engajar os colaboradores

O marketing pode ter como objetivo melhorar a relação dos funcionários com a marca, essa técnica é chamada de endomarketing.

Estratégias indicadas: bonificação por meta, eventos internos e política de feedbacks que gerem motivação.

  • Fidelizar clientes

Você já deve ter ouvido falar que é mais fácil manter um cliente do que conquistar novos, certo? Por isso, um dos objetivos do marketing é conquistar a lealdade do comprador.

Estratégias indicadas: relacionamento no pós-venda, programa de fidelidade, benefícios e  oferta de produtos complementares.

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  • Construir relações de confiança

O marketing de relacionamento busca criar uma parceria que vai além dos produtos. Não só com os clientes, mas também com os fornecedores, peças fundamentais para a empresa.

Estratégias indicadas: para os clientes, crie conteúdo que coloque sua marca como autoridade no assunto, faça envio de newsletter com informações relevantes.

Com os fornecedores, fuja do tom comercial e agende ligações e visitas rotineiras.

Qual a diferença entre metas e objetivos?

Falamos e mostramos alguns dos objetivos de marketing e quais as estratégias para alcançá-los. Mas, existe outro conceito que, muitas vezes, é apresentado como sinônimo, as metas.

Vamos entender melhor a diferença entre os objetivos e as metas.

Quando falamos de objetivos de marketing, nos referimos a um ponto final do caminho a ser percorrido, podendo ter diversos marcos a serem alcançados. Um exemplo: vender mais.

Quando falamos de metas, estamos dizendo sobre planos mais detalhados e que nos ajudam a entender como chegar no objetivo que definimos. Por exemplo, aumentar as vendas em 25% nos próximos seis meses.

Veja esse exemplo e não confunda mais esses dois conceitos.

Meta = objetivo + valor + prazo

Meta = vender mais + 25% + seis meses

O Pag te ajuda a alcançar seus objetivos

Criar objetivos de marketing que estejam dentro da realidade do negócio é essencial para se certificar que ele seja alcançado. As metas precisam ser criadas com base naquilo que já se sabe e com a identificação de quais áreas podem receber esforços extras para crescer.

Por exemplo, se nos últimos seis meses o estoque foi zerado a cada 30 dias, quanto precisamos investir para que isso aconteça a cada 20 dias e aumente as vendas?

Para fazer esse cálculo, são necessárias informações, certo? Com o PagVendas, você tem tudo que precisa, em um só lugar. 

Um sistema que traz praticidade para a gestão do seu negócio e permite otimizar tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
  • simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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