Resumo do texto
- Saiba o que são objetivos de marketing e porque devo ter um;
- Quais as estratégias para colocar em ação os objetivos definidos?;
- Entenda a diferença entre objetivos e metas.
Buscar o sucesso de uma empresa depende de diversas áreas, uma delas é a comunicação. É aí que entram os objetivos de marketing, mas você sabe o que ou quais são? Confira nosso conteúdo e comece a definir quais são as metas do seu negócio
Boa leitura!
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O que são objetivos de marketing?
De forma simples e direta, os objetivos de marketing são alvos que queremos alcançar durante um determinado período através de estratégias específicas.
Esses métodos que vamos realizar vão depender de qual negócio é, como o público se comporta e, claro, o que sua empresa quer conquistar.
Quais as vantagens de ter objetivos de marketing?
Quando definimos onde queremos chegar, conseguimos visualizar e planejar o caminho para atingir aquela meta.
Sabendo onde quer chegar, toda a equipe vai ter um melhor direcionamento sobre o que e como fazer, além de facilitar as tomadas de decisões. Afinal de contas, sabendo o que quer conquistar, as escolhas serão melhores.
Mais uma vantagem de definir objetivos de marketing é conseguir medir o crescimento do negócio. Por exemplo, se o objetivo é chegar a 10 mil vendas, sabemos que quando chegar a 5 mil, já concluiu 50% do caminho, e isso significa evolução!
Exemplos de objetivos de marketing
Já falamos sobre as vantagens e a importância, mas você ainda deve estar se perguntando sobre quais são esses objetivos de marketing. Então, veja alguns exemplos:
- Aumentar as vendas:
Esse é um dos principais e mais básicos objetivos. Se a área de marketing tem essa meta, é preciso tomar cuidado: o lucro obtido deve ser maior que o investimento feito.
Estratégias indicadas: divulgação de produtos, política de preços e promoções.
- Gerar visibilidade
Além de vender mais, a marca pode ter como objetivo se tornar mais conhecida. Defina o público-alvo e foque nesse segmento.
Estratégias indicadas: trabalho com influenciadores, degustação de produtos e anúncios, principalmente nas redes sociais.
- Engajar os colaboradores
O marketing pode ter como objetivo melhorar a relação dos funcionários com a marca, essa técnica é chamada de endomarketing.
Estratégias indicadas: bonificação por meta, eventos internos e política de feedbacks que gerem motivação.
- Fidelizar clientes
Você já deve ter ouvido falar que é mais fácil manter um cliente do que conquistar novos, certo? Por isso, um dos objetivos do marketing é conquistar a lealdade do comprador.
Estratégias indicadas: relacionamento no pós-venda, programa de fidelidade, benefícios e oferta de produtos complementares.
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- Construir relações de confiança
O marketing de relacionamento busca criar uma parceria que vai além dos produtos. Não só com os clientes, mas também com os fornecedores, peças fundamentais para a empresa.
Estratégias indicadas: para os clientes, crie conteúdo que coloque sua marca como autoridade no assunto, faça envio de newsletter com informações relevantes.
Com os fornecedores, fuja do tom comercial e agende ligações e visitas rotineiras.
Qual a diferença entre metas e objetivos?
Falamos e mostramos alguns dos objetivos de marketing e quais as estratégias para alcançá-los. Mas, existe outro conceito que, muitas vezes, é apresentado como sinônimo, as metas.
Vamos entender melhor a diferença entre os objetivos e as metas.
Quando falamos de objetivos de marketing, nos referimos a um ponto final do caminho a ser percorrido, podendo ter diversos marcos a serem alcançados. Um exemplo: vender mais.
Quando falamos de metas, estamos dizendo sobre planos mais detalhados e que nos ajudam a entender como chegar no objetivo que definimos. Por exemplo, aumentar as vendas em 25% nos próximos seis meses.
Veja esse exemplo e não confunda mais esses dois conceitos.
Meta = objetivo + valor + prazo
Meta = vender mais + 25% + seis meses
O Pag te ajuda a alcançar seus objetivos
Criar objetivos de marketing que estejam dentro da realidade do negócio é essencial para se certificar que ele seja alcançado. As metas precisam ser criadas com base naquilo que já se sabe e com a identificação de quais áreas podem receber esforços extras para crescer.
Por exemplo, se nos últimos seis meses o estoque foi zerado a cada 30 dias, quanto precisamos investir para que isso aconteça a cada 20 dias e aumente as vendas?
Para fazer esse cálculo, são necessárias informações, certo? Com o PagVendas, você tem tudo que precisa, em um só lugar.
Um sistema que traz praticidade para a gestão do seu negócio e permite otimizar tarefas como:
- controle de frente de caixa em tempo real;
- registro e controle de produtos;
- agendamento nos horários de atendimento ao cliente;
- simulador para prever os ganhos e auxiliar no ajuste de preços de forma estratégica;
- gestão de estoque;
- controle de contatos de clientes;
- gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.