Prova social: descubra como conseguir a aprovação dos clientes

Resumo do texto

  • O que é o gatilho da prova social?
  • Saiba como gerar essas respostas e compartilhar com seus clientes;
  • Confira como a prova social pode impactar seu negócio.

Venda pelas redes sociais com o PagBank!

 

Você sabe o que é prova social? A prova social é uma estratégia usada por grandes marcas para incentivar os consumidores a comprar. E o melhor é que para usá-la, não precisa de muito dinheiro, o que faz com que ela seja um recurso ótimo para empreendedores iniciantes.

Essa estratégia é um tipo de gatilho mental, que são ótimas ferramentas para motivar os clientes a comprar em sua loja. Os gatilhos são “escolhas automáticas” que nosso cérebro toma para economizar tempo e energia. E confiar no que outras pessoas dizem é um deles.

A prova social é essencial para o marketing, especialmente no marketing digital, quando não se pode experimentar o produto. É fundamental para conquistar a confiança dos clientes. Continue por aqui e confira a definição de prova social, como criar uma e qual é a sua importância no marketing! Vamos lá?

O que é a Prova Social?

A prova social é uma estratégia de comunicação e marketing em que as ações e escolhas de outras pessoas são usadas para influenciar um comportamento. Ela se baseia na ideia de que, ao observar os outros, determinamos o que é bom.

Na prática, a prova social funciona como a indicação de alguém que já usou ou comprou o item que você está de olho. 

Ela atua como um guia e é um elemento-chave na divulgação: a prova social no marketing permite que opiniões e comportamentos alheios influenciam as decisões de compra de um potencial cliente.

Qual a importância desse gatilho mental?

Você já deve ter clicado na seção “avaliações” antes de decidir se ia comprar algo ou não, seja para ter certeza que a loja é segura, ou ver se o produto é bom. Isso é a prova social atuando no marketing digital com tudo que ela tem de melhor.

Esse gatilho mental dá às pessoas a sensação de que ela não está sozinha. Ao ver muitas avaliações positivas, a pessoa tem mais chance de confiar que a compra será uma boa decisão.

Isso acontece porque a prova social oferece validação externa, indicando que outras pessoas já experimentaram e aprovaram a oferta. Portanto, ela é uma poderosa ferramenta de persuasão e influência no comportamento de compra.

Prova Social

Como gerar e compartilhar prova social?

Prova social é uma ferramenta de marketing poderosa, em que consumidores veem que outros já aprovaram um produto ou serviço, e ficam mais propensos a fazer o mesmo. 

Aqui estão alguns métodos eficazes para gerar e compartilhar prova social.

Redes Sociais

Redes sociais são fundamentais para criar prova social. Publicar testemunhos de clientes satisfeitos em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn aumenta a visibilidade e credibilidade de seu negócio.

Use fotos e vídeos para tornar os posts mais atraentes e engajadores, colocando esse conteúdo no seu planejamento. Além disso, incentive os usuários a compartilharem suas próprias experiências usando hashtags específicas. 

Isso cria uma cadeia de prova social que é facilmente rastreável e visível para novos usuários que batem com seu perfil de cliente.

Pesquisa de satisfação

Pesquisas de satisfação são ferramentas essenciais para medir e exibir a satisfação dos clientes. Comece por desenvolver uma pesquisa (NPS, Net Promoter Score) que pergunte aos clientes sobre sua experiência geral, qualidade do produto, e serviço ao cliente. Ferramentas como Google Forms ou SurveyMonkey facilitam esse processo. 

Após coletar os dados, analise-os para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Publique os resultados positivos da pesquisa em seu site e redes sociais e compartilhe histórias de sucesso e testemunhos importantes para criar conteúdo mais convincente.

Comentários no site

Implementar uma seção de comentários em seu site pode ser uma forma eficaz de gerar prova social contínua. Utilize plugins em plataformas como WordPress para facilitar a adição de comentários e avaliações nos produtos do seu catálogo.

Responda a todos os comentários, sejam positivos ou negativos. Interagir com comentários mostra que você valoriza o feedback dos clientes e está disposto a fazer melhorias com base em suas sugestões. Isso não só melhora a prova social como também pode transformar clientes insatisfeitos em defensores da marca.

Como as provas sociais auxiliam o seu negócio?

As provas sociais são o atestado de qualidade do seu negócio. Elas funcionam como ferramentas porque influenciam positivamente as percepções e comportamentos dos consumidores.

O marketing de prova social é o famoso marketing boca a boca. E com ele, você tem:

Aumenta a aquisição de clientes

Usar provas sociais atrai mais clientes. As pessoas são mais propensas a comprar um produto quando veem que outros o aprovam.

Isso ocorre porque costumamos confiar nas experiências dos outros, especialmente quando não podemos testar o produto. Portanto, elas funcionam como um certificado de qualidade e eficácia do que sua empresa oferece.

Mas não é só no marketing digital que a prova social ajuda. A loja bem falada no bairro ou na esquina é mais frequentada, e os clientes viram promotores. O movimento e boca a boca atrai a clientela.

Fortalece a autoridade da marca

As provas sociais fortalecem a autoridade da marca através de comentários positivos, depoimentos e avaliações. Esse tipo de validação pública aumenta a credibilidade de uma empresa.

Com o gatilho mental da prova social, você reforça a percepção de que a marca é uma líder no setor. Quanto maior a referência no pensamento das pessoas, mais mercado e reconhecimento você ganha!

Acelera o ciclo de compra

A prova social pode acelerar o ciclo de compra, já que reduz a hesitação do consumidor e o tempo gasto na tomada de decisão. Aquela pausa “será que isso é bom mesmo?” é respondida pela prova de outros. É aqui que o gatilho amplia seu efeito de marketing.

Ao ver que outros já tiveram experiências positivas, os consumidores sentem-se mais seguros para realizar uma compra mais rápido. Outro efeito positivo que o marketing com prova social promove é o de aumentar o desejo.

Ver outras pessoas querendo um produto, testando e aprovando cria o FOMO – fear of missing out, ou medo de ficar de fora. Essa “ansiedade” faz as pessoas quererem logo comprar, levando o cliente da fase de interesse de um funil para a fase de compra mais rápido.

Potencializa a confiança do consumidor

Por fim, a prova social potencializa a confiança do consumidor. Online é fácil de produtos serem falsificações, fazendo com que as avaliações e recomendações funcionem como um elemento extra de confiança.

Elas dão aos consumidores a segurança de que estão fazendo uma escolha acertada, o que é fundamental para criar relações duradouras e positivas com a clientela.

Meios de pagamento como forma de fidelização!

Os meios de pagamento são essenciais na estratégia de fidelização de clientes. Eles podem passar segurança, flexibilidade e melhorar a experiência de compra do usuário. Por isso, essa escolha precisa ser feita com cuidado!

O PagBank traz uma gama de soluções para o empreendedor. Desde Maquininhas, para quem tem loja física, até Link de Pagamento e Checkout para vendas online.

O Link de Pagamento do PagBank é uma solução prática que permite transações rápidas e seguras sem a necessidade de um site. Com ele, os vendedores podem enviar links de pagamento por redes sociais, e-mails ou WhatsApp.

Isso não apenas simplifica o processo de compra, mas também cria uma experiência positiva que os clientes estão propensos a compartilhar, reforçando a prova social.

As Maquininhas do PagBank são outro recurso valioso para os comerciantes. Elas aceitam uma variedade de métodos de pagamento e são conhecidas por sua confiabilidade e facilidade de uso.

Utilizar uma ferramenta eficiente no ponto de venda melhora a percepção do cliente sobre a marca e aumenta a probabilidade de recomendações boca a boca, que é uma forma poderosa de prova social.

Conheça todas as soluções de pagamento do PagBank!

  • Tags