Resumo do texto
- Entenda como e quem pode fazer portabilidade de salário;
- Descubra o que as dívidas te impedem de fazer;
- Veja como fazer sua portabilidade mesmo com dívidas.
A alegria do trabalhador CLT é quando chega o 5º dia útil. Mas você sabia que a forma como você recebe esse salário pode influenciar em você ganhar ou perder boas oportunidades financeiras? O ideal é levar o dinheiro para o banco que pode fazer ele render mais.
Mas e se você tiver feito uma dívida, ou empréstimo consignado: pode levar o salário para outro banco com dívidas ou empréstimos ativos?
Essa não é uma dúvida boba, mas a resposta é bem fácil. Tem curiosidade e quer saber como funciona a portabilidade de salário em contas com dívidas ou consignados? Então confira nosso artigo e veja a melhor maneira de receber o seu salário!
O que é portabilidade de salário?
Portabilidade de salário é o direito do trabalhador transferir o recebimento de seu salário para uma instituição bancária de sua escolha. Essa transferência ocorre automaticamente após a solicitação e permite ao trabalhador escolher onde deseja movimentar seu dinheiro, independentemente do banco designado pelo empregador.
Esse processo é regulamentado pelo Banco Central e pode ser solicitado diretamente pelo site ou aplicativo do banco preferido.
Quem pode fazer a portabilidade de salário?
Todos os trabalhadores que recebem salários e benefícios por meio de uma conta salário têm direito à portabilidade de salário. Entre os beneficiários estão:
- Funcionários de empresas privadas;
- Servidores públicos;
- Trabalhadores contratados sob o regime CLT;
- Aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS.
Vantagens da portabilidade de salário
A portabilidade de salário oferece várias vantagens aos trabalhadores, permitindo uma gestão financeira mais eficiente e alinhada às suas necessidades pessoais. Entre as principais vantagens estão:
- Centralização das finanças: permite concentrar todas as suas finanças em uma única instituição, facilitando o controle e a gestão do orçamento;
- Maior organização: possibilita uma visão mais clara e organizada de seus recebimentos e despesas, ajudando a evitar atrasos e erros;
- Acesso a melhores taxas e condições: oferece a oportunidade de escolher bancos, como o PagBank, que dão melhores condições de crédito, taxas de juros mais baixas e outros benefícios;
- Facilidade e conveniência: simplifica a movimentação financeira, já que a transferência ocorre automaticamente todos os meses sem custo adicional;
- Segurança: garante que seus recebimentos serão transferidos para a instituição de sua escolha de forma segura e transparente.
Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco?
Sim, você pode fazer a portabilidade de salário mesmo com dívidas no banco onde recebe seu salário. Esse direito é assegurado pelo Banco Central e permite ao trabalhador transferir seus recebimentos para outra instituição financeira de sua preferência, independentemente de ter dívidas pendentes.
Existe algo que pode impedir?
A única situação que pode limitar a portabilidade de salário é quando há um empréstimo consignado atrelado à conta-salário. Nesses casos, o banco pode descontar as parcelas do empréstimo diretamente do salário antes de transferi-lo, mas isso só pode ocorrer com a sua autorização prévia.
O que acontece com as minhas dívidas se eu fizer a portabilidade?
Quando você faz a portabilidade de salário, suas dívidas com o banco original não desaparecem. Se houver um empréstimo consignado, o banco continuará a descontar as parcelas diretamente do salário antes de transferir o restante do valor para a nova conta. Esse desconto só pode ocorrer com sua autorização e não pode ultrapassar 30% do valor do salário.
Mesmo com dívidas, a portabilidade de salário é possível. Depois de descontar as parcelas de empréstimos consignados, o banco transfere o valor líquido para a instituição financeira de sua escolha.
Como fazer portabilidade de salário para o PagBank?
Para fazer a portabilidade de salário, mesmo com dívidas, siga os passos abaixo:
- Acesse o app PagBank e na aba “Produtos e Serviços” vá em “Portabilidade de Salário”;
- Coloque o CNPJ ou CPF do empregador;
- Digite o nome da empresa;
- Escolha o banco onde você recebe o seu salário;
- Confira todos os dados;
- Pronto!.
Se você possui um contrato de empréstimo consignado com outra instituição financeira, mas deseja transferi-lo para o PagBank, entre em contato com nosso Televendas para obter todas as orientações:
- (11) 3631-8862: Chat WhatsApp
- 4003-6624 ou 3004-6624: capitais e regiões metropolitanas
- 0800 882 1100: demais localidades
- 0800 728 2170: demais localidades, exceto celular
Nosso time está disponível de segunda a sexta, das 9h às 17h. Caso queira transferir seu empréstimo consignado do PagBank para outra instituição financeira, você pode solicitar a portabilidade a qualquer momento pelos mesmos canais de atendimento.
Faça a portabilidade para o PagBank e tenha benefícios!
Transferir seu salário para o PagBank traz uma série de benefícios que facilitam a sua vida financeira. Com a Conta Digital PagBank, você tem:
- Centralização das suas finanças;
- Pix e TED grátis e ilimitado;
- Conta que rende acima da poupança;
- Saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas;
- Cartão de crédito internacional sem anuidade;
- Investimento em CDBs com rentabilidade de até 130% do CDI.
Com todas essas vantagens o que você ganha é uma vida financeira simplificada.