O valor da sua conta PagBank está bloqueado? Calma, não se preocupe! Existem alguns motivos para isso acontecer e iremos explicar cada um. Para você já ficar tranquilo, adiantamos que geralmente é algo muito simples: o valor que você está prestes a receber na conta está em processo de transferência no sistema.
Mas, como esse não é o único motivo, é essencial conhecer as outras possíveis razões para seu dinheiro estar “travado”.
Confira a seguir o que é o bloqueio de saldo e quais os principais motivos que podem ocasioná-lo e saiba o que fazer diante de cada caso de bloqueio do seu saldo.
O que é o saldo bloqueado?
Ter uma parte do dinheiro no “Saldo Bloqueado” significa que aquele valor está no caminho para sua conta, mas ainda não foi liberado. Isso pode acontecer por vários motivos, como um pagamento ainda em transição para sua conta. Essa transição pode estar mais lento por suspeita de fraude, movimentações incompatíveis com o perfil do negócio, uso indevido da maquininha ou contestação.
Principais causas que podem bloquear seu saldo
Existem outras possibilidades para que o status de “saldo bloqueado” apareça, veja abaixo as principais causas:
Bloqueio Judicial
Este bloqueio é determinado por ordem da justiça. Ao receber essa solicitação, o valor pode ser bloqueado pelo PagBank até a decisão ser tomada. Após o término do processo, o valor poderá ser devolvido ao usuário ou destinado para uma conta judicial.
Bloqueio por Análise de Risco
Este bloqueio é feito para garantir a proteção do vendedor e do cliente em casos de fraudes.
O saldo é bloqueado caso seja identificado alguma transação suspeita, movimentação incompatível com perfil do negócio, compra fora do comum ou uso indevido da maquininha, por exemplo.
Caso isso ocorra, você será comunicado por e-mail e deverá seguir as orientações indicadas para a regularização da sua conta, saldo e maquininha.
Em alguns casos, quando confirmado o uso da conta para práticas indevidas, além do bloqueio do saldo, sua conta pode ser bloqueada e as atividades ilícitas evidenciadas pelo PagBank poderão ser reportadas aos órgãos reguladores e judiciais, como o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
Lembre-se que você é o responsável pelas transações realizadas em sua conta e maquininha. Portanto, utilize a sua maquininha somente para as transações comerciais do seu negócio. Jamais utilize sua conta ou maquininha para transações ilícitas.
Disputa
É um mecanismo disponível no site do PagBank que é oferecido ao comprador caso o vendedor não entregue o serviço/produto ou faça uma entrega diferente do combinado.
A disputa poderá ser aberta pelo cliente em até 45 dias após a comprovação do pagamento. Com isso ele pode solicitar a devolução do valor total da compra.
Portanto, se o seu saldo está bloqueado e você recebeu uma notificação de Disputa, o dinheiro ficará bloqueado e retido até que haja um acordo entre vendedor e cliente e aconteça o encerramento desta reclamação.
O encerramento da Disputa pode ser feito pelo vendedor ou comprador a qualquer momento. Para saber mais sobre disputa, prazos e encerramento, clique aqui.
Cancelamento de Transações
O cancelamento acontece quando uma transação é desfeita, o que pode ocorrer por iniciativa do vendedor, do cliente ou do próprio PagBank.
Neste caso, o valor da transação pode aparecer como “saldo bloqueado” até que aconteça o processamento e o valor seja devolvido.
Contestação
A contestação de uma transação, também conhecida como chargeback, ocorre quando o comprador entra em contato com o emissor do cartão e alega que:
- não recebeu o produto/serviço;
- que recebeu o produto/serviço diferente daquilo que foi ofertado;
- não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura.
Quando isto ocorre, o valor da transação é bloqueado até a resolução da contestação, que pode ser favorável ou não ao vendedor.
Reserva de Saldo de Risco
Os valores podem ser bloqueados periodicamente para que o PagBank faça uso como caução ou garantia em caso de vendedores com negócios de alto risco.
É feito um acordo, estabelecido em contrato, entre o vendedor e a área de risco do PagBank, assim, é criado um fundo bloqueado para fins de garantia. Quando este valor não é utilizado, é liberado ao usuário após o término do contrato.
Transferência para o Cartão Pré-Pago
Utilizar o Cartão Pré-Pago do PagBank pode ser outra maneira de receber o valor das suas vendas.
Ao solicitar a transferência, o status “Saldo bloqueado” irá aparecer e o procedimento pode levar 1 dia útil até que o dinheiro vá para a sua conta.
O que fazer para liberar o valor?
Se você se deparou com o Saldo Bloqueado, saiba que, dependendo da razão do bloqueio, você pode pedir a liberação enviando documentos pelo aplicativo ou via Ibanking, quando solicitado.
Para saber se existe essa possibilidade, faça o seguinte:
No aplicativo PagBank
- Acesse o app PagBank e clique no bonequinho no canto superior direito;
- Clique em “Desbloqueio de saldo”; Caso tenha a opção de “Enviar Documentos”, é só seguir os passo seguintes:
- Veja os documentos pedidos e clique em “Adicionar Documentos”. Basta ir clicando em cada item e adicionar o arquivo;
- Para concluir, clique em “Enviar para Análise”.
Acessando via Ibanking
- Acesse a sua conta PagBank com e-mail e senha;
- Faça a validação de segurança utilizando o aplicativo PagBank em seu celular;
- No menu à esquerda, clique em Configurações;
- Vá até a categoria Desbloqueio de saldo e Transações;
- Escolha Documentos e selecione Desbloqueio de Saldo;
- Siga as instruções, envie os arquivos solicitados e pronto!
Lembrando que é essencial que os documentos estejam claros e legíveis, para não ter problema de leitura. Além disso, eles precisam estar nos formatos JPG, JPEG ou PDF, com limite de até 3 MB.
O dinheiro vai continuar bloqueado enquanto a equipe responsável analisa os documentos enviados. Esse processo pode levar até 3 dias úteis e, assim que for finalizada, você vai receber por e-mail a notícia se o saldo continua bloqueado ou se foi liberado.
Veja como enviar documentos para desbloquear o saldo da sua conta PagBank!
Em caso de dúvidas, conte com a nossa equipe!
É normal ainda restar alguma dúvida sobre o saldo bloqueado e os documentos para liberação. Por isso, você pode contar com os nossos canais de atendimento e FAQ. Veja como acessar cada um deles:
- Central de Atendimento Telefônica:
- 4003-1775;
- 3004-7875.
- 0800 721 4002 – SOS Bloqueio
- FAQ sobre Saldo Bloqueado. Clique aqui
PagBank: sua conta protegida para você vender mais
Agora que você já sabe as possíveis causas de um saldo bloqueado, saiba que esta é uma medida de segurança do PagBank para evitar golpes tanto para o lojista quanto para o cliente.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através da central de atendimento PagBank, uma assistência disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
E para oferecer ainda mais confiança no seu negócio, conte com as maquininhas do PagBank, que são as mais completas do mercado e aceitam as principais bandeiras de pagamento com VA, VR e também NFC (pagamento por aproximação).
São diferentes modelos que atendem todos os tipos de negócios. E com tanta variedade, entendemos que é difícil saber qual deles escolher. Por isso, criamos este quiz exclusivo para quem está em dúvida.
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