Resumo do texto
- O empoderamento financeiro no Brasil;
- Cenário atual da população preta;
- Projeto “Vozes que Inspiram” e a inclusão financeira.
No dia 20 de novembro, o PagBank lança o projeto “Vozes que Inspiram”, com foco no empoderamento financeiro de comunidades específicas. A proposta é abordar as barreiras econômicas e sociais que as comunidade enfrentam sistematicamente e discutir soluções práticas.
O lançamento no Dia Nacional da Consciência Negra não é pura coincidência: o primeiro episódio discutirá sobre inclusão financeira de pessoas pretas, celebrando a importância da data ao lado de lideranças que representam avanços significativos nesse contexto.
Entre os participantes estão Gilson Rodrígues, Suéli Feio e Mari Ferreira, que debatem sobre a importância de uma educação financeira acessível desde a infância como forma de empoderamento da população preta brasileira. Veremos dados que comprovam esse pensamento mais adiante.
Venha saber mais sobre o projeto e o contexto brasileiro que desperta a necessidade de levarmos temas como a vulnerabilidade econômica para o centro da discussão.
Conheça o projeto “Vozes que Inspiram” e assista ao primeiro episódio no nosso canal do Youtube!
O empoderamento financeiro como caminho de inclusão
Enquanto a população preta representa 56% da população brasileira, e 52% dos empreendedores, grande parte atua na informalidade, e nem mesmo possui um CNPJ.
Este é um pequeno recorte do cenário brasileiro que mostra a necessidade da inclusão financeira e de um trabalho focado em reduzir a vulnerabilidade econômica que os negros e negras enfrentam no país. É preciso dar autonomia e empoderamento para terem maior controle sobre a própria trajetória econômica.
A falta de CNPJ, por exemplo – 82% dos empreendedores pretos não possuem a formalização – tem como consequência a dificuldade de escalar o negócio, buscar novas oportunidades e transformar não só o próprio caminho, mas o de todos impactados.
É neste cenário que projetos como o “Vozes que Inspiram” buscam mudar a realidade de tantas pessoas a partir da educação financeira, inclusão e possibilidade.
Desigualdade racial e vulnerabilidade econômica
A desigualdade racial é um fator que agrava a vulnerabilidade econômica da população preta no Brasil. Embora representem 56% da população brasileira, a comunidade negra ainda enfrenta barreiras no mercado de trabalho, com menos oportunidades de desenvolvimento e crescimento econômico.
Fica claro que as desigualdades estruturais impactam diretamente nas oportunidades econômicas da população e reforçam a importância da inclusão financeira como forma de combater essas barreiras.
Fonte: Vozes que Inspiram – Empoderamento financeiro para pessoas pretas
O papel do afroempreendedorismo e do empoderamento econômico
O afroempreendedorismo vem se consolidado como uma resposta importante às desigualdades raciais no Brasil, gerando alternativas econômicas para a população preta.
De acordo com estudo publicado pelo Banco do Brasil, os negócios liderados por pessoas pretas movimentam R$ 1,73 trilhão ao ano na economia brasileira. As mulheres, segundo estudo de 2021, representam 61,5% dos empreendedores pretos, enfrentando racismo e sexismo na busca por mais oportunidades.
Essa realidade mostra a importância de iniciativas que promovam o empoderamento financeiro, oferecendo ferramentas que ampliem o acesso a produtos financeiros e permitam que esses negócios se formalizem e se fortaleçam no mercado.
Por isso, é fundamental que as políticas públicas e iniciativas privadas ampliem seus horizontes e entrem nessa luta. Essa é uma das missões do projeto “Vozes que Inspiram”, que busca fortalecer o empoderamento econômico, entendendo a educação financeira como um mecanismo de transformação social.
Projeto “Vozes que Inspiram” e a inclusão econômica
O projeto “Vozes que Inspiram” chega para abrir um diálogo relevante sobre os desafios financeiros da população preta e mostrar como a educação financeira pode transformar vidas e criar caminhos para um futuro mais igualitário.
Com a presença de líderes e especialistas no tema, o PagBank reforça o compromisso com a inclusão financeira por meio de exemplos reais e da troca de experiências. Os convidados do “Vozes que Inspiram” não apenas discutem a importância da educação financeira, mas também apresentam práticas e estratégias que já estão fazendo a diferença em suas comunidades.
- Gilson Rodrígues: conhecido como “Embaixador das Favelas”, é o presidente do “G10 Favelas”, um bloco de lideranças e empreendedores das 10 maiores favelas do país;
- Suéli Feio: co-fundadora do “G10 Favelas” e da “Costurando Sonhos Brasil”, iniciativa que ensina corte e costura e promove a independência financeira de mulheres da comunidade de Paraisópolis;
- Mari Ferreira: especialista em educação financeira e autora do livro “Tostão Furado – Do Zero à Liberdade Financeira”.
Assista agora ao programa do projeto “Vozes que Inspiram”:
Educação financeira como ferramenta de transformação social
A educação financeira tem um papel transformador na promoção da igualdade racial e econômica.
Ao entenderem como gerenciar finanças, fazer investimentos e planejar o futuro, as pessoas ganham autonomia e capacidade para superar obstáculos financeiros, e iniciativas como o “Vozes que Inspiram” buscam proporcionar esse conhecimento apresentando histórias reais de pessoas daquela comunidade que superaram barreiras e conquistaram sua liberdade financeira.
Com este projeto, o PagBank reforça seu compromisso com a luta diária por uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais para todos, vendo o empoderamento financeiro como base para essa transformação.