5 cursos de educação financeira para melhorar sua relação com o dinheiro

Resumo do texto

  • Entenda a importância de aprender sobre finanças pessoais;
  • Confira 5 cursos gratuitos de educação financeira;
  • Veja algumas dicas para organizar seu planejamento financeiro.

Conta Digital PagBank: abra a sua agora mesmo!

 

Saber cuidar do seu dinheiro vai além de pagar as contas em dia e usar o cartão de crédito com consciência. Você precisa entender como certas escolhas impactam no bolso! E aprender isso não tem mistério, com um curso de educação financeira, você pode virar o mestre das contas!

Seja para futuros investidores ou apenas para quem quer saber mais sobre finanças pessoais, os cursos gratuitos podem ser o caminho para você usar a renda da melhor forma possível!

Esses aprendizados fazem toda diferença na nossa vida! Por isso, confira as sugestões do PagBank para ter educação financeira

Por que aprender sobre educação financeira?

Com educação financeira você toma decisões mais inteligentes para usar o seu dinheiro. Isso significa entender não só como pagar suas contas em dia e usar cartões de crédito, mas também investir e planejar o futuro.

Ao estudar sobre finanças, você aprenderá desde coisas pequenas, como a diferença entre juros simples e compostos, até índices que impactam sua vida, como INPC e Taxa Selic.

Os 5 melhores cursos sobre finanças pessoais de 2023!

Agora que você já sabe a importância de aprender sobre finanças pessoais, veja os cursos que vão te ensinar como cuidar do seu dinheiro!

Finanças pessoais para Iniciantes – Fundação Bradesco

O objetivo deste curso é ensinar como cuidar das contas pessoais. Você aprenderá os passos para conquistar o equilíbrio financeiro, ou seja, quitar dívidas, guardar dinheiro e manter as contas em dia!

As aulas te ensinarão como montar seu orçamento pessoal ou familiar e criar um planejamento financeiro. Agora, aquele objetivo pode sair do papel!

Trilha Financeira – Serasa

O Serasa tem um curso completo que oferece um passo a passo para quem quer se aprimorar em finanças. Com sete módulos, ele abrange diferentes assuntos, como orçamento, tipos de contas e dívidas.

O objetivo é preparar o aluno para lidar com todas as etapas da vida financeira, desde o início da carreira até o planejamento para o futuro.

Gestão de Finanças Pessoais (GFP) – Banco Central

O Banco Central se uniu à Escola de Administração Fazendária (ESAF) para criar um curso de finanças para iniciantes. O objetivo é mostrar cenas do cotidiano e correlacionar com a gestão financeira.

Com vídeos animados, eles contam a história da família do Tarcísio e seus amigos. Juntos, eles procuram formas de usar o dinheiro de forma consciente.

Finanças Pessoais – SENAI

O equilíbrio financeiro impacta diretamente na sua qualidade de vida. 

Pensando nisso, esse curso de educação financeira tem o objetivo de preparar as pessoas para identificar atitudes que ajudam a alcançar estabilidade na vida.

Como Gastar Conscientemente – FGV

Esse curso ensina os alunos a usar o dinheiro com mais sabedoria, ajudando a alcançar equilíbrio nas contas.

Afinal, o foco principal ao fazer um curso de educação financeira é, justamente, usar a renda da melhor forma possível.

Educação Financeira

Bônus: Cursos de Educação Financeira do PagBank + B3!

O PagBank se juntou à B3 e preparou um curso de educação financeira para seus clientes

Com conteúdos intuitivos, divertidos e rápidos, os usuários aprendem sobre organização pessoal financeira e investimentos.

Os cursos são:

  • Indicadores Econômicos sem complicação;
  • Renda Fixa – Tudo começa aqui;
  • Tesouro Direto – Os investimentos mais seguros do Brasil;
  • Renda Variável – Torne-se investidor na Bolsa de Valores;
  • Fundos de Investimento – Conte com o especialista;
  • Criptoativos – Bem-vindo ao futuro!

Para ter acesso ao curso, é preciso ser cliente PagBank. Se esse é o seu caso, basta seguir o passo a passo para aprender:

  1. No super app PagBank, acesse a aba de “Investimentos”;
  2. Depois disso, clique em “Aprenda a Investir”;
  3. Na tela seguinte, clique no banner em que está escrito “PagCursos”;
  4. Pronto, agora você tem acesso aos cursos e pode começar a aprender!

Dicas práticas para melhorar suas finanças pessoais

Fazer um curso de educação financeira ajuda a entender como lidar com o dinheiro e se planejar. Mas não é só isso. Confira algumas práticas para melhorar suas finanças e atingir o equilíbrio nas contas.

Organize seus gastos em uma planilha

O primeiro passo é conhecer sua renda e gastos. Você precisará ter controle sobre quanto entra, quanto sai e para onde o dinheiro está indo.

Uma planilha de gastos pessoais pode te ajudar a fazer esse controle. 

Implemente a regra 50/30/20

Você conhece esse método de gestão financeira? Basicamente, ele diz que você precisa destinar 50% da renda para gastos essenciais, 30% para despesas supérfluas e 20% para uma reserva.

Para quem não está acostumado a planejar os gastos, o método 50/30/20 é um bom começo!

Crie uma reserva de emergência

Complementando a dica anterior, é hora de criar uma reserva de emergência. Esse é o dinheiro que você vai guardar para ser usado em momentos de surpresa! Precisa fazer uma obra urgente no banheiro ou trocar o pneu do carro? Use a reserva de emergência! 

Defina metas financeiras

Sempre que temos um objetivo a atingir, fica mais fácil mudar os hábitos. Defina metas que te ajudem a gastar menos e guardar mais. Você pode começar com pouco, como “guardar 10% da renda mensal”.

Aos poucos, torne essas metas mais ousadas e você vai ver como será mais fácil manter o planejamento.

Liste suas dívidas e gastos previstos

Muitas pessoas acabam procurando um curso de educação financeira quando estão com dívidas e precisam de organização. Se esse é o seu caso, é hora de planejar uma forma de quitar essas dívidas.

Liste os débitos abertos e dê prioridade para aqueles que possuem maior taxa de juros e mais tempo. Você “tira da fila” os que geram mais despesa.

Quais os principais erros na gestão de finanças pessoais?

Não é normal pensarmos em educação financeira, por isso, tomamos atitudes que podem prejudicar o planejamento. Se você tem alguns destes hábitos, fique atento:

  • Compras parceladas: dividir o valor no cartão de crédito é vantajoso para o momento presente, mas no futuro pode se transformar em uma grande bola de neve. Fique atento às parcelas que se acumulam!
  • Falta de conhecimento: ninguém aprende sobre educação financeira sozinho! Por isso, é tão importante buscar conhecimento, se inscrever em cursos gratuitos e, realmente, praticar a gestão financeira;
  • Compras por impulso: gastar dinheiro de forma consciente é essencial! Isso porque as compras por impulso geram grandes dívidas;
  • Faça a revisão de gastos: sempre que possível, analise suas despesas. Saber como o dinheiro está sendo usado te ajuda a eliminar despesas desnecessárias e economizar mais!

Conquiste sua independência financeira com o PagBank!

Com a Conta Digital PagBank, você consegue organizar seu dinheiro de forma fácil, rápida e gratuita! Além de deixar o saldo rendendo automaticamente, é possível investir com segurança e rentabilidade.

Isso sem falar no acesso exclusivo ao Curso PagBank + B3. Conhecimento para tornar seu planejamento financeiro pessoal e familiar uma realidade

Se você achou que não ia conseguir tirar os planos do papel, agora sua realidade pode mudar! Aproveite as sugestões de cursos gratuitos de educação financeira que você viu e tenha uma conta rendeira!

Conta Digital PagBank: abra a sua agora mesmo!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”